Qual é o objetivo da lateralidade?

Perguntado por: Gustavo Telmo Figueiredo Correia Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (42 avaliações)

3 – OBJETIVOS: - Identificar os lados direito e esquerdo, tendo como referência o seu corpo próprio. - Experimentar o domínio das noções esquerda-direita, independente da sua dominância lateral. - Favorecer a compreensão do conteúdo lateralidade e dominância lateral.

Qual o objetivo da lateralidade?

Objetivo Geral

Identificar as relações espaciais. Reconhecendo o lado esquerdo e direito nos outros. Seguindo direções (para frente, para trás, para cima, para baixo).

O que é lateralidade e qual sua importância?

A lateralidade traduz-se pelo predomínio que o indivíduo possui de utilizar e preferir mais e melhor um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. É o elemento fundamental de relação e orientação com o mundo exterior.

Qual a habilidade de lateralidade?

A lateralidade pode ser definida como a propensão que o ser humano possui em utilizar um lado do corpo em detrimento do outro em suas atividades cotidianas (SANCHES; MARTINEZ; PENALVER, 2003). Ela pode ser quantificada através de observação comportamental ou de inventário (TEIXEIRA; OKAZAKI, 2007).

O que é lateralidade na educação infantil?

A lateralidade é a dominância lateral direita ou esquerda, dos níveis: mão, pé olho e do hemisfério cerebral. A predominância ocorre durante o processo evolutivo do ser humano e depende de fatores genéticos e ambientais.

Canhoto ou Destro? Conheça o que é "Lateralidade" e como ela é desenvolvida!

15 questões relacionadas encontradas

Como explicar a lateralidade?

A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.

O que é trabalhar com lateralidade?

 Colocar uma criança no centro. Pedir a outra criança que fique à direita dela; outra atrás; outra à frente e outra à esquerda. Batendo palmas, as crianças mudam de posição e dizem a sua nova posição.

Qual é a habilidade EF02GE10?

(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

O que é EF01CI02?

A habilidade EF01CI02 consiste em: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Qual é a habilidade EF02MA12?

Habilidade da BNCC

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Qual a importância da lateralidade para leitura e escrita?

CONCLUSÃO: evidencia-se que as crianças com lateralidade cruzada apresentam desempenho inferior na leitura e escrita quando comparadas às crianças com dominância lateral completa. Estes dados justificam a relevância do desenvolvimento psicomotor na infância como fator essencial no processo de aprendizagem escolar.

Quais são os tipos de lateralidade?

Eles as definem como lateralidade homogênea, lateralidade cruzada e lateralidade ambidestra. Assim sendo na lateralidade homogênea: a criança é destra ou canhota do olho, da mão e do pé. Na lateralidade cruzada é a mesma salientada acima, ou seja, a criança é, por exemplo, destra da mão e do olho, canhota do pé.

Como ensinar lateralidade na educação infantil?

A ideia é disponibilizar menos círculos que o número total de alunos. Todos eles devem participar da brincadeira, que consiste em uma ordem dada pela educadora: pulem para a direita, pulem para a esquerda. Assim, eles podem treinar a lateralidade saltando de um desenho para o outro.

Qual a disciplina que trabalha lateralidade?

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Qual o objetivo de trabalhar esquerda e direita na educação infantil?

Esta atividade educativa tem como objetivo auxiliar crianças em idade pré-escolar a desenvolver noções de direção (direita e esquerda) e localizar no espaço objetos e pessoas que se encontram ao seu redor.

O que significa EF01LP08?

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. - Palavras como unidades gráficas num texto. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

O que significa EF03CI04?

A habilidade EF03CI04 consiste em: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

O que significa EI02TS03?

A habilidade EI02TS03 consiste em: Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

O que significa EF02CI05?

Habilidade: EF02CI05 - Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. A atividade propõe uma investigação sobre a importância de alguns fatores para a manutenção da vida no planeta e as consequências da ausência de um deles para todos os seres vivos.

Como trabalhar noções espaciais na educação infantil?

Funciona assim: primeiro você pega copos descartáveis ou algum tipo de sucata que tenha em grande quantidade e possa ser espalhada pelo chão. Uma vez que os obstáculos estiver montado, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto ao adulto fica do outro lado.

O que é a representação espacial?

Abstract. A representação gráfica espacial por meio de croquis/ilustrações são um recurso para a análise dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. As habilidades manuais que o desenho/ilustração proporciona favorecem a percepção do objeto pelo sujeito que investiga os fenômenos espaciais.

Como identificar a lateralidade?

2.2 Instrumento de avaliação

No fator lateralidade ocorre avaliação dos subfatores lateralidade ocular, auditiva, manual e pedal. Em noções do corpo, os subfatores sentido cinestésico, reconhecimento (D-E), autoimagem (face), imitação de gestos, e o desenho do corpo são subfatores avaliados.

Como explicar esquerda e direita?

Quando duas pessoas estão olhando na mesma direção, os seus lados direito e esquerdo coincidem. Veja o que acontece quando as duas pessoas levantam a mão esquerda. A direita e a esquerda estão no mesmo lado para os dois.

Como trabalhar direita e esquerda?

De uma maneira bem divertida trabalhamos a lateralidade com as mãos e os pés. Para facilitar foi feito uma bolinha na mão direita de vermelho e no pé esquerdo de azul, para que as crianças fixarem melhor o termo direita e esquerdo no momento do comando, por exemplo: mão esquerda no vermelho, agora no amarelo.

O que é lateralidade destro?

A lateralidade é comandada pelo cérebro. Cada um dos dois lados controla os movimentos da parte oposta do corpo. Assim, a mão e o pé esquerdos são acionados pelo hemisfério cerebral direito, e vice-versa. Nos destros, o hemisfério dominante é o esquerdo, enquanto nos canhotos é o direito.

Artigo anterior
Como palpar útero?
Artigo seguinte
Como desenvolver a autodisciplina?