Qual é o tipo de rocha encontrado na Chapada do Araripe?

Perguntado por: Lourenço Valente de Pinto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

As rochas sedimentares do Membro Romualdo (Formação Santana, Aptiano-Albiano) da Bacia do Araripe (nordeste do Brasil) constituem um dos principais depósitos fossilíferos do país.

O que podemos identificar nas rochas presentes na Bacia do Araripe?

Essas rochas são muito ricas em diversos fósseis, sobretudo de insetos e peixes de pequeno porte. Porém, penas, anuros, plantas, crocodilomorfos, tartarugas e pterossauros também são encontrados. À medida que as placas tectônicas da América do Sul e da África se separavam, o ambiente de deposição também ia mudando.

Qual a vegetação da Chapada do Araripe?

Localizada na Chapada do Araripe, a Flona é uma zona de encontro da Caatinga, bioma predominante, com Cerrado e Mata Atlântica.

O que é Bacia Sedimentar do Araripe?

A Bacia Sedimentar do Araripe – Geopark Araripe. As Bacia Sedimentares são unidades formadas nas áreas, mas deprimidas de um relevo, onde posteriormente se dá a deposição de sedimentos, ou seja, a sedimentação. Assim, conforme as causas envolvidas em sua formação, existem vários tipos de Bacias Sedimentares.

Qual o relevo da Chapada do Araripe?

5Do ponto de vista geomorfológico, a Bacia do Araripe exibe a chapada como principal unidade que se encontra sustentada pelos arenitos da Formação Exu. A topografia da chapada apresenta relevo tabular, com altitudes médias em torno de 900m, circundado por escarpas nas mais diversas direções (Souza, 1988.

Chapada do Araripe - 5 lugares que você deve conhecer

43 questões relacionadas encontradas

O que é uma Chapada no relevo?

As chapadas e os tabuleiros são relevos de topo plano formados em rochas sedimentares, normalmente limitados por bordas com inclinações variadas. As chapadas estão situadas em altitudes medianas a elevadas. São exemplos no Brasil a Chapada Diamantina, as chapadas dos Guimarães e dos Parecis.

Qual é o clima da Chapada do Araripe?

A área da Chapada do Araripe e seu entorno caracterizam-se pelo clima tropical úmido. Esta região está submetida a condições climáticas subúmidas e com regime de chuvas bastante irregular, uma vez que a distribuição anual das chuvas se caracteriza pela grande concentração em poucos meses.

Por que a Bacia do Araripe é importante para a paleontologia no Brasil?

O solo da Chapada do Araripe esconde uma riqueza bem maior que a revelada na sua vegetação. São fósseis, restos ou vestígios de seres preservados nas rochas, testemunhos de antigas faunas e floras, de inestimável valor científico, conhecidas mundialmente por seu diversificado conteúdo e preservação excepcional.

Que Bacia Sedimentar podemos encontrar no Cariri?

A Bacia Sedimentar do Araripe localiza-se ao sul da por- ção setentrional da Província Borborema, sul do estado do Ceará, na divisa entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí (Figura 1). Trata-se da mais extensa bacia interior do nordeste brasileiro (Assine, 2007).

Qual a importância da Chapada do Araripe?

A Chapada do Araripe, como se pode observar, é rica em evidências sobre a história das condições ambientais existentes no nosso planeta ou região há milhões de anos, por isso a relevância de sua preservação e/ou conservação.

Qual a biota da floresta nacional do Araripe?

Os Gryllidae predominam na Mata Úmida e os Formicidae no Carrasco e Cerrado da estação seca. Os Calliphoridae predominam no Cerrado, os Tachinidae no Carrasco e os Tephritidae na Mata Úmida, na estação chuvosa.

Qual é o maior bioma brasileiro?

Biomas
  • Amazônia. É o maior bioma do Brasil e abriga mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil de plantas. MAIS SOBRE A AMAZÔNIA.
  • Caatinga. Ocupa dez estados brasileiros, abriga 1.487 espécies de fauna e e 27 de milhões de pessoas. ...
  • Cerrado. Detém 5% da biodiversidade do Planeta e reconhecida como a savana mais rica do mundo.

