Qual é o princípio da ligação covalente?

Perguntado por: Liliana Sara Silva Pires  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (27 avaliações)

d) Princípio da ligação covalente
O compartilhamento ocorre quando um elétron da camada de valência de um átomo passa a fazer parte da mesma nuvem eletrônica que envolve outro elétron da camada de valência de outro átomo. Cada átomo de Hidrogênio, por exemplo, apresenta um elétron na camada de valência.

Quais são as principais características da ligação covalente?

Esse tipo de ligação se dá por compartilhamento de um par de elétrons, sendo um elétron de cada átomo ou os dois elétrons do mesmo átomo. Há formação de moléculas, logo, esta ligação é também chamada de molecular. Ele acontece entre ametais ou entre o hidrogênio e um ametal, e entre hidrogênios.

Quais são os três tipos de fórmulas de uma ligação covalente?

Fórmulas utilizadas na ligação covalente
  • Fórmula molecular;
  • Fórmula estrutural;
  • Fórmula eletrônica de Lewis.

Para que serve a ligação covalente?

A Ligação Covalente ou Ligação Molecular, são ligações químicas em que há o compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre os átomos, com a finalidade de formar moléculas estáveis, que segundo a Teoria do Octeto: ... As ligações covalentes são classificadas em: Ligações Covalentes e Ligações Covalentes Dativa.

Quais são os elementos que fazem ligação covalente?

Existem alguns tipos diferentes de ligações covalentes, que serão detalhadas a seguir, utilizando-se a representação eletrônica de Lewis para facilitar o entendimento:
  • Ligação covalente simples.
  • Ligação covalente dupla.
  • Ligação covalente tripla.
  • Ligação covalente coordenada ou dativa.

Ligação Covalente - Brasil Escola

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os dois tipos fundamentais de ligação covalente?

Ligações covalentes polares

Existem dois tipos básicos de ligações covalentes: polares e apolares. Em uma ligação covalente polar, os elétrons são compartilhados de forma desigual pelos átomos e passam mais tempo perto de um átomo do que do outro.

Quais são os elementos que formam ligações iônicas?

Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).

Para que serve a ligação química?

Os átomos dos elementos químicos se ligam com outros átomos em busca da estabilidade, em processos chamados de ligações químicas. São elas que permitem que os elementos, categorizados na tabela periódica, se relacionem entre si e produzam milhões de substâncias.

O que é ligação covalente escreva 3 exemplos?

Nesse tipo de ligação há a formação de moléculas, que podem ser representadas por suas respectivas fórmulas moleculares, isto é, a representação mais simples que indica quantos átomos de cada elemento têm na molécula. Alguns exemplos de fórmulas moleculares são: H2, S2, O2, N2, H2O, CO2, etc.

Por que os átomos se ligam?

Os átomos se ligam entre si para formar as moléculas. Os tipos de ligação são: Regra do octeto: A partir da observação dos gases nobres que possuem 8 elétrons em sua última camada (com exceção do Hélio que possui 2 elétrons), formulou-se a regra de que os átomos se estabilizam eletronicamente quando atingem esse valor.

Qual é a fórmula eletrônica?

A fórmula eletrônica, também conhecida como fórmula eletrônica de Lewis mostra os elementos, o número de átomos e os elétrons da camada de valência por meio de pontinhos circulando o letra do elemento.

Como são representadas as fórmulas das substâncias covalentes?

A fórmula molecular é utilizada para representar, de forma simplificada, uma substância covalente. A fórmula molecular da água, que é H2O, por exemplo, possui dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

Como fazer a fórmula da ligação covalente?

Ligação covalente
  1. H – H → H2
  2. Cl – Cl. Fórmula Estrutural.
  3. Cl 2. Fórmula Molecular.
  4. A ligação covalente pode ser representada de várias formas. ...
  5. Quando os pares de elétrons são representados por traços (-) chamamos de fórmula estrutural plana, mostrando o número de ligações e quais os átomos estão ligados. ...
  6. H . .

Qual a principal característica das ligações iônicas é covalentes?

Também chamada de ligação molecular, as ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, segundo a Teoria do Octeto; diferentemente das ligações iônicas, