Qual é o valor da multa da Data-base?

Perguntado por: Renata Branco de Miranda  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (30 avaliações)

As Leis nº 6.708/1979 e Lei nº 7.238/1984, ambas no artigo 9º, determinam que seja paga uma indenização adicional, equivalente a um salário mensal, no caso de dispensa sem justa causa, que antecede a data-base.

O que é multa da Data-base?

O que é a multa da data-base? Caso o empregado seja demitido sem justa causa, dentro do período de 30 dias que antecede a data-base de sua categoria, o empregador ficará obrigado a indenizar o trabalhador no momento da sua rescisão.

Como calcular indenização Data-base?

Art. 9º - O empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial, terá direito à indenização adicional equivalente a 1 (um) salário mensal, seja ele optante ou não pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS.

Qual a data base para demissão?

Nesse exemplo, o aviso prévio teria que ter ocorrido antes após o dia 22 de março, pois, nessa hipótese, pela projeção do aviso prévio o contrato de trabalho seria encerrado após o dia 03 de maio, após a data-base da categoria.

Pode demitir depois da data base?

Quem é demitido 30 dias (ou menos) da data-base, tem direito a receber uma multa no valor de um salário. Esse período é conhecido como trintídio. Essa multa não existe caso o contrato seja extinto com justa causa ou um pedido de demissão do próprio funcionário.

MULTA DATA BASE

25 questões relacionadas encontradas

Qual o mês que a empresa não pode demitir?

Conforme diretrizes da categoria, o trabalhador não poderá ser demitido nos 30 dias que antecedem a data base para convenção coletiva. Conforme a legislação, caso ocorra a demissão nesse prazo, sem justa causa, a empresa deverá indenizar com um salário mensal o empregado demitido.

Qual o período que o funcionário não pode ser demitido?

O funcionário que esteja em pré-aposentadoria também tem direito à estabilidade. Nessa situação, o funcionário não pode ser demitido no período de 12 e 24 meses que antecedem ao período da concessão da aposentadoria, conforme previsto em convenções coletivas.

O que é data-base de um contrato de trabalho?

Data-base é o período do ano em que patrões e empregados representados pelos Sindicatos se reúnem para repactuar os termos dos seus contratos coletivos de trabalho.

Qual é a data-base da categoria profissional?

No Brasil, a data-base é o período do ano destinado à correção salarial e revisão das condições de trabalho especificadas por Acordo, Convenção ou Dissídio Coletivo de cada categoria profissional.

O que é data-base de cálculo?

Para fins de cálculo de dissídio, a resolução do acordo coletivo é válida por um período. Assim, estipula-se a data-base, que é o primeiro dia do mês a partir do qual se inicia a validade do acordo. A partir da referida data, o salário reajustado será de direito dos empregados.

Qual a data-base do dissídio 2021?

O Sindicato do Comércio Varejista e Lojista do Comércio de São Paulo- Sindilojas-SP, comunica aos empresários do comércio da Capital que, após duras negociações com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo foi firmada a Convenção Coletiva de Trabalho relativa ao período 2021/2022, com data-base em 1º de setembro.

O que é o artigo 480 da CLT?

- Havendo termo estipulado, o empregado não se poderá desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que desse fato lhe resultarem.

Como é feito o cálculo do aviso prévio indenizado?

Nesse caso, o cálculo deverá contemplar o proporcional de tempo trabalhado, que corresponde a três dias a cada ano. Assim, temos: 30 dias (referente ao primeiro ano de serviço) + (3 x 3) (que corresponde ao adicional dos demais anos. Nesse caso, temos 39 dias de aviso prévio.

O que fazer quando a empresa não paga o dissídio?

11. O que acontece se a empresa não pagar o dissídio ao empregado? Caso a empresa não pague o valor determinado no acordo, violará a decisão ou acordo coletivo de trabalho. Nesse caso, se não respeitar a decisão, será devidamente punida conforme o documento elaborado no acordo.

