Qual é o regime de bens supletivo?

Perguntado por: Carlos Cardoso de Brito  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (25 avaliações)

A eleição do regime de bens é realizada no pacto antenupcial. Se este não for concretizado, for considerado nulo ou ineficaz, a lei estabelece que o regime a ser adotado será o da comunhão parcial de bens e, por assim ser, este regime é chamado de regime legal ou supletivo.

Qual dos regimes de bens é considerado supletivo?

O regime legal supletivo é o da comunhão parcial de bens.

Quais são os 4 regimes de casamento?

Os principais regimes de bens são:
  • Comunhão parcial de bens;
  • Comunhão universal de bens;
  • Separação de bens;
  • Participação final nos aquestos.

O que não entra na comunhão parcial de bens?

O que não entra no regime de comunhão parcial de bens

dívidas; pensões, meio-soldos, montepios e demais rendas semelhantes; bens adquiridos com o valor que pertença exclusivamente a apenas um dos cônjuges em sub-rogação dos bens particulares; bens de uso pessoal, instrumentos de trabalho e livros.

Qual o regime de bens?

Os regimes existentes em nossa legislação são os seguintes: Comunhão Parcial de Bens. Comunhão Universal de Bens. Separação Total de Bens.

Entenda os diferentes regimes de bens

15 questões relacionadas encontradas

Como saber qual o meu regime de casamento?

O regime de bens do casamento é a definição jurídica de como serão administrados os bens do casal. Serve para saber como ficará o patrimônio dos dois cônjuges durante e depois do casamento, em caso de divórcio e morte. O regime escolhido passará a vale a partir do momento que se diz “sim” ao juiz.

Quais são os tipos de regime de casamento?

Casamento: conheça as modalidades existentes
  • Casamento civil. Como citado anteriormente, essa é a modalidade mais comum, celebrada nas dependências do cartório de forma pública. ...
  • Casamento religioso com efeito civil. ...
  • Casamento em diligência. ...
  • Casamento nuncupativo. ...
  • Conversão de união estável em casamento.

Como fica a herança de quem casou com comunhão parcial de bens?

Assim, atualmente o cônjuge casado sob o regime da comunhão parcial de bens tem direito à metade dos bens adquiridos na constância do casamento (meação) e, quanto aos bens particulares do cônjuge falecido, concorre em igualdade de condições com os descendentes ou na falta destes com os ascendentes (herança).

Qual investimento não entra na partilha de bens?

Regra geral, os investimentos realizados antes da constância do casamento ou da união estável não são partilhados.

Qual o melhor regime para se casar?

Este é o regime da comunhão parcial de bens. Atualmente, ele é o regime de bens mais comum e mais adotado entre as partes, nele os bens e dívidas adquiridos antes do casamento não se comunicam com o parceiro, ou seja, tudo adquirido até o casamento não faz parte do acervo do outro.

Qual a diferença entre o regime de comunhão universal e o regime de comunhão parcial?

Na comunhão universal, você é meeira. Todos os bens são seus por direito seu. Na comunhão parcial de bens, se não houver bens particulares, você também só é meeira, só tem metade dos bens.

Qual a diferença entre casamento com comunhão parcial e total de bens?

As diferenças entre esses dois regimes de bens

Enquanto no primeiro regime a partilha ocorre apenas dos bens adquiridos de forma onerosa na constância da união, o segundo acarreta na divisão de todos os bens, sejam particulares ou comuns, com exceção dos bens dispostos no tópico anterior.

Qual dos regimes de bens é considerado supletivo para a Doutrina participação final nos aquestos?

1.667 a 1.671); participação final nos aquestos (arts. 1.672 a 1.686); e separação de bens (arts. ... 1.640 do CC/02, vigorará, quanto aos bens entre os cônjuges, o regime da comunhão parcial de bens, denominado regime oficial, legal ou supletivo de bens.

