Qual é o tipo de estudo que também é conhecido como estudo de prevalência?

Perguntado por: Cátia Torres de Simões  |  Última atualização: 14. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

Estudos Transversais Medem a prevalência da doença (proporção da população que tem a doença num determinado momento) e por isso são frequentemente chamados de estudos de prevalência, porém, podem ser também chamados seccionais, corte-transversal e inquéritos ou surveys.

O que é estudo prevalência?

Os estudos transversais ou de prevalência retratam, em um momento estabelecido, um determinado grupo de indivíduos (população) quanto à presença de determinada condição ou doença, com descrição de número de casos e até de coeficientes de incidência, de prevalência e de mortalidade.

Quais são os 3 principais tipos de estudo?

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

O que é um estudo de incidência?

São estudos observacionais onde a situação dos participantes quanto à exposição de interesse determina sua seleção para estudo, ou sua classificação após inclusão no estudo. Este indivíduos são monitorados ao longo do tempo para avaliar a incidência de doença ou de outro desfecho de interesse.

Quais os métodos de estudo da epidemiologia?

  • 1 – Avaliação de testes diagnósticos. 1.1 – Reprodutibilidade.
  • 2 – Estudos de prevalência. 2.1 – Medidas de prevalência: no ponto e no período. ...
  • 3 – Estudos de caso controle. 3.1 – Seleção de participantes: seleção de casos e de controles. ...
  • 4 – Estudos de coorte. ...
  • 5 – Ensaio clínico.

Método de Estudo - Estudo de Prevalência

31 questões relacionadas encontradas

Qual o estudo da epidemiologia?

A Epidemiologia é definida como o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou condições relacionadas à saúde em populações especificadas. Mais recentemente, foi incorporada à definição de Epidemiologia a “aplicação desses estudos para controlar problemas de saúde”.

Qual é o estudo mais comum em epidemiologia?

Os principais estudos descritivos incluem série de casos (descrição de uma série de pacientes) ou relatos de caso (descrições de pacientes individuais), são especialmente úteis em situações de detecção de epidemias, descrição de características de novas doenças, formulação de hipóteses sobre possíveis causas para ...

Quais os 3 tipos de epidemiologia?

Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.

Quais os dois tipos de epidemiologia?

Tipos de estudos epidemiológicos observacionais descritivos
  • Relato de caso e Série de casos. Ambos os estudos analisam de forma detalhada o diagnóstico clínico de indivíduos. ...
  • Transversal. ...
  • Longitudinal. ...
  • Coorte. ...
  • Caso-controle. ...
  • Ensaios clínicos. ...
  • Ensaios de Campo. ...
  • Ensaios de Intervenção Comunitária.

O que é prevalência exemplos?

Prevalência-período: O número de casos de um evento de saúde relativamente a um período de tempo, frequentemente 12 meses. Por exemplo, num questionário seria perguntado se fumou durante os últimos 12 meses. Prevalência ao longo da vida: O número de casos do evento de saúde relativamente ao período de vida.

Quais são os tipos de epidemiologia?

Tipos de estudos epidemiológicos observacionais descritivos
  • Relato de caso e Série de casos. Ambos os estudos analisam de forma detalhada o diagnóstico clínico de indivíduos. ...
  • Transversal. ...
  • Longitudinal. ...
  • Coorte. ...
  • Caso-controle. ...
  • Ensaios clínicos. ...
  • Ensaios de Campo. ...
  • Ensaios de Intervenção Comunitária.

Quais são os principais objetivos da epidemiologia?

O objetivo principal de uma investigação epidemiológica de campo durante a ocorrência de um surto é a identificação dos fatores associados a doença na população.

Quais são as subdivisões da epidemiologia?

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Qual a relação entre prevalência e incidência?

Incidência indica o número de casos novos ocorridos em um certo período de tempo em uma população específica, enquanto prevalência refere-se ao número de casos (novos e velhos) encontrados em uma população definida em um determinado ponto no tempo.

O que é taxa de incidência é prevalência?

A diferença crucial entre as medidas está no delineamento do estudo. No caso da incidência, conta-se o número de eventos novos (oriundo, por exemplo, de um estudo de coorte). Já para prevalência, conta-se o número de eventos existentes (em um estudo transversal, por exemplo).

Quais são os indicadores de prevalência?

A prevalência é expressa como um percentual ou um número absoluto e é calculada dividindo o número total de casos pela população total. Indica a quantidade de nascidos vivos em 1.000 habitantes em um período. É calculada pela divisão da quantidade de nascidos vivos e o total da população, multiplicado por 1.000 [2].

O que é estudo de coorte em epidemiologia?

O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.

O que é um estudo descritivo e analítico?

Estudos descritivos estimam a ocorrência de um evento em um grupo populacional e levantam hipóteses sobre a ocorrência do mesmo. Os estudos analíticos têm como função primordial testar hipóteses. Muitas vezes estes estudos são realizados em seqüência.

O que é epidemiologia descritiva e analítica?

Na investigação epidemiológica descritiva, a preocupação está em anotar e observar os diversos fatores do local em relação à doença. Já na investigação epidemiológica analítica, a relação de causa e efeito será testada.

O que é estudo de coorte e caso-controle?

Visão geral do projeto de um estudo de coorte: Os estudos de coorte são um tipo específico de desenho de estudo observacional que possuem um nível de evidência maior que os outros observacionais tais como: série e relato de casos, caso-controle e estudos transversais (mas menor nível de evidência que os estudos ...

Quais são os tipos de estudos científicos?

São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Como a epidemiologia faz o mapeamento de doenças?

O mapeamento de perfil epidemiológico é um processo que envolve a coleta e análise de informações sobre a saúde de uma população. Essa operação ajuda a identificar e avaliar os principais problemas que afetam uma determinada população, de modo a desenvolver estratégias para prevenir, controlar e tratar esses problemas.

O que é a epidemiologia aplicada?

O foco principal da especialização em epidemiologia aplicada aos serviços do SUS – EpiSUS é a identificação e levantamento de um problema de saúde local, cuja resposta deverá ser elaborada por meio de projeto aplicado a ser desenvolvido em grupo.

Qual a diferença de epidemiologia?

“Enquanto a clínica dedica-se ao estudo da doença no indivíduo, analisando caso a caso, a epidemiologia debruça-se sobre os problemas de saúde em grupos de pessoas, às vezes grupos pequenos, na maioria das vezes envolvendo populações numerosas.”

Quais os 4 determinantes primordiais da epidemiologia?

Saúde, Trabalho e Ambiente.

Artigo anterior
Porque processados fazem mal?
Artigo seguinte
Qual o arquétipo da coragem?