Quais contas são devedoras e credoras?

Perguntado por: Martim Miranda  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (63 avaliações)

As contas contábeis podem possuir natureza devedora ou credora. As contas de Ativo e Despesas possuem natureza devedora; representam a aplicação dos recursos. as contas de passivo, patrimônio líquido e receitas possuem natureza credora; evidenciam a origem dos recursos.

São exemplos de contas de natureza credora?

As Contas estáveis credoras, normalmente, são classificadas no Passivo, no Patrimônio Líquido e nas Receitas, como, por exemplo, Contas a Pagar, Empréstimos Bancários, Impostos a Recolher, Capital Social Integralizado, Receita de Venda de Mercadorias, Juros Ativos e Receitas de Aluguel.

Quais são as contas retificadoras?

As contas retificadoras do ATIVO são classificadas assim, pois possuem saldo credor (+) são elas:
  • Provisões do Ativo;
  • Duplicatas Descontadas;
  • Depreciação Acumulada;
  • Amortização Acumulada;
  • Exaustão Acumulada;
  • Deságio a Amortizar (na aquisição de investimentos).

O que é natureza credora é devedora?

Qual a natureza das contas do ativo? Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.

O que são contas unilaterais e contas bilaterais?

Contas Unilaterais - são aquelas que sofrem variações somente em um sentido (registro a débito ou registro a crédito). ... Contas Bilaterais - São aquelas que sofrem variações nos dois sentidos, aceitando tanto registro de débito quanto de crédito. Ex: Caixa, Banco Conta Movimento, Duplicatas a receber, etc.

Naturezas das Contas - Contabilidade

22 questões relacionadas encontradas

O que são contas unilaterais?

Contas Unilaterais: são aquelas que sofrem variações somente em um sentido (registro a débito ou registro a crédito). Exemplo: as contas de receitas serão via de regra creditadas e as de despesas debitadas.

Como são classificadas as contas?

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

Porque a natureza do ativo é devedora?

MAS POR QUE O ATIVO É DÉBITO E O PASSIVO É CRÉDITO? Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.

Como saber se o saldo é devedor ou credor?

Se uma conta possuir mais débitos que créditos, terá saldo devedor, e se possuir mais créditos que débitos, terá saldo credor.

O que significa parte credora?

Significado de credor

Aquele a quem se deve dinheiro ou outra coisa; quem emprestou dinheiro: o vizinho passa a vida correndo dos credores! Pessoa ou empresa que vendeu algo por crediário, pagável em prestações.

Quais são as contas de resultado?

De forma bem simples, as contas de resultado representam as receitas e as despesas de uma determinada organização. Assim, é possível identificar se houve lucro ou prejuízo em determinado intervalo do exercício das funções empresariais.
...
O que são contas de resultado?
  • Receitas;
  • Custos;
  • Despesas.

São contas redutoras?

As contas redutoras, que também podem ser conhecidas por contas retificadoras, ainda que pertençam a um grupo patrimonial (seja Ativo ou Passivo), possuem saldo oposto em relação às outras contas desse grupo.

O que são contas redutoras na contabilidade?

OBS: As contas redutoras são contas que têm saldo contrário em relação às demais contas de seu grupo. Desse modo, uma conta redutora do Ativo terá natureza credora, bem como uma conta redutora do Passivo terá natureza devedora.

Qual a natureza das contas?

O que determina na movimentação de valores se é débito ou crédito na entrada ou a saída de valores é natureza da conta. Se a natureza é devedora, para aumentar o valor da conta eu debito, para diminuir o valor da conta eu credito.

Quais as naturezas das contas contábeis?

Elas podem ser divididas em dois grandes grupos:
  • Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao patrimônio da entidade e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido.
  • Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.

O que é um saldo credor?

Saldo credor nada mais é do que um saldo positivo presente em uma conta bancária ou em uma fatura de pagamentos. Ou seja, quando, em um mesmo período, a conta recebe mais créditos que débitos, e como consequência eles se acumulam positivamente.

O que é um saldo devedor?

O saldo devedor nada mais é do que o valor que falta ser pago de um financiamento - que pode ser empréstimo imobiliário, dívida com cartão de crédito, cheque especial, entre outros. Ao longo do tempo, os juros fazem esse saldo devedor crescer, enquanto as amortizações pagas pelo devedor fazem o saldo devedor diminuir.

Como calcular o saldo credor?

Contas devedoras: Somar saldo inicial + Total Devedor - Total Credor =Saldo Final.

Porque o ativo é considerado devedor e o passivo credor?

O ativo tem natureza devedora. ... Essa pessoa responsável, sendo representada pelo nome da conta, vai constar no balanço patrimonial da empresa como devedora. O passivo tem natureza credora por que são valores que a empresa obteve com a confiança dos fornecedores (e demais credores) de que a empresa irá pagar.

O que quer dizer natureza devedora?

Natureza credora e devedora

Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicação (e portanto débito) de recursos.

Porque a conta Caixa é devedora?

Caixa - Conta de Natureza devedora destinada a registrar a movimentação dos recursos, representados por bens numerários, em espécie ou em cheque, portanto jamais deverá ficar credora, se por acaso isto ocorrer deverá ser analisada, localizar o fato e reclassica-lo.

Como são classificadas as contas do ativo e do passivo?

As contas de passivos são o outro lado da moeda. Enquanto os ativos se referem a bens e direitos, o passivo é o conjunto de obrigações e dívidas de uma organização. São os itens de posse que demandam custo e contas a pagar em geral. Ou seja, tudo que gera despesa.

Como classificar as contas do Balanço Patrimonial?

As contas no Balanço Patrimonial devem ser incluídas por seu tamanho, natureza ou função de um item e serão classificadas de acordo com os elementos do patrimônio que a registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira e patrimonial da entidade.

O que é a classificação contábil?

CLASSIFICACAO CONTABIL PROCEDIMENTOS BASICOS. Toda e qualquer operação realizada (compras, vendas, despesas, receitas etc..) tem seu reflexo imediato na contabilidade onde são registradas de acordo com a sua natureza e seus respectivos valores. O ato de contabilizar essas operações chama-se CLASSIFICAÇÃO.

Qual é a diferença entre ativo e passivo?

Diferenças entre ativo e passivo:

A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.

Artigo anterior
Quais as três estratégias competitivas básicas exemplos?
Artigo seguinte
Como parcelar dívida no Crea-rj?