O que caracteriza o crime de motim?
Perguntado por: Ângelo Benjamim Guerreiro Branco | Última atualização: 15. April 2025Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)
O motim consiste na agitação desordeira e desobediente de um grupo de pessoas que, com desprezo pela autoridade pública, se mostra apto a praticar atos de violência que coloquem em perigo a segurança, a paz pública e a integridade de pessoas e bens.
O que caracteriza um motim?
Motim é um movimento coletivo de sublevação, organizado ou não, contra qualquer autoridade civil ou militar instituída, caracterizado por atos explícitos de desobediência, de desordem e geralmente acompanhados de grande tumulto e, eventualmente, de levante de armas.
Quando é considerado motim?
Todo movimento, organizado ou não, acompanhado de violência e dirigido contra a autoridade para obter certas reivindicações de ordem pública, econômica e social, sempre que o fato não tiver caráter terrorista ou for considerado tumulto popular.
Quem comete crime de motim?
Motim é um crime que só militares e seus assemelhados podem cometer. O dolo, elemento do tipo, é o genérico, não existindo a modalidade culposa no motim. Tanto o motim como a revolta são crimes que exigem ação penal pública incondicionada.
O que é crime de motim e revolta?
Esta é a diferença entre os dois crimes. Em uma definição simples para fixar e facilitar em eventuais questões de concurso é que o motim é uma insubordinação e a revolta é uma insubordinação armada.
MOTIM E REVOLTA 💀😱 APRENDA OS CONCEITOS DOS CRIMES PROPRIAMENTE MILITARES
O que configura o crime de deserção?
Art. 187. Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias. Pena – detenção, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena é agravada.
O que é o crime de revolta?
A revolta é o motim armado, sendo a existência de armas o único e essencial ponto de distinção entre os dois crimes. Não será suficiente a mera reunião de militares, pois é preciso que os sujeitos ativos do crime ajam contra a ordem recebida de superior ou neguem o seu cumprimento.
O que é motim pirata?
Descrição. Neste jogo, você é um marujo no navio de um grande capitão pirata. Cada jogador deve conquistar a lealdade de outros marujos para aderir ao seu motim. Aquele que conseguir realizar um motim, conquista o navio e ganha o jogo!
O que é motim militar?
Reunirem-se dois ou mais militares, com armamento ou material bélico de propriedade militar, praticando violência à pessoa ou à coisa pública ou particular em lugar sujeito ou não à administração militar: Pena - reclusão, de quatro a oito anos.
Qual a pena para o crime de deserção?
“Art. 187. Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias: Pena - detenção, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena é agravada.”
Qual a pena para quem se recusa a ir para guerra?
O que acontece se o brasileiro se recusar a ir pra guerra. Reservista convocado vai à guerra ou à prisão Recusar-se a atender à convocação para participar da guerra não entra na lista da pena de morte. O castigo, nesse caso, seria passar um período na prisão, conforme o explicado por Capano.
O que diz o artigo 166 do Código Penal Militar?
Art. 166. Publicar o militar ou assemelhado, sem licença, ato ou documento oficial, ou criticar publicamente ato de seu superior ou assunto atinente à disciplina militar, ou a qualquer resolução do Governo: Pena – detenção, de dois meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.
Qual é o plural de motim?
motins | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
O que é crime de recusa de obediência?
A recusa de obediência é crime militar próprio que integra o rol dos crimes contra a autoridade ou disciplina militar e consiste em insubordinação decorrente da não observância de ordem de superior hierárquico sobre assunto ou matéria de serviço ou de dever imposto em lei, regulamento ou instrução. 2.
Qual a diferença entre crime comum é crime militar?
Para a corrente penalista comum, o crime propriamente militar é todo aquele previsto apenas no CPM (exemplo: ingresso clandestino), enquanto crime impropriamente militar é aquele que está previsto tanto no CPM, como na legislação penal comum.
O que é uma pena acessória?
Em que consistem as penas acessórias? É uma pena aplicada, em simultâneo e pressupondo a aplicação de uma pena principal, visando proteger determinados interesses colocados em perigo com a prática do crime (p. ex., proibição de conduzir, nos caos de condução sob influência do álcool).
O que é motim sinônimo?
4 agitação, alvoroço, conflito, desordem, embrulhada, espalhafato, matinada, perturbação, revolta, tumulto, zaragata, alteração.
É crime ser pirata?
Pirataria é crime, pois viola o direito autoral (artigo 184 do Código Penal). Além de quem vende, o comprador também pode acabar enquadrado no crime de receptação (artigo 180), dependendo da interpretação. Nada disso é suficiente para coibir a venda de material pirata bem debaixo do nariz de todos.
O que é motim na Bíblia?
Significado de motim na bíblia
O motim na bíblia pode ser entendido como uma revolta ou rebelião contra Deus ou contra líderes religiosos. É um ato de desobediência e resistência à vontade divina ou às leis estabelecidas.
É proibido ser pirata?
Pirataria, também chamada de pirataria moderna, é a prática de reproduzir, distribuir, ou mesmo vender produtos sem autorização dos proprietários de um produto ou de uma marca. De acordo com a legislação vigente no país, a pirataria é crime, e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão e multa.
Quando o militar é considerado desertor?
A deserção (assim como a insubordinação e a insubmissão), segundo o website Direito Militar, é classificada como "crime militar próprio", ao contrário de outros crimes militares, que seriam impróprios. É considerado desertor o militar que se ausenta por mais de oito dias injustificadamente.
O que configura o crime de insubmissão?
183 do Código Penal Militar e, desta forma, o insubmisso é o civil que, apesar de devidamente convocado, não comparece ou se ausenta, não se tornando assim um militar. Logo, é a obrigação de servir que determina o crime de insubmissão.
Quais são os crimes contra a autoridade ou disciplina militar?
o desacato a superior. o ingresso clandestino. a conspiração. D o excesso de exação.
Quais os tipos de deserção?
- Deserção comum (art. 187 do CPM). ...
- Deserção imprópria (art. 188 do CPM). ...
- Deserção especial (art. 190 do CPM). ...
- Deserção por evasão ou fuga (art. 192 do CPM). ...
- O termo se transformará num processo que deve conter:
O que é deserção de praça?
O termo de deserção tem o caráter de instrução provisória e destina-se a fornecer os elementos necessários à propositura da ação penal, sujeitando, desde logo, o desertor à prisão. Art. 453.
Qual a média de páginas por hora?
O que indica infecção viral no hemograma?