Qual é o resultado final da meiose?

Perguntado por: Rafael Monteiro  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (11 avaliações)

Primeiramente, meiose é um tipo de divisão celular no qual uma célula sofre duas divisões contínuas gerando, ao final do processo, 4 células-filhas geneticamente diferentes e com metade do número de cromossomos da célula que as originou.

O que acontece depois da meiose?

Telófase I – na etapa final da meiose I acontece uma série de eventos: os cromossomos se descondensam; a carioteca e o nucléolo reaparecem, o citoplasma se divide por meio de um processo chamado de citocinese. Por fim, são geradas novas células haploides.

O que acontece no final da meiose 1?

No final da meiose I, há duas células com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Podemos considerar essa etapa como reducional. Entre uma divisão e outra (intercinese), não ocorre uma nova duplicação do material genético.

Qual é o principal objetivo da meiose?

Seu objetivo é fazer células filhas com exatamente metade dos cromossomos da célula inicial. Para explicar de outra forma, a meiose em humanos é o processo de divisão que nos leva de uma célula diploide - com dois conjuntos de cromossomos - a células haploides - com apenas um conjunto de cromossomos.

Qual o resultado das divisões celulares após os processos de mitose e meiose?

Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. Elas originam células para diferentes objetivos. Cada mitose produz duas células iguais à de origem. Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe.

Ciclo Celular: Meiose | RESUMÃO | Prof. Paulo Jubilut

39 questões relacionadas encontradas

Qual o resultado das divisões celulares?

A divisão celular é o processo pelo qual uma célula-mãe origina células-filhas. Através deste processo as células unicelulares se reproduzem e as multicelulares se multiplicam. A frequência de divisões celulares varia com o tipo e estado fisiológico de cada célula.

Qual o resultado das divisões celulares após os processos de mitose e meiose Brainly?

Mitose e meiose são processos de divisão celular que acontecem nos seres vivos. Na mitose, temos como resultado duas células-filha geneticamente idênticas. Na meiose, temos 4 células, cada uma com metade dos cromossomos da célula-mãe.

Qual é o objetivo da mitose e meiose?

Crescimento celular e substituição de células são funções da mitose. A meiose é responsável pela formação dos gametas nos organismos pluricelulares.

Qual a função da meiose Brainly?

A meiose permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides (três no caso da oogênese) geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada. A meiose conduz à redução do número dos cromossomos à metade.

O que é o objetivo da mitose?

A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.

Quais são os produtos de uma célula aa ao final?

Ao final destes eventos, cada um dos cromossomos duplicados, de cada uma das duas células, dá origem a dois cromossomos simples, resultando em quatro células-filhas haplóides.

Quais são as 4 etapas da mitose?

Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem em cada fase.

Qual o processo de Crossing Over?

A chamada permutação cromossômica ou fenômeno crossing over diz respeito a uma troca entre as cromátides homólogas que ocorre de forma natural e recíproca. Esse tipo de translocação se dá durante a meiose I da divisão celular, na fase de prófase I, mais especificamente na subfase paquíteno.

Quais são as quatro fases da meiose?

Uma vez que a divisão celular ocorre duas vezes durante a meiose, uma célula pode produzir quatro gametas, óvulos ou espermatozoides. Em cada parte da divisão, as células passam por quatro estágios: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Quais são as fases da meiose e mitose?

As etapas da mitose são prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Ao fim da telófase, observa-se a ocorrência da citocinese, ou seja, a divisão do citoplasma da célula, gerando duas células-filhas. Vale destacar que essas etapas variam de um autor para outro.

Qual é a fase mais longa da meiose?

A Meiose (do grego meios, diminuição) é um processo que somente as células gaméticas realizam. É dividido em duas etapas, com características bem distintas - a Meiose I (reducional) e a Meiose II (equacional), que é semelhante a uma Mitose. A Meiose I é a etapa mais longa e mais complexa.

Qual a diferença entre a mitose e meiose?

Na mitose ocorre apenas uma divisão celular, já na meiose ocorrem duas divisões, denominadas de meiose I e meiose II. A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I, numa fase denominada interfase. Ao final da mitose, terão sido originadas duas células-filhas idênticas à célula parental.

Qual a vantagem da divisão celular?

A divisão das células é um processo importantíssimo, relacionado com o crescimento do organismo, reparo de lesões e manutenção da estrutura do indivíduo, além de ser fundamental na reprodução e perpetuação da espécie.

O que acontece quando as células se dividem?

As células se dividem por muitas razões. Por exemplo, quando você rala seu joelho, as células se dividem para substituir as células velhas, mortas ou danificadas. Células também se dividem para que as coisas vivas possam crescer. Quando os organismos crescem, não é porque as células estão ficando maiores.

Qual é a função da divisão celular?

O processo de divisão celular é responsável pela reprodução das células e apresenta diversas funções nos organismos, como originar um novo indivíduo e renovar células mortas. Na mitose, uma célula-mãe origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos.

Como ocorre o Crossing Over e qual sua importância?

Quando e onde ocorre crossing over? Nesse processo, acontece a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Ele ocorre durante a prófase I da divisão celular meiose. Por conta dessa característica, o crossing aumenta a variabilidade genética.

Qual é um dos efeitos esperados para o crossing over?

Variabilidade: Entendendo o crossing-over

A principal consequência da meiose, sem dúvida, é o surgimento da diversidade entre os indivíduos que são produzidos na reprodução sexuada da espécie. A relação existente entre meiose e variabilidade é baseada principalmente na ocorrência de crossing-over.

Porque o crossing over não ocorre na mitose?

O crossing-over é um dos factores de variabilidade genética (ver meiose). ... O crossing-over também pode ocorrer durante a mitose, mas é um fenómeno raro. A troca de segmentos de DNA entre cromatídeos irmãos (Sister Cromatid Exchange – SCE) durante a mitose é um fenómeno mais comum.

Quantos e quais são as fases da mitose?

É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares. Apesar de ser um processo contínuo, a mitose pode ser dividida em quatro fases distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Quais são as principais características da mitose?

A mitose é um tipo de divisão equacional em que primeiro divide-se o núcleo (cariocinese) e depois o citoplasma (citocinese). Embora a mitose seja um processo contínuo, costuma-se dividi-la em etapas – prófase, metáfase, anáfase e telófase caracterizando-as com base nas principais modificações ocorridas.

Artigo anterior
Como funciona o detector de radiação?
Artigo seguinte
Qual o prêmio do BBB 22?