Qual é o símbolo do plutônio?

Perguntado por: Jaime Ferreira  |  Última atualização: 29. November 2024
Pontuação: 4.9/5 (11 avaliações)

O plutónio ou plutônio é um elemento químico representado pelo símbolo Pu e de número atômico igual a 94. À temperatura ambiente, o plutônio encontra-se no estado sólido.

Onde é usado o plutônio?

O nome plutónio deriva do nome do planeta Plutão. O isótopo de massa atómica 239 utiliza-se como combustível para reatores nucleares e no fabrico de bombas atómicas; o de peso atómico 238 como fonte de energia em baterias para pacemakers e geradores termoelétricos.

O que é feito o plutônio?

O plutônio geralmente é produzido em reatores nucleares (isso é feito bombardeando átomos de urânio com os nêutrons que o reator produz) e usado como combustível em bombas atômicas. Mas ele também existe, em quantidades muito pequenas, na natureza – misturado às jazidas de urânio.

O que significa plutônio 239?

A semivida do plutónio-239 é de 24100 anos. O plutónio-239 é utilizado para produzir armas nucleares. O plutónio-238 é utilizado como uma fonte de calor em baterias nucleares para a produção de electricidade em dispositivos como veículos espaciais não tripulados e sondas interplanetárias.

Qual e o material mais radioativo do mundo?

Em uma das duas frações radioativas que eles por fim conseguiram obter estava um novo elemento, que foi denominado “rádio” (do latim radius, raio), por parecer mais radioativo do que qualquer outro elemento. Hoje sabemos que o rádio é dois milhões de vezes mais radioativo que o urânio.

O QUE É PLUTÔNIO (RADIAÇÃO)

25 questões relacionadas encontradas

Qual e o significado de plutônio?

nome masculino

[ Química ] Elemento químico metálico (símbolo: Pu) de número atómico 94, obtido por irradiação do urânio com neutrões , utilizado nos supergeradores e para o fabrico das armas nucleares.

O que significa urânio 235 e plutônio 239?

O Pu-239 é o isótopo físsil primário na produção de armas nucleares; o Uranio-235 também já foi usado para essa finalidade. É também um dos três isótopos principais a serem demonstrados como combustível em reatores nucleares, juntamente com o Uranio-235 e U-233.

Quais os 3 elementos mais radioativos?

Nesse caso, podemos citar o Astato e o Frâncio. Devido a sua larga utilização em usinas nucleares e tratamentos de câncer, os principais elementos radioativos são: Urânio-235, Cobalto-60, Estrôncio-90, Rádio-224 e Iodo-131 pois tendem a aparecer com maior frequência no nosso cotidiano.

Qual o gosto do plutônio?

Contrariando essas especulações divertidas, o verdadeiro gosto do plutônio tende a ser metálico. Esse fato surge da experiência infeliz de Donald F. Mastick, um químico americano. Enquanto trabalhava no Projeto Manhattan, Mastick ingeriu acidentalmente cloreto de plutônio.

Qual e a bomba mais poderosa do mundo?

A Tsar Bomba foi detonada às 11h32, aproximadamente 73.85° N 54.5° E sobre o campo de testes na Baía de Mityushikha, ao norte do Círculo polar ártico na ilha de Nova Zembla.

Em que ano o plutônio foi descoberto?

Outro elemento transurânico que recebeu o nome em homenagem a um planeta, e que foi descoberto no mesmo ano do netúnio (1940), foi o plutônio (Pu, Z= 94).

Quem descobriu o elemento químico plutônio?

Um cientista que se destacou nesse campo foi Glenn T. Seaborg, que chefiou a seção que trabalhava com elementos transurânicos dentro do Projeto Manhattan (responsável pelo desenvolvimento da bomba atômica). Foi ele quem isolou e descobriu o plutônio, juntamente com E. M.

Qual o elemento químico mais letal ao ser humano?

É um elemento amplamente conhecido por sua grande toxicidade. Estima-se que 130 mg de arsênio são suficientes para serem fatais ao ser humano.

Qual elemento químico mais letal ao ser humano?

Chumbo – provavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático.

Quem e o rei dos elementos químicos?

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos.

Qual a bomba capaz de destruir o mundo?

A bomba atômica, ou bomba nuclear, é uma arma de explosão com um grande poder de destruição, em virtude da grande quantidade de energia que ela libera.

Como urânio vira plutônio?

Ele é formado por uma transformação do urânio 238 - que é inerte do ponto de vista explosivo - em plutônio 239. Esta transformação ocorre num reator nuclear: colocando uma camisa de urânio natural em torno de um reator nuclear, ele aos poucos vai absorvendo nêutrons e se transformando em plutônio.

Qual é o principal minério radioativo?

O urânio é um metal de coloração prateada, radioativo, denso, flexível e maleável. O elemento químico urânio (número atômico 92) possui três isótopos principais – urânio 234; urânio 235 (físsil, usado como combustível nuclear) e urânio 238.

O que o plutônio pode fazer?

O plutônio é produzido a partir do urânio-238 através de um processo de irradiação em reatores nucleares. O plutônio é utilizado como combustível em reatores nucleares de fissão, produzindo energia elétrica.

Onde se encontra urânio na natureza?

Já foram identificadas potenciais áreas em Pitinga (Amazonas), onde o urânio encontra-se associado a outros minerais, e no Pará. Os países com maior potencial de recursos de urânio são: Austrália, Cazaquistão, Canadá, Rússia, Namíbia, África do Sul, Brasil, Niger e China (fonte: World Nuclear Association).

Quem foi que descobriu o urânio?

O urânio é um elemento bastante comum na Terra, incorporado ao planeta durante a sua formação. No entanto, ele foi identificado em 1789 por Martin Heinrich Klaproth, que deu a ele este nome em homenagem à descoberta do planeta Urano.

Qual e o país mais radioativo do mundo?

O lugar mais radioativo do mundo. Se você algum dia for à Rússia, de preferência não chegue perto do Lago Karachay, que, embora seja muito bonito, emite 200 vezes mais radiação do que seria considerado normal, mais do que suficiente para matar alguém em menos de uma hora de exposição.

Qual e a cidade mais radioativa do mundo?

Ao contrário do que muita gente pensa, o lugar mais radioativo do mundo não é Chernobyl — embora esse tenha sido um dos piores acidentes nucleares da história da humanidade. Hoje, os maiores níveis de radiação nocivos ao corpo humano e ao meio ambiente são encontrados na cidade de Fukushima, no nordeste do Japão.

Artigo anterior
O que consta no PPP da escola?
Artigo seguinte
Qual o Igp-M acumulado de 2020?