Qual é o tipo de desenvolvimento embrionário que ocorre com os sapos direto ou indireto?

Perguntado por: Daniel Gabriel Nogueira  |  Última atualização: 5. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (18 avaliações)

Desenvolvimento indireto Vamos ver dois exemplos. Os sapos não possuem a mesma forma em todas as fases de sua vida. Ele nasce girino e aos poucos vai se transformando no sapo.

Qual o tipo de desenvolvimento do sapo?

A metamorfose dos sapos acontece em três fases: a fase do ovo, a fase do girino e, por fim, a fase adulta. Antes de começarmos a falar sobre a metamorfose, eu preciso começar lá no início, na reprodução dos sapos.

Quais animais têm desenvolvimento indireto?

Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo. Nesse último caso, a mudança é tão radical que os indivíduos jovens (girinos) não possuem pernas e vivem na água, e os adultos não possuem brânquias, vivem no ambiente terrestre e possuem pernas.

Qual é o tipo de desenvolvimento direto ou indireto?

Quando um organismo apresenta metamorfose, dizemos que ele possui desenvolvimento indireto. Aqueles que não sofrem essas transformações apresentam o que chamamos de desenvolvimento direto, como é o caso dos seres humanos.

Qual é o tipo de desenvolvimento dos anfíbios?

O processo, chamado de metamorfose, se faz em três etapas: girino, imago e adulto, porém, algumas espécies com o sapo-pulga e rãzinhas-da-mata apresentam desenvolvimento direto, ou seja, não passam pela fase de girino.

EMBRIOLOGIA - DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO | Biologia com Samuel Cunha

22 questões relacionadas encontradas

Qual é o desenvolvimento embrionário dos anfíbios?

Os ovos são postos na água, onde nascem os jovens girinos, que possuem cauda e brânquias externas, mas não têm pernas. Com o crescimento e desenvolvimento do girino, as brânquias desaparecem, as pernas posteriores surgem, depois as anteriores, e a cauda encolhe.

O que é um desenvolvimento direto?

O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.

Quais animais têm desenvolvimento direto?

A forma como o indivíduo é ao nascer em comparação ao indivíduo adulto permite identificar dois tipos de desenvolvimento: o direto e o indireto. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O desenvolvimento direto é aquele observado em aves e mamíferos, como o homem.

Qual é o tipo de desenvolvimento do embrião da mariposa?

O desenvolvimento é indireto, dividido nas fases: ovo, lagarta, crisálida e adulta.

Por que se pode dizer que o sapo tem desenvolvimento indireto?

Os anfíbios são animais conhecidos principalmente por sua dependência do ambiente aquático, onde vivem parte de sua vida e realizam sua reprodução. Esses animais apresentam a pele úmida, com a presença de glândulas, além de sofrerem metamorfose, sendo assim, possuem desenvolvimento indireto.

O que é a metamorfose do sapo?

A metamorfose nos anfíbios incluem mudanças na alimentação e na respiração. Durante esse processo, também ocorrem transformações acentuadas na forma do corpo desses animais. Ouça o texto abaixo! A metamorfose é um processo de mudanças perceptíveis, durante o ciclo de vida, que ocorre em algumas espécies.

Qual é o nome da larva de um sapo?

A larva dos anfíbios anuros, conhecida como girino, possuem características bem diferentes do adulto: girinos são aquáticos, adultos são terrestres; girinos respiram por brânquias, adultos tem respiração pulmonar.

Qual é o tempo de desenvolvimento do sapo?

Estes juvenis chegaram à maturidade após 1,09 anos nos machos e 1,55 anos nas fêmeas. No entanto, os sapos jovens das planícies de França cresceram mais depressa e por mais tempo até um tamanho muito maior levando em média 1,77 anos nos machos e 2,49 anos nas fêmeas antes de atingir a maturidade.

Qual o nome da transformação do sapo?

Rãs e sapos sofrem metamorfose, seu desenvolvimento passa pela fase do ovo, do girino até chegar à forma adulta do animal.

Como se desenvolve os filhotes do sapo?

Durante o acasalamento, o macho deposita dezenas de ovos fertilizados nas costas da fêmea e, em seguida, sua pele cresce ao redor dos ovos, criando uma superfície semelhante a um plástico-bolha invertido. Os filhotes se desenvolvem nesses pequenos úteros por meses.

Qual o tipo de desenvolvimento do embrião do gafanhoto?

Os gafanhotos apresentam três estágios de desenvolvimento: ovo, ninfa e adulto. Caracterizam-se por apresentarem metamorfose incompleta, sendo o jovem (ninfa) muito similar ao adulto, porém menor e sem asas.

Qual o processo de desenvolvimento de uma borboleta?

A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta.

Qual o nome do desenvolvimento indireto dos piolhos?

Os insetos que apresentam desenvolvimento indireto recebem o nome de metábolos. Eles apresentam diferenças entre a forma jovem e adulta, podendo ser classificados em hemimetábolos e holometábolos.

O que é ciclo direto?

Ciclo de vida direto ou monoxeno: parasitos que utilizam apenas um hospedeiro. Alguns parasitos de ciclo de vida direto e reprodução assexuada multiplicam-se por fissão, e um organismo se divide em dois idênticos. Ciclo de vida indireto ou heteroxeno: parasitos que necessitam de um ou mais hospedeiros intermediários.

O que é um animal Ovoviviparo?

Os animais ovovivíparos são aqueles cujo embrião se desenvolve dentro do ovo, entretanto, este permanece no corpo da mãe. Os nutrientes de que os embriões necessitam para se desenvolver são retirados do material nutritivo presente nesses ovos. Quando o filhote sai do corpo da mãe, ele já está fora do ovo.

Quais são as três formas de desenvolvimento do embrião?

Esses eventos são denominados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese.

Como ocorre o desenvolvimento do inseto?

Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).

Artigo anterior
O que aprendemos quando erramos?
Artigo seguinte
Como faço para ativar chamada em espera?