O que é discopatia lombar?

Perguntado por: Ariana Carolina de Domingues  |  Última atualização: 24. Januar 2025
Pontuação: 4.1/5 (42 avaliações)

O que é a discopatia degenerativa da coluna lombar? Também chamada de doença degenerativa do disco lombar (DDD), é uma circunstância que atinge os discos da coluna lombar. Ela é caracterizada pelo desgaste ou pela ruptura dos discos intervertebrais, responsáveis pelo “amortecimento” entre as vértebras.

Qual o tratamento para discopatia lombar?

Analgésicos, antiinflamatórios e medidas não medicamentosas, como sessões de alongamento e fisioterapia para correção da postura, são frequentemente indicados. É possível prevenir a discopatia degenerativa ao adotar hábitos posturais mais saudáveis.

O que é discopatia pode causar?

A discopatia tem tendência a levar à osteoartrite, com dor e rigidez- sintoma inicial mais comum que depois pode envolver outras zonas. Se a lesão ocorrer na região lombar o desconforto pode estender-se para as nádegas e para as coxas, incluindo formigueiro e dormência nas pernas ou pés.

Qual a diferença entre hérnia de disco e discopatia?

Qual a diferença entre discopatia degenerativa e hérnia de disco? Discopatia degenerativa é um termo amplo que é o processo de degeração do disco intervertebral. A hérnia de disco é uma consequência dessa degeneração que pode cursar com compressão radicular e dor ciática.

Quando a discopatia se torna grave?

Se não tratada de forma adequada, tanto a hérnia de disco como a discopatia degenerativa, vão provocar além da dor na coluna e dor ciática, sintomas de dor na coluna intensa, persistente e incapacitante.

Discopatia Degenerativa Lombar

40 questões relacionadas encontradas

Quem tem discopatia pode aposentar?

Protusão discal

Essa doença faz com que o disco pressione os nervos da sua coluna, causando dor, dormência e fraqueza nos braços ou pernas. A protusão discal não tem cura, o que pode levar à uma incapacidade total e permanente e, consequentemente, à aposentadoria por invalidez.

Quem tem discopatia degenerativa pode trabalhar?

Quem tem doença degenerativa pode se aposentar? Quem tem doença degenerativa pode se aposentar. É o caso de quem sofre de Discopatia degenerativa. Um detalhe importante é que essa doença degenerativa deve impedir a pessoa de trabalhar com qualidade de vida.

O que é discopatia degenerativa em L4 L5 e L5 S1?

Significa que está ocorrendo um desgaste na sua coluna que é comum com o envelhecimento que pode ou não causar sintomas no paciente.

Quem tem discopatia degenerativa pode ficar sem andar?

Alguém que sofre com a discopatia degenerativa deve restringir a suas atividades? Não. Já está provado que o movimento alivia os sintomas originados na coluna e irradiada. È importante um acompanhamento profissional que possibilite a reabilitação rápida, eficaz, sem medicamento ou cirurgias.

Quem tem discopatia degenerativa pode ficar muito tempo em pé?

A discopatia degenerativa é caracterizada por uma série de sintomas, incluindo dor na região lombar ou no pescoço, dormência e sensação de formigamento nas extremidades, diminuição da mobilidade devido à rigidez e inflamação e dificuldade de permanecer em pé por longos períodos.

Como é a dor de quem tem discopatia degenerativa?

Apesar da degeneração discal poder ser assintomática, ela se apresenta como causa importante de dor axial, como a dor lombar e demais espectros de manifestações dolorosas, como a dor irradiada.

O que fazer para melhorar a discopatia?

O diagnóstico da discopatia degenerativa, que também é chamada de degeneração discal, é feito pelo ortopedista, que pode indicar o tratamento mais adequado, que pode ser feito com uso de remédios, como anti-inflamatórios ou analgésicos, para aliviar a dor, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.

É grave discopatia degenerativa?

Portanto, a discopatia degenerativa é somente o desgaste, envelhecimento dos discos da coluna, e não é grave. Podem ocorre, em consequência deste desgaste, uma artrose nas articulações da coluna e isto sim, causar dor crônica da coluna.

Quem tem discopatia lombar pode fazer caminhada?

Essa é uma questão muito importante porque muitas pessoas acreditam que, com o diagnóstico de hérnia de disco, a prática de qualquer atividade física torna-se insustentável. Mas isso não é verdade! Quem tem hérnia de disco pode fazer atividade física e pode frequentar academia.

Quais os sintomas da discopatia lombar?

Os principais sintomas da Discopatia degenerativa lombar incluem dor na região lombar, que pode ser constante ou intermitente, rigidez na coluna vertebral, limitação dos movimentos, dor irradiada para as nádegas, coxas ou pernas (dor ciática), formigamento ou dormência nessas áreas e fraqueza muscular nos membros ...

Como é feito a cirurgia de discopatia?

A cirurgia tradicional para hérnia de disco consiste em realizar uma incisão na pele do paciente visando alcançar a coluna vertebral. De acordo com o local da hérnia de disco e o segmento da coluna, a incisão pode ser feita na região posterior, lateral ou anterior da coluna vertebral.

Qual o melhor exercício para quem tem discopatia degenerativa?

A prática do Yoga é uma boa opção para quem apresenta hérnia de disco, visto que os movimentos são de baixa intensidade na coluna e focam no alongamento e trabalho muscular.

O que significa discopatia degenerativa entre l5 e s1?

A discopatia degenerativa é uma condição progressiva e ocorre quando os discos intervertebrais ficam danificados devido ao desgaste com o tempo. Geralmente, afeta a região cervical (pescoço) e lombar (parte inferior das costas) da coluna vertebral, mas também pode afetar outras partes.

Qual médico trata discopatia degenerativa?

Neurocirurgiões e ortopedistas tratam esse tipo de patologia. Caso necessite realizar uma cirurgia, recomendo procurar um dos dois profissionais que tenha especialização em cirurgia de coluna.

Quem tem discopatia degenerativa na coluna tem cura?

A Doença Degenerativa do Disco é uma condição crônica e inevitável que está diretamente ligada ao envelhecimento. Quando apresenta sintomas, costuma causar muita dor nas costas e rigidez nos movimentos da coluna. Apesar de não ter cura, o tratamento é muito importante para aliviar e controlar os sintomas.

Qual é a doença mais grave na coluna?

Discopatia é a maior causa de dor na coluna

A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

O que significa L5 e S1 na coluna lombar?

A coluna lombar é constituída por cinco vértebras (L1 a L5) e localiza-se na região habitualmente designada por “costas”. A coluna sagrada (região do sacro) localiza-se na parte mais inferior, com quatro ou cinco vértebras fundidas (S1 a S5) e termina no cóccix.

Quais são as cinco doenças da coluna que aposenta?

Problemas na coluna e aposentadoria

Hérnia de Disco. Osteofitose. Discopatia Degenerativa. Protusão Discal.

Quais são as 15 doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez?

A lei 8.112/90 relaciona como incapacitantes as seguintes doenças: tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante ( ...

Quando o perito sugere aposentadoria por invalidez?

Este parecer pode sugerir a concessão da aposentadoria por invalidez caso fique comprovada a incapacidade total e permanente para o trabalho.

Artigo anterior
Quem nasce em Pernambuco e nordestino?
Artigo seguinte
Qual melhor cor de jaleco?