Qual é o público alvo da EJA?

Perguntado por: Renato Ricardo Monteiro Reis  |  Última atualização: 2. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)

A EJA é a modalidade de ensino que tem por público-alvo os cidadãos que, por um motivo ou outro, não conseguiram completar a educação básica em idade adequada.

Qual o Público-alvo atendido pelo EJA?

Prioritariamente trabalhadores, jovens e adultos na faixa etária fora daquela compreendida pelas regras da escolaridade universal obrigatória determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394 de 1996) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação de Jovens e Adultos (DCN EJA – ...

Quem é o público do EJA?

Podem se inscrever pessoas com, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da realização das provas que desejam a certificação do ensino fundamental. Aqueles que queiram pleitear a certificação do ensino médio terão que ter, no mínimo, 18 anos completos no dia do exame.

Qual o perfil dos alunos que frequentam a EJA?

Protagonistas de histórias reais e ricos em experiência vividas, os alunos da EJA configuram tipos humanos e diversos, são pessoas que chegam à escola já depois de adultos formando assim grupos diversos onde cada um tem sua própria personalidade.

Quem são os alunos da EJA na atualidade?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino em etapas, compreendendo o ensino fundamental e médio da rede escolar que atende jovens e adultos que não concluíram ou frequentaram o ensino regular em idade apropriada.

Quem é o público atendido pela Educação de Jovens e Adultos (EJA)? - Jarina Fernandes

40 questões relacionadas encontradas

Quem procura o EJA?

Atualmente o perfil da EJA é heterogêneo e composto tanto por jovens que não concluíram o Ensino Fundamental no tempo regular, adultos que buscam maior escolaridade devido às exigências do mundo do trabalho e idosos à procura dos processos de alfabetização, além de migrantes estrangeiros que querem melhorar seu ...

Como definir o sujeito da EJA?

Os sujeitos da EJA são aqueles que moram em cidades ribeirinhas, quilombos, cidades do interior, periferias. Pessoas que muitas vezes podem ser analfabetas funcionais, ou seja, aqueles que têm até a quarta série do antigo primário, sabem ler, escrever e contar basicamente, o modelo tradicional de educação.

Quais são os motivos que levam os estudantes a EJA?

Também apresenta os motivos que os fizeram a procurar a EJA mais tarde, os quais estão relacionados ao fato de quererem ampliar seus conhecimentos, como também alcançar um emprego melhor. Palavras-chave: Educação de jovens e adultos, Evasão escolar, Analfabetismo, Aprendizagem, Prática docente.

Qual a importância do EJA nos dias de hoje?

A Educação de Jovens e Adultos é de suma importância para a promoção da igualdade de oportunidades e a redução das desigualdades sociais. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para concluir sua formação escolar na idade regular, seja por questões sociais, econômicas ou pessoais.

Quais são as maiores dificuldades dos alunos da EJA?

Os alunos do EJA são marginalizados, sofrem preconceito, vergonha, críticas e tais problemáticas estão presentes tanto na vida em comunidade como na família. Assim, saber educar é muito mais que transmitir um conteúdo de um livro didático, descontextualizado com a realidade do aluno.

Qual faixa etária do EJA?

O CNE relembra as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos, em que a idade inicial para matrícula nos cursos de EJA é a partir de 15 anos para o ensino fundamental e a partir de 18 anos para o ensino médio, em consonância com a disposição da LDB, que aponta essas mesmas idades mínimas para a ...

O que o jovem busca Na Escolarização na EJA?

1-23. já sinalizava para a mudança no perfil do aluno da EJA, que vem se configurando ao longo dos anos com a presença de alunos jovens. Assim, as escolas que oferecem essa modalidade de ensino procuram atender a alunos que retornam em busca da escolaridade na perspectiva de melhores condições de vida.

Quais são as 4 etapas do EJA?

O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos.

Quais são as principais características da EJA?

Se pudermos destacar uma característica comum a EJA é o fato dela atender a uma diversidade de sujeitos. A EJA é por si heterogênea. A primeira delas que salta aos olhos de qualquer um que chegue a uma sala de aula, é a heterogeneidade etária. Ali encontramos adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Qual o verdadeiro significado da EJA?

A sigla EJA significa Educação para Jovens e Adultos. Representa uma das sete modalidades educacionais definidas pelo Ministério da Educação com o intuito de garantir aos cidadãos brasileiros o direito a educação, mesmo que fora do período regular.

Quais os pontos positivos do EJA?

Vantagens em terminar os estudos através do EJA

Entre as exigências mínimas, está a conclusão dos estudos. Ter o diploma do ensino fundamental e do ensino médio abrirá muitas portas, bem como pode ser o primeiro passo para, mais pra frente, buscar uma graduação no futuro.

Porque as pessoas estão buscando a EJA como forma de ensino e qual a sua funcionalidade?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que possibilita a oportunidade para muitas pessoas que não tiveram acesso ao conhecimento científico em idade própria, podendo assim dar continuidade aos seus estudos.

Por que jovens de 15 a 17 anos estão na EJA?

Os demais motivos que levam a garotada a se matricular na EJA têm a ver com a falta de qualidade do sistema de ensino e suas consequências: - Reprovação e evasão O estudo do MEC aponta que a repetência de 17,4% na 7ª série e 22,6% na 8ª série só não é maior devido ao aumento da evasão escolar.

Quais são as principais causas de evasão dos alunos do EJA?

Percebeu-se que dois fatores contribuem para a evasão de jovens e adultos nas escolas brasileiras: os socioculturais, agregados às relações familiares e econômicas e o método de ensino aplicado nas salas de aula que não condiz com o perfil de estudantes dessa modalidade.

Qual a relevância do EJA para a formação para o mercado de trabalho?

A EJA é ferramenta poderosa para o planejamento de carreira e o alcance de objetivos profissionais. Ao escolher cursos relevantes, os estudantes constroem uma base sólida para as posições que desejam ocupar no futuro. Nesse processo, a orientação profissional desempenha um papel vital.

Qual é a identidade dos alunos e alunas da EJA?

VISÃO DE MUNDO DOS ALUNOS E ALUNAS DA EJA

Protagonistas de histórias reais e ricos em experiências vividas, os alunos jovens e adultos configuram tipos humanos diversos. São homens e mulheres que chegam à escola com crenças e valores já constituídos.

O que é o EJA e como essa modalidade de ensino acontece?

Apresentação A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a educandos jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade adequada. O curso é ofertado em três etapas, sendo: Fase I - Corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Regular (séries iniciais do Ensino Fundamental)

Como é dividido o EJA?

EJA PRESENCIAL / EJATec

A oferta da EJA é feita em etapas, sendo a 1ª etapa correspondente aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); a 2ª etapa equivalente aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); e a 3ª etapa ao Ensino Médio (1ª a 3ª série).

O que é o primeiro segmento da EJA?

PRIMEIRO SEGMENTO – EJA - Ciclo de Alfabetização

Constitui-se como orientações curriculares pautadas na alfabetização como processo de aquisição da leitura e escrita e como leitura do mundo e compreensão da realidade social. Para tanto, todas as áreas de conhecimento são trabalhadas nessa perspectiva.

Quais são os conteúdos trabalhados na EJA?

Quais são as matérias que se aprendem na EJA?
  • Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, História e Geografia.
  • Ensino Médio: História, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Ciências, Matemática, Química e Física.

Artigo anterior
Como se define a teoria reformista?
Artigo seguinte
Porque o Obito não fica cego?