Qual é o tipo de onda da luz?

Perguntado por: Diego Paulo Guerreiro de Andrade  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 5/5 (56 avaliações)

A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.

Qual o tipo de onda magnética?

Resolução: Ondas eletromagnéticas são formadas pela oscilação dos campos elétrico e magnético, são transversais, tridimensionais e propagam-se pelo vácuo. São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.

O que emite a luz?

Além do Sol, existem outras fontes que emitem luz. Alguns exemplos são o fogo, certos animais (como os vaga-lumes e alguns peixes), os raios e as lâmpadas elétricas. A espécie de fungo Panellus stipticus é capaz de emitir luz.

Quais tipo de ondas?

Classificação das Ondas – Tipos de Ondas
  • a) Ondas longitudinais. Onda longitudinal é aquela em que os pontos do meio oscilam na mesma direção de propagação da onda. ...
  • b) Ondas transversais. ...
  • C) Ondas mistas. ...
  • a) Ondas mecânicas. ...
  • b) Ondas eletromagnéticas. ...
  • Onda unidimensional. ...
  • Onda bidimensional. ...
  • Onda tridimensional.

O que é uma onda longitudinal e transversal?

As ondas nas quais a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação são ondas transversais. As ondas nas quais a direção de vibração coincide com a direção de propagação são ondas longitudinais.

Física - Ondas e luz: ondas e espectro eletromagnético

40 questões relacionadas encontradas

O que é uma onda longitudinal?

Ondas longitudinais: propagam-se na mesma direção que o estímulo que as produz. Por exemplo: para produzirmos um som, a passagem do ar faz as cordas vocais vibrarem para frente e para trás, produzindo regiões de compressão e rarefação do ar. Essas regiões deslocam-se na mesma direção da vibração das cordas vocais.

É uma onda longitudinal?

Ondas longitudinais, também conhecidas como "ondas-l", são ondas que possuem a mesma direção de vibração de sua direção de trajetória, o que significa que o movimento do meio ocorre na mesma direção do movimento da onda. Ondas longitudinais mecânicas são também chamadas de ondas compressionais ou ondas de compressão.

Quantos tipos existem de ondas?

a) Ondas unidimensionais: São ondas que se propagam em uma só direção como por exemplo as ondas em cordas. b) Ondas bidimensionais: São ondas que se propagam em um plano tendo como exemplo mais clássico as ondas em uma superfície de um lago. c) Ondas tridimensionais: São ondas que se propagam em todas as direções.

Quais são os 7 tipos de ondas eletromagnéticas?

Ondas eletromagnéticas -c - Tipos
  • As ondas de rádio.
  • Microondas.
  • A radiação infravermelha.
  • A radiação visível.
  • A radiação ultravioleta.
  • O raio X.
  • A radiação gama.

Quais os tipos de ondas mecânicas?

Tipos de ondas mecânicas
  • Unidimensional: propaga-se apenas em uma única direção. Exemplo: uma corda de violão.
  • Bidimensional: propaga-se em até duas direções. Exemplo: uma pedra caindo em um lago.
  • Tridimensional: propaga-se em várias direções. Exemplo: uma onda sonora.

Quem emite luz?

Em geral, uma fonte de energia fornece energia aos átomos de modo que seus elétrons passam de um estado de energia fundamental a um excitado, de energia mais alta. Uma vez no estado excitado, os elétrons emitem luz e decaem para o estado de energia mais baixa, ficando prontos para ser excitados novamente.

O que emite luz exemplos?

Concluímos que todo corpo capaz de emitir luz é uma FONTE DE LUZ. O sol, a chama de uma vela são consideradas fonte de luz primárias pois emitem luz própria não necessitam de outros corpos para que propague luz. Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria.

Quais são os objetos que emitem luz?

Pilha, fio, lâmpada, soquete, figuras de fontes luminosas (como lâmpada, TV, vela, sol, céu estrelado, fogueira, palito de fósforo aceso, vaga-lume, relâmpagos, vulcões, objetos fosforescentes, aparelhos celulares e lanternas, entre outros) e figuras de objetos que não emitem luz (podem ser recortadas de anúncios e ...

O que é uma onda eletromagnética?

Ondas eletromagnéticas transportam energia através do espaço sem transportar matéria. Esse tipo de onda é formado por campos elétricos e magnéticos perpendiculares entre si, além disso, não precisa de um meio material para propagar-se.

São exemplos de ondas transversais *?

Exemplos de ondas transversais

Ondas eletromagnéticas: as oscilações eletromagnéticas são transversais. Elas podem ser ondas de rádio, microondas, luz visível etc. Ondas sísmicas: a propagação dos terremotos na crosta terrestre também acontece de maneira transversal.

O que é onda mecânica exemplos?

Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais, como sólidos, líquidos e gasosos. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas. Essas ondas se propagam vibrando as partículas do ambiente.

Quantos tipos de ondas eletromagnéticas existe?

Existem sete tipos diferentes de ondas eletromagnéticas. Elas são representadas pelas faixas de frequência, comprimento e oscilação das ondas. Desta forma, quanto menor for o comprimento da onda, maior será a sua frequência.

Quais são as ondas eletromagnéticas no dia a dia?

Existem sete tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama. Juntas elas formam um espectro de onda eletromagnética que varia com a frequência e o comprimento de cada onda.

Quais são as ondas eletromagnéticas que nos causam problemas?

Alguns estudos científicos apontam que a exposição prolongada à radiação eletromagnética não ionizante, emitida pela fiação elétrica e por smartphones, telefones sem fio ou eletrodomésticos, que não tenham como objetivo a telecomunicação, como micro-ondas, por exemplo, pode favorecer o surgimento ou agravamento de ...

Qual é o conceito de onda?

Uma onda é uma perturbação que se propaga através do espaço, desde o ponto que é produzida, transportando energia, momento linear mas não transporta matéria. Elas podem necessitar ou não de um meio de propagação.

Quais são as principais características das ondas?

Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e o tempo decorrido para uma oscilação é medido pelo período da onda, que é o inverso da sua frequência.

O que são ondas mecânicas e eletromagnéticas?

Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc. ... Ondas eletromagnéticas: são resultado da combinação de campo elétrico com campo magnético. A sua principal característica é que não precisam de um meio material para propagar-se.

O que é um pulso longitudinal?

As ondas transversais são aquelas cuja direção de propagação da onda é perpendicular á direção de vibração. Como exemplo de ondas transversais temos as ondas que se propagam numa corda. As ondas longitudinais são aquelas cuja direção de propagação da onda coincide com a direção da vibração.

É exemplo de mecânica longitudinal?

Tipos de Ondas Mecânicas

Esse tipo de onda pode ser visto quando jogamos um objeto na água. Longitudinais - ondas cuja vibração acompanha paralelamente o movimento em que elas se propagam. Um exemplo clássico de ondas longitudinais são as ondas sonoras, as quais se propagam no ar.

É um exemplo de ondas longitudinais Paralela?

Som: esse tipo de onda faz o ar se comprimir e ficar rarefeito em pontos específicos de acordo com a frequência de vibração. Sísmicas: especificamente as ondas P, que são as perturbações primárias de um terremoto. Assim, as partículas se movem paralelas à onda.

Artigo anterior
Como tirar o pus de uma ferida?
Artigo seguinte
O que é hérnia Periumbilical?