Qual é o princípio ensinado no kardecismo?

Perguntado por: Neuza Lourenço de Figueiredo  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (66 avaliações)

Lei da evolução
Segundo esse princípio, tudo o que existe está em contínua evolução, o Universo, os mundos e os seres, tanto os animados quanto os inanimados, isoladamente ou em conjunto. A evolução dos mundos habitados ocorre no mesmo ritmo da dos seres que habitam em cada um deles.

Quais são os principais ensinamentos do kardecismo?

Quais os principais preceitos? O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.

Quais os princípios básicos da Doutrina Espírita?

a fé raciocinada; a lei da evolução; a lei do amor; a pluralidade dos mundos habitados.

Qual o conceito básico da Doutrina Espírita?

O que é o espiritismo:

Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico, cuja principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.

Quais são os pilares da doutrina espírita?

Os cinco pilares do espiritismo
  • Existência de Deus. Deus existe. ...
  • Imortalidade da Alma. Antes de sermos seres humanos, filhos de nossos pais, somos, na verdade, espíritos, filhos de Deus. ...
  • Pluralidade das Existências. ...
  • Pluralidade dos Mundos Habitados. ...
  • Comunicabilidade dos Espíritos.

Aula 01 - Os Princípios Básicos do Espiritismo - Curso de Espiritismo para Iniciantes

33 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre espiritismo e espiritismo kardecista?

Embora o termo Kardecismo tenha se popularizado, dando a falsa impressão de que o Espiritismo é de autoria de Allan Kardec, é perfeitamente claro que não existe a necessidade de se chamar Espiritismo Kardecista, pois só existe um Espiritismo com base na Doutrina dos Espíritos.

Quais são os valores do espiritismo?

Conforme definido por Luiz Gonzaga de Souza “espiritismo é amor, é felicidade, é abnegação, é labuta pelo bem, é autoconsciência das verdades absolutas, é caridade e, é, sobretudo, igualdade, com fraternidade e liberdade entre os povos”.

O que é ser um kardecista?

1. Relativo a Allan Kardec, pseudónimo do escritor e pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), ou ao kardecismo (ex.: doutrina kardecista; pensamento kardecista). 2. [ Filosofia, Religião ] Que ou quem segue, admira ou se dedica ao estudo e à investigação da obra de Allan Kardec.

O que é a religião Kardecista?

Seus seguidores consideram o espiritismo uma doutrina voltada para o aperfeiçoamento moral do homem e acreditam na existência de um Deus único, na possibilidade de comunicação útil com os espíritos através de médiuns e na reencarnação como processo de crescimento espiritual e justiça divina.

O que é Deus para os espíritas?

Deus, para o Espiritismo, é a Inteligência Suprema (Allan Kardec). O objetivo do ser é a evolução, a ampliação de sua consciência através da aquisição de conhecimentos.

Qual era a religião de Kardec?

Allan Kardec e o espiritismo, uma religião bem brasileira.

Qual a ética do espiritismo?

Espiritismo - É a regra do bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal. ... Funda-se na observância da lei de Deus. O homem procede bem quando faz tudo pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus - KARDEC, A.

O que é moral para o espiritismo?

O Livro dos Espíritos contém a seguinte definição para moral: “A moral é a regra de boa conduta e portanto da distinção entre o bem e o mal. É fundamentada sobre a observação da lei de Deus. O homem conduz-se bem quando faz tudo visando o bem e para o bem de todos, porque então observa a lei de Deus.”

O que acontece numa sessão espírita?

É uma reunião onde os trabalhos são desenvolvidos, ao mesmo tempo, no Plano Espiritual e no Plano Físico, cada plano com sua coordenação e com seus participantes, mas atuando todos em conjunto, sob a supervisão dos mentores do Plano Espiritual.

Que definição se pode dar da moral?

A moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade. O termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. São as regras definidas pela moral que regulam o modo de agir das pessoas.

O que significa a transformação moral?

Transformação Moral é evolução planetária

As faculdades humanas que já se desenvolvem, desenvolver-se-ão ainda mais pelo trabalho mediúnico. O Cristo deu ao homem uma ideia maior de seu próprio valor, de sua independência e de sua personalidade espiritual.

Como se dá a transformação moral?

A transformação moral de uma pessoa, baseada na prática desse ensino do Mestre, não depende da religião que ela professe, pois é essa transformação que salva qualquer criatura das sombras do mal e a conduz ao caminho da perfeição espiritual.

Que é a ética?

Significado de ticar

Marcar, assinalar com tique: Ticar ingressos, passagens. Etimologia (origem da palavra ticar). Tique + ar.

O que é o Espírito Santo para os espíritas?

O Espírito Santo e o Paráclito

Tal como na tradição do Judaísmo, o Espiritismo compreende o Espírito Santo como uma emanação de Deus, espécie de ação do Pai Celestial, uma graça da Providência (por exemplo, uma inspiração), ou mesmo o amor do Pai.

Como Kardec codificou a doutrina espírita?

Rivail fez centenas de perguntas aos Espíritos, analisou as respostas, comparou-as e codificou-as, tudo submetendo ao crivo da razão, não aceitando e não divulgando nada que não passasse por esse crivo. Assim nasceu O Livro dos Espíritos. O professor Rivail imortalizou-se adotando o pseudônimo de Allan Kardec.

Qual o líder religioso do Espiritismo?

Allan Kardec (1804-1869) foi um importante propagador (codificador) da doutrina espírita. Foi educador, escritor e tradutor francês. Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivali, nasceu em Lyon, França, no dia 3 de outubro de 1804.

O que é Deus para Chico Xavier?

GM – Nós, espíritas, sabemos que Deus é puro amor e jamais nos criaria para o sofrimento. Deus, portanto, não é o autor do mal, fruto apenas de nossa imperfeição.

Como explicar quem é Deus?

Deus é um conceito de Ser Supremo presente em diversas religiões monoteístas, henoteístas ou politeístas, sendo geralmente definido como o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo.

O que é Deus no Livro dos Espíritos?

Ainda a respeito de Deus, encontramos na Questão n 1, de O Livro dos Espíritos, a seguinte definição: "Deus é a inteligência Suprema do Universo e causa primária de todas as coisas".

Quem é o Deus da Igreja Católica?

A Igreja Católica, como parte do Cristianismo, acredita no monoteísmo, que é a crença na existência de um único Deus. Para os católicos, Deus é o criador de todas as coisas e consegue intervir na História, sendo alguns dos seus atributos divinos mais importantes a onipotência, a onipresença e onisciência.

Artigo anterior
Quem é o leitor de caderno de anúncios?
Artigo seguinte
Quem foi o pior pirata da história?