O que é Data-base no serviço público?

A data-base é a data em que ocorrerá a correção monetária anual da remuneração dos servidores públicos federais e as negociações coletivas que tenham por finalidade a obtenção de aumentos de salários e o estabelecimento de cláusulas que regulem condições especiais de trabalho.

O que é Data-base do servidor público?

37 da CF: garantia de DATA-BASE aos servidores públicos. "Data-base" é a data ANUAL em que os trabalhadores, organizados, buscam o reajuste salarial, a manutenção de benefícios e a obtenção de outros, enfim, trata-se de um instrumento jurídico que dá aos trabalhadores a possibilidade de reposição salarial.

Pode demitir no mês de novembro?

Em razão de a data base da categoria ser fixada em janeiro de cada ano, lembramos para ser evitada a dispensa de empregados entre os dias 02 de novembro e 31 de dezembro do corrente, salvo justa causa, pois, os artigos 9º das Leis nºs.

Porque não pode demitir na Sexta-feira?

Demitir alguém na sexta feira, no último horário, demonstra pouca sensibilidade e empatia, já que final de semana é momento de descanso, lazer, prazer e descontração. Ao demitir alguém na sexta você arruína o final de semana do profissional.

O que o patrão não pode fazer com o empregado?

Humilhar o funcionário – assédio moral
  • Não dar nenhuma tarefa.
  • Dar instruções erradas com o objetivo de prejudicar.
  • Atribuir erros imaginários ao trabalhador.
  • Fazer brincadeiras de mau gosto ou críticas em público.
  • Impor horários injustificados.
  • Transferir o trabalhador de setor para isolá-lo ou colocá-lo de castigo.

Pode cumprir aviso prévio em dezembro?

Esse ato é unilateral e deve ser feito com o prazo mínimo de 30 dias para contratos que tenham até um ano de vigência. Vale ressaltar, que isso é válido tanto para a empresa, quanto para o colaborador. Ou seja, ambas as partes são obrigadas a notificar e cumprir com o aviso prévio.

Pode ser demitido depois das férias?

Dessa maneira, não existe nenhuma irregularidade na dispensa de um empregado após o retorno do período de férias. A decisão de demitir ou não o funcionário está dentro dos poderes do empregador.

Qual é o valor do aviso prévio indenizado?

Qual o valor do aviso prévio indenizado? Se o trabalhador teria direito a 30 dias de aviso prévio trabalhado, o valor do aviso prévio indenizado deve corresponder a um mês de salário, com todas as variáveis que o influenciam.

Como é calculado o aviso prévio?

Aviso prévio = [30 + (três dias X sete anos)] = 21 dias [30 + 21] = 51 dias de aviso prévio. Mas atenção em caso do pedido de demissão a regra de calculo é a mesma, porém é o trabalhador que paga o aviso ao empregador, ou seja, o empregador poderá descontar todos os dias do aviso não trabalhado no ato da rescisão.

O que é melhor aviso prévio trabalhado ou indenizado?

A principal diferença entre o aviso prévio trabalhado e o indenizado é:
  • no caso do aviso prévio trabalhado, você precisa cumprir os últimos 30 dias de contrato trabalhando;
  • já o aviso prévio indenizado, o valor do salário que você receberia durante esse período é indenizado por quem optou pelo rompimento do contrato.

Como calcular a multa do artigo 480 CLT?

Cálculos: salário do funcionário / 30 dias * quantidade de dias que falta para o término do contrato / 2. 1.300,00/ 30 dias = 43,33 * 9 dias = 390,00 / 2 = 195,00. Será lançado o evento com referência a metade dos dias (neste caso como é 9 a metade é 4,5) e o valor de 195,00.

Artigo anterior
Como a rival do Zoro morreu?
Artigo seguinte
Como desejar melhoras para alguém doente?