Porque o nome Chapada do Araripe?

Etimologia. O topônimo "Araripe" provém do tupi antigo e significa, segundo Eduardo Navarro, "no rio das araras", pela composição dos termos arara, 'y ("rio") e pe ("em"). Sua denominação original era "Brejo Grande" ou "Brejo Seco". A partir de 1889, passou a ser conhecido como "Araripe".

Quais os tipos de minerais podemos encontrar nas bacias sedimentares?

Em se tratando de economia, as bacias sedimentares apresentam vários recursos orgânicos que são utilizados como fonte de energia, a exemplo de: carvão mineral, gás natural e petróleo. Outros podem originar o arenito e o calcário, que são matérias-primas fundamentais para a construção civil.

Por que a Chapada do Araripe é considerada uma das principais jazidas de fósseis do planeta?

A presença de fósseis na Chapada do Araripe não ficou entretanto, restrita às pesquisas de inúmeros cientistas, os habitantes da região, nos trabalhos do solo para o plantio, já eram despertados pela ocorrência dos fragmentos de rocha que eles vieram a chamar de “pedras de peixe”.

Quais as principais características para criação do Geopark Araripe?

  • São locais que apresentam elevado Interesse geológico pelo seu valor.
  • singular do ponto de vista científico e pedagógico, dados pela evidente.
  • manifestação de aspectos geológicos, culturais, antropológicos. Podem.
  • apresentar elevado interesse ecológico, arqueológico, paleontológico,
  • histórico e cultural.

Quais são os 9 Geossitios do Geopark Araripe?

Ao todo, esse território é composto por nove geossítios, abrangendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Mas o reconhecimento do valor geológico dessa área também é internacional.

O que é uma bacia interior?

Em geografia, uma bacia endorreica é uma área na qual a água não tem saída superficialmente, por rios, até ao mar, ou seja, uma bacia hidrográfica sem saída para o mar. A designação tem raiz grega, endo, "interior" e rhein, "fluir".

Qual a importância da Bacia do Araripe localizada entre o Ceará Pernambuco Piauí para o estudo da Paleontologia?

Importância. Pelo bom estado de preservação, principalmente na Formação Santana — dividida nos membros Crato, Ipubi e Romualdo — os fósseis do Araripe recompõem grande parte da vida que existiu no planeta por um determinado momento.

Como se formou a Bacia Sedimentar do Araripe?

A Bacia do Araripe constitui-se em bacia rifte originada pelo rompimento do Supercontinente Gondwana, conhecida como a bacia interior de registro sedimentar mais completo na Região Nordeste do Brasil.

Qual processo explica a existência de água na Chapada do Araripe?

Devido o tectonismo ocorrido na Bacia Sedimentar do Araripe, a área estudada apresenta diversas falhas geológicas, destacando-se: a falha de Jardim, nas localidades de Gravatá, Cacimbas e Baixa Grande, municípios de Jardim, Barbalha e Crato, respectivamente, com extensão de aproximadamente 34 Km por 400 m de largura ( ...

O que visitar na Chapada do Araripe?

Para encontrar esta atração, basta se deslocar a 9 km de Nova Olinda, precisamente no Sítio Olho D'água de Santa Bárbara, entre as rodovias CE-292 e CE- 494. Todas as atrações da Chapada do Araripe podem ser visitadas em um caprichado final de semana.

Quantas chapadas tem no Brasil?

Conheça as 7 Chapadas do Brasil. As 7 chapadas do Brasil estão localizadas em seis estados de três regiões: No Nordeste, estão a Chapada Diamantina (BA), a Chapada das Mesas (MA) e a Chapada do Araripe (CE). No Centro-Oeste, temos a Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada dos Guimarães (MT) e Chapada dos Parecis (MT).

Qual a importância da Flona?

Tanto que mais de 200 espécies de aves encontram na Flona abrigo e alimento. Sua flora generosa sustenta o solo evitando deslizamentos de massa capazes de destruir comunidades inteiras. Famílias pobres retiram da floresta alimento, remédio e complemento de renda.

Artigo anterior
Quantos captopril pode matar?
Artigo seguinte
Como descobrir conversas ocultas no Messenger?