Quais são os bens comunicáveis e incomunicáveis?

Explicando de maneira simples, haverá os bens que pertencem ao casal – os chamados de bens comunicáveis – e os bens particulares da esposa e do marido – que são aqueles particulares que cada um detinha antes do casamento, que são os incomunicáveis.

Quais são os regimes legais?

No atual sistema jurídico brasileiro, a legislação civil estabelece quatro diferentes modelos de regimes de bens do casamento, quais sejam: comunhão parcial, comunhão universal, participação final nos aquestos e separação convencional de bens.

Como proteger bens e investimentos em caso de divórcio?

Casar com separação total de bens é a forma mais prática de se alcançar a blindagem patrimonial, afastando a possibilidade de perda de metade do patrimônio em caso de divórcio, bem como afastando a responsabilização por dívidas contraídas por um dos cônjuges.

O que fazer para não dividir os bens?

Para aqueles que não querem partilhar os seus bens diante de um divórcio/dissolução da união estável, o regime de separação convencional é o adequado. Para aqueles que são obrigados a casar sob o regime de separação de bens, como por exemplo os maiores de 70 anos, também têm solução.

Quais aplicações entram no inventário?

Herança fica bloqueada durante inventário

No caso de ativos financeiros deixados pelo falecido, títulos de renda fixa continuarão rendendo, ações e cotas de fundos imobiliários seguirão oscilando conforme o mercado e os dividendos serão acumulados ao longo do processo.

Quando o cônjuge tem direito a 75 da herança?

Isso quer dizer que se a marido falecido deixou 10 descendentes que também são filhos da viúva, 25% da herança pertence à viúva e o restante (75%) será dividido entre os descendentes, ou seja, cada um terá uma cota-parte equivalente a 7,5% da herança.

Como funciona comunhão parcial de bens em caso de morte?

Se no regime da Comunhão Parcial de Bens o falecido deixou bens particulares, o cônjuge sobrevivente concorrerá com os descendentes; se não os deixou, não haverá concorrência. Desta forma, só participará o cônjuge sobrevivente nos bens particulares do de cujus, mas não da "meação" decorrente dos aquestos.

Qual a porcentagem da viúva na herança?

Para fins de herança, o viúvo terá direito a 50% do patrimônio deixado pelo falecido, mas não a título de herança, e sim como sua meação.

Qual a diferença entre casamento putativo e Nuncupativo?

O Casamento Nuncupativo (in extremis), também chamado como casamento em iminente risco de vida, que está previsto nos artigos 1539 e seguintes do Código Civil, é o casamento em que o ato é procedido pelos próprios nubentes declarando-se ali se dando por casados, obedecidas às circunstâncias previstas em lei.

Como ver a certidão de casamento online?

Saiba como obter certidão de casamento online sem ir ao cartório
  1. Entre no site. Acesse o site Registro Civil e crie uma conta. ...
  2. Clique em "Casamento" Imagem: Reprodução.
  3. Preencha os campos informando o estado, a cidade e o cartório. Imagem: Reprodução.
  4. Insira dados pessoais.

Quais são os regimes de bens entre os cônjuges?

Regime de bens é o conjunto de regras que regulamentam as questões relativas ao patrimônio dos cônjuges/companheiros, delimitando as diretrizes que deverão ser seguidas por eles enquanto o casamento existir, ou quando chegar ao seu fim, seja em razão de divórcio, dissolução em vida da união estável ou falecimento de ...

Como encontrar a certidão de casamento pela internet?

Site oficial do Registro Civil brasileiro permite emitir 2ª via de registros e receber documento pelos Correios ou e-mail. É possível tirar a segunda via da Certidão de Casamento pela Internet. No site oficial do Registro Civil brasileiro, o usuário consegue obter online também os registros de nascimento e óbito.

Artigo anterior
Quais os requisitos de validade do acordo extrajudicial?
Artigo seguinte
O que passar na parede externa?