Qual é o valor da resistência equivalente?

Perguntado por: Nelson Isaac Almeida  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (61 avaliações)

resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2); lei de Ohm: U = R . i.

Qual valor da resistência equivalente?

Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compôem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação.

Como calcular uma resistência equivalente?

resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2); lei de Ohm: U = R . i.

Como calcular a resistência elétrica equivalente?

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico.

O que é a DDP?

A diferença de potencial de uma pilha (ddp) mede a intensidade da corrente elétrica que depende dos valores dos potenciais de redução e oxidação dos eletrodos. ... A intensidade dessa corrente elétrica ou força eletromotriz (E) da pilha pode ser medida por meio de um aparelho chamado voltímetro.

FBNET | Ed39 - Como calcular a RESISTÊNCIA EQUIVALENTE na associação mista

35 questões relacionadas encontradas

Como calcular a resistência equivalente de um circuito em série?

Entenda o que isso significa.
  1. A fórmula para calcular um total de n resistores ligados em série é: Req = R1 + R2 + .... Rn Isto é, os valores das resistências dos resistores ligados em série são simplesmente somados. ...
  2. Neste exemplo, R1 = 100 Ω and R2 = 300Ω são ligados em série. Req = 100 Ω + 300 Ω = 400 Ω

Como calcular resistência equivalente circuito misto?

Inicialmente devemos encontrar o valor da resistência equivalente para o circuito misto. A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente.

Como calcular uma resistência mista?

Na associação de resistores mista, os resistores são ligados em série e em paralelo. Para calculá-la, primeiro encontramos o valor correspondente à associação em paralelo e de seguida somamos aos resistores em série.

Como descobrir valor de R1 e R2?

Podemos ver que os resistores R1 and R2 estã conectados em série. Logo, a resistência equivalente deles (vamos destacá-la usando Rs) é a seguinte: Rs = R1 + R2 = 100 Ω + 300 Ω = 400 Ω.

Como calcular a corrente em um circuito em série?

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Como calcular a tensão de resistores em série?

Vamos usar um exemplo de circuito com três resistores em série: R1, R2 e R3. Esse circuito é alimentado por uma bateria de 12 volts.
...
Calcule a tensão de cada resistor.
  1. Tensão do R1 = V1 = (1,2 A)(2 Ω) = 2,4 volts.
  2. Tensão do R2 = V2 = (1,2 A)(3 Ω) = 3,6 volts.
  3. Tensão do R3 = V3 = (1,2 A)(5 Ω) = 6,0 volts.

Como ocorre o DDP?

A diferença de potencial (d.d.p.), também chamada de tensão, é definida como o trabalho necessário para que uma carga se desloque de um ponto A para um ponto B, quando imersa em um campo elétrico. ... Normalmente, nestes equipamentos é indicado o valor da tensão que devem ser ligados.

Qual a DDP de uma pilha comum?

ΔE = 0,46 V.

O que é uma DDP negativa?

Imagine que se coloque uma carga de prova positiva entre os pontos A e B. ... Nesse caso, a carga Q que gera a diferença de potencial entre os pontos A e B é negativa. Com isso, o ponto A terá um potencial elétrico inferior ao ponto B. Ou seja, VAB será uma DDP negativa.

Como ocorre o funcionamento de uma pilha?

Seu funcionamento se baseia em transferência de elétrons de um metal que tem a tendência de ceder elétrons para um que tem a tendência de ganhar elétrons, ou seja, ocorrem reações de oxidorredução. Essa transferência é feita por meio de um fio condutor.

O que causa diferença de potencial?

A diferença de potencial é igual ao trabalho que deve ser feito, por unidade de carga contra um campo elétrico para se movimentar uma carga qualquer. Uma diferença de potencial pode representar tanto uma fonte de energia (força eletromotriz), quanto pode representar energia "perdida" ou armazenada (queda de tensão).

Como se calcula a tensão?

Para encontrar essa tensão vamos precisar do valor da corrente que ainda não temos. Então, para chegar a este valor vamos usar a fórmula da lei de Ohm: Corrente é igual a tensão, dívida pela soma das resistências. A corrente é o que estamos buscando, a tensão é 24V, a resistência 1 – 6Ω e a resistência 2 – 2Ω.

Como se calcula a corrente total de um circuito?

Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.

Como calcular a corrente elétrica total de um circuito?

Isso depende das resistências e dos materiais de cada fio. Sendo assim, a equação para calcular a corrente elétrica total será o somatório das correntes de cada caminho: I(total) = I1 + I2 + I3. Não podemos usar essa fórmula sem os valores individuais de corrente elétrica.

Como calcular a intensidade da corrente?

A intensidade da força aplicada a um determinado objeto é o produto entre sua massa e sua aceleração. Podemos representar essa relação através da seguinte fórmula: Força = Massa x Aceleração.

Como descobrir o valor de R1?

Em seguida, usa-se a fórmula do divisor de tensão, queda de tensão através da resistência 1 = (entrada de tensão) (resistência do resistor 1)/(resistência total em série), onde o valor de resistência de R1 é a resistência do resistor individual para o qual nós Quer encontrar a queda de tensão.

Como saber o percentual de um valor?

A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.

Quais as tensões sobre os resistores R1 e R2?

Considerando o circuito ilustrado e sabendo-se que, todas as resistências possuem valores idênticos, a tensão total é de 300 V e as quedas de tensão nos resistores R1 e R2 é de 100 V em cada resistor.

Qual a tensão em R1?

A tensão sobre R1 é a mesma tensão de Vs, as tensões sobre R2 e R3 somadas, são iguais à tensão sobre R1. Exemplo de um circuito misto. Conforme observado, algumas grandezas elétricas comportam-se de formas diferentes nos circuitos em série e em paralelo.

Artigo anterior
São características de humanismo exceto?
Artigo seguinte
Quais os sintomas de abstinência de diazepam?