Por que na construção de pontes e prédios há necessidade de se deixar espaços entre determinados trechos da estrutura?

Perguntado por: Rafael Enzo Monteiro de Mota  |  Última atualização: 10. September 2024
Pontuação: 4.5/5 (68 avaliações)

Durante a construção de pontes e viadutos deixam-se pequenas fendas para que essas estruturas possam dilatar quando a temperatura aumentar, sem que aconteçam as rachaduras.

Porque as pontes tem espaços?

Essa é a função da junta de dilatação – evitar com que a estrutura final do projeto sofra com rachaduras, fissuras, corrosão e demais problemas que comprometam a ponte ou viaduto, como o resultado do movimento natural, também a dilatação das estruturas.

O que pode ocorrer se não houver espaço entre as partes de concreto nesse tipo de ponte ou viaduto?

Em viadutos de concreto ocorre esse fenômeno da dilatação térmica, portanto, se não tivessem os vãos em intervalos regulares entre suas estruturas, poderiam aparecer rachaduras devido à pressão da sobreposição de partes do concreto sobre outras.

Qual é a importância da dilatação térmica?

Os efeitos da dilatação térmica são especialmente importantes em construções que não podem apresentar deformações ou rachaduras em sua estrutura, como as pontes. É por isso que, nesse tipo de construção, são utilizadas diversas juntas de expansão.

Qual o principal fator que causa dilatação térmica?

O coeficiente de dilatação varia de acordo com o material ou substância de um corpo. Quanto maior for o seu coeficiente de dilatação, maior deve ser a variação de temperatura para ocorrer uma dilatação térmica.

Como a Estação Espacial foi construída - História da Estruturas

35 questões relacionadas encontradas

Quais são as consequências da dilatação térmica dos sólidos em estruturas e objetos do cotidiano?

Nesse processo de dilatação e contração podem acontecer fissuras que, no caso das lajes, acabam deixando a água passar quando ocorre chuva. Para evitar essas fissuras e rachaduras os pedreiros colocam juntas, no caso das quadras, e divisórias, no caso das calçadas, quando estão construindo as mesmas.

O que é a dilatação térmica dos materiais e em quais dimensões que se manifesta?

A dilatação térmica dos sólidos é um fenômeno que ocorre quando corpos que se encontram no estado sólido ou cristalino são expostos a uma grande variação de temperatura, de modo que as suas dimensões de comprimento, área ou volume são alteradas.

Qual a importância da dilatação térmica na construção civil?

A importância da impermeabilização das juntas de dilatação

É aí que surge a importância da impermeabilização: é através dela que tornamos até mesmo esses espaços impenetráveis pela água, evitando então além dos danos causados pelo calor, também os danos que a umidade pode causar.

O que é o processo de dilatação?

A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas.

Como funciona a dilatação?

A dilatação do colo é resultado da ação persistente das contrações uterinas regulares do trabalho de parto. Esse processo de dilatação, que empurra a bolsa e o bebê para baixo, passa por uma fase inicial, com progressão lenta, para atingir depois a fase ativa do trabalho de parto, com evolução rápida em poucas horas.

Qual a concepção estrutural mais eficiente em pontes?

Os elementos estruturais de concreto com força normal à compressão tendem a ter melhor desempenho pela redução da fissuração e consequente aumento de rigidez, por exemplo nas pontes estaiadas (tabuleiro comprimido pela componente horizontal da força nos estais), pilares, estruturas aporticadas, etc.

Quais elementos devem ter destaque no projeto de pontes?

Sequenciadamente, os projetos de pontes tem o seguinte roteiro: estudo/cálculo dos elementos geométricos (larguras das pontes e gabaritos destas; estudo dos elementos topográficos; estudo dos elementos hidrológicos; elementos geotécnicos (principais) e elementos acessórios.

Qual o melhor tipo de material para construir estruturas de pontes?

O concreto é altamente resistente à compressão e à tração, e possui uma excelente capacidade de absorção de impactos. Além disso, o concreto tem uma durabilidade superior a outros materiais, o que torna as pontes de concreto uma opção atraente em termos de manutenção e custo-benefício a longo prazo.

Por que as juntas de dilatação são necessárias em estruturas como pontes e rodovias?

As juntas de dilatação servem para evitar que os componentes dessas grandes estruturas se choquem e causem danos graves entre si. Sendo assim, esses componentes tonam-se essenciais quando se trata de prolongar a vida útil da estrutura a qual é implementado.

Porque as pontes precisam balancar?

Balanço sucessivo permite vencer grandes vãos em locais de difícil acesso. Um dos sistemas mais versáteis para a construção de pontes e viadutos, o balanço sucessivo é uma técnica inventada no Brasil e aplicada quando é preciso vencer vãos de 60 a 240 m em locais com restrições para a implantação de escoramentos.

O que é o vão de uma ponte?

Vão é o termo utilizado em engenharia e arquitetura para designar a distância entre dois apoios consecutivos de uma estrutura, como uma ponte, um tabuleiro, uma viga, um cabo elétrico, etc. Designa também a abertura ou intervalo numa parede para a colocação de janela ou porta.

Quais são os 4 tipos de dilatação?

Sendo assim, confira os tipos de dilatação térmica:
  • Dilatação térmica linear.
  • Dilatação térmica superficial.
  • Dilatação térmica volumétrica.
  • Dilatação térmica dos líquidos.

Quais são os três tipos de dilatação?

Temos 3 tipos de dilatação térmica: a linear, a superficial, e a volumétrica.
  • Dilatação térmica linear.
  • Dilatação térmica superficial.
  • Dilatação térmica volumétrica.
  • Coeficiente de dilatação.

Quais dos seguintes fatores podem influenciar a dilatação de um material?

A dilatação térmica em sólidos depende de três fatores: Variação da temperatura do corpo; Suas dimensões (comprimento, largura e altura) e; Material que constitui o corpo.

Quais os danos que a dilatação térmica pode causar na construção civil?

Em obras, a dilatação térmica é capaz de causar danos significativos em concreto e tijolo, por exemplo. Essas patologias não só comprometem a estética da construção, bem como impactam na sua integridade estrutural. A dilatação térmica também consegue afetar materiais de revestimento, como argamassa ou pintura.

Quando é necessário fazer junta de dilatação?

As juntas de dilatação podem ser aplicadas nas seguintes situações:
  • Construção civil (horizontais e verticais);
  • Em pontes (juntas abertas, enterradas, asfaltos, compressão, placas metálicas, dentada);
  • Ferroviais;
  • Pisos e azulejos;
  • Estruturas de gesso;
  • Fachadas, paredes e muros;
  • Tubulações (metálicas e poliméricas).

Qual a importância da dilatação superficial?

Dilatação superficial é o fenômeno que provoca um aumento na área dos sólidos. Quando sujeitos a grandes variações de temperatura, alguns materiais, especialmente aqueles que apresentam coeficientes de dilatação superficial elevados, expandem-se, de modo que suas dimensões aumentam.

Quais materiais se dilatam mais facilmente?

O álcool tem um coeficiente de dilatação muito maior do que o mercúrio e ambos são utilizados na fabricação de termômetros.

Quais são exemplos de dilatação térmica?

Exemplos de dilatação térmica
  • Fios de postes alongados em dias quentes e mais curtos em dias frios;
  • Trilhos de trens entortados pela ação da dilatação térmica;
  • Vigas metálicas presentes em edifícios dilatadas durante grandes incêndios.

O que significa ºC 1?

Essa grandeza, medida em ºC-1(lê-se: 1 sobre graus Celsius), fornece-nos quão grande é a dilatação de alguma substância, para cada 1ºC de variação em sua temperatura.

Artigo anterior
Quantas calorias a gente perde dormindo?
Artigo seguinte
Como ser um consultor financeiro autônomo?