Qual é a melhor opção caução seguro ou fiador?

Perguntado por: João Afonso Loureiro Vicente Morais  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (52 avaliações)

Via de regra os locadores preferem fiador ao depósito caução, já que não há garantia de apenas três meses e poderá ser penhorado o imóvel do fiador.

Pode cobrar caução e fiador?

Não. Imobiliária e locador só podem exigir uma única modalidade de garantia. Estas podem ser o imóvel próprio e quitado de um fiador, o seguro-fiança (feito em seguradoras), o depósito em dinheiro (caução) ou fundo de investimento.

O que é fiador ou seguro fiança?

Ainda pouco utilizado no mercado imobiliário, o seguro fiança ou fiança locatícia, é uma alternativa para quem quer alugar um imóvel com segurança, mas não tem fiador. Basicamente, trata-se de um seguro que dá ao locador a garantia, em caso de não pagamento das obrigações do inquilino.

Quando posso usar a caução?

Somente poderá utilizar a caução após a devolução das chaves e avaliação de possíveis débitos do inquilino (locatário), como por exemplo, débito de aluguéis, encargos (IPTU, condomínio, etc) e danos no imóvel. A garantia realizada pela caução em dinheiro está pautada no artigo 38, § 2º da Lei 8.245/91.

O que é um seguro de caução?

O caução é uma garantia financeira utilizada em contratos, geralmente relacionados a imóveis, assim como o fiador e o seguro fiança. ... O seguro caução acontece mediante o pagamento de um valor pré-acordado entre as partes, que é depositado em uma conta bancária.

Fiador, Seguro Fiança ou Caução

16 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre seguro fiança e caução?

Mas qual a diferença entres entre elas? Pode-se afirmar que o seguro fiança é uma modalidade mais ampla e segura, enquanto a caução é extremamente restritiva e ineficaz. Em síntese, a caução, se trata de um depósito em dinheiro, acordado entre inquilino e locador, equivalente a três meses de aluguel.

Como funciona a caução de aluguel?

Como funciona o caução

A forma de pagamento do caução pode ser negociada com o proprietário, porém, na maioria dos casos esse pagamento é feito à vista de três meses de aluguel, sendo um depósito bancário em uma conta poupança estipulada pelo dono e o valor deve ser devolvido com juros após o fim do contrato.

Pode usar o caução para pagar aluguel?

Assim, caso o locatário deixe de pagar o aluguel, o proprietário poderá usar o caução para cobrir o prejuízo. Ele também é utilizado para cobrir qualquer dano que possa ser causado ao imóvel. No entanto, o caução não é obrigatório no momento de realizar o aluguel. ... Ele pode ser um fiador, caução ou até seguro fiança.

Quando o locador não devolve caução?

O que fazer quando o proprietário não quer devolver o depósito caução? ... A não devolução do caução se caracteriza crime de apropriação indébita, pelo fato do proprietário se apropriar desse dinheiro indevidamente.... A primeira medida a ser tomada é notificar o proprietário para que faça a devolução.

Quando o inquilino pode usar o depósito?

A modalidade caução prevê que o inquilino faça um depósito ou dê um cheque no momento em que o contrato é fechado. ... Em alguns casos, o dinheiro do caução é utilizado para abatimento dos três últimos meses do contrato de aluguel. Se o contrato for renovado, o valor permanece na poupança até que seja interrompido.

O que é um fiador de aluguel?

Do término do prazo de aluguel até a desocupação da residência, ele será o responsável por arcar com as despesas e encargos no caso de falta por parte do inquilino. Pode também ter seus bens penhorados pelo não pagamento de dívidas. O solidário é aquele que se torna responsável pela dívida assim que ela acontece.

Quanto custa o seguro fiança?

O seguro-fiança custa o equivalente a um aluguel e meio a cada ano. Em um contrato de R$ 1.500 mensais, por exemplo, somado o valor do seguro diluído em 12 meses, o inquilino paga R$ 1.687,50.

Como funciona a fiança?

A fiança é uma modalidade de garantia, na qual uma ou mais pessoas (física ou jurídica) assume a posição de fiador de aluguel para garantir que, caso o inquilino não cumpra com as obrigações do contrato de locação, elas serão responsáveis pelos seus débitos, dando maior segurança à relação contratual.

Pode exigir mais de um fiador?

Ou seja: não há proibição legal para que o locador determine apenas o fiador, por exemplo. "O que é proibido é exigir mais de uma modalidade no mesmo contrato", explica Rosetti.

Pode cobrar caução e aluguel adiantado?

Você sabia que o LOCADOR não pode exigir que você pague um mês de aluguel antecipado e mais uma garantia como caução ou fiador para fechar o contrato de locação? ... Desta forma, você não pode ser coagido a pagar um mês antecipado de aluguel mais uma garantia como fiador ou meses de caução.

É obrigatório devolver o caução?

Ao final do aluguel, se estiver tudo certo com os pagamentos e o estado do imóvel, o proprietário deve devolver o dinheiro da caução, junto com os rendimentos da poupança. É nesse momento que o proprietário e o inquilino fazem o resgate do dinheiro que está na caderneta de poupança.

Qual o prazo para devolução de caução?

Prazo contratual de devolução: até 90 dias. Lembrando que a caução é um depósito de segurança e poderá ser utilizada após o encerramento de seu contrato caso tenha faturas em aberto.

Quantos dias a imobiliária tem para devolver o caução?

Hebert Reis, especializado em direito imobiliário e vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), explica que a lei não dá prazo para devolução da caução, entretanto, alerta que isso deve ser feito imediatamente. Ele estipula 48 horas como prazo ideal.

Como não pagar multa de quebra de contrato de aluguel?

O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência.

Como funciona um mês de aluguel adiantado?

Alguns contratos estabelecem um pagamento antecipado. Ou seja, ao receber as chaves, o inquilino já deve efetuar o pagamento equivalente ao primeiro mês. Nesse caso, você estará pagando antes de morar. Em outros contratos, o pagamento acontece no mês seguinte à entrada.

Qual a diferença entre seguro fiança e seguro aluguel?

Em muitas ocasiões, o inquilino de um imóvel não consegue um fiador para este imóvel, sendo assim, uma opção bastante válida é fazer o seguro-fiança que é oferecido pelas seguradoras. Desse modo o inquilino terá que pagar um valor mensal para que todas as despesas sejam cobertas caso o aluguel não seja pago.

Quem deve pagar o seguro fiança?

O segurado será o próprio locador do imóvel, ou seja, o proprietário do bem objeto de locação; e o locatário será o garantido, podendo ser pessoa física ou jurídica, e é quem paga o prêmio à seguradora autorizada pela SUSEP para atuar neste ramo de seguro.

Quem fica com o dinheiro da fiança?

O dinheiro ou objetos dados como fiança servirão ao pagamento das custas, da indenização do dano, da prestação pecuniária e da multa, se o réu for condenado. (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011). Parágrafo único. Este dispositivo terá aplicação ainda no caso da prescrição depois da sentença condenatória (art.

Quando o crime cabe fiança?

Ao delegado, conforme o art. 322, do Código de Processo Penal, é permitido arbitrar a fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 04 (quatro) anos.

Como é o pagamento da fiança de aluguel?

O mais comum é o valor de três aluguéis a ser depositado em uma conta poupança e devolvido pelo locador com as correções devidas ao final do contrato realizado. A segunda é o fiador, em que um amigo ou parente próximo se compromete com as parcelas caso o inquilino atrase o aluguel.

Artigo anterior
O que é autoria colateral?
Artigo seguinte
Quantos sobrenomes posso colocar no meu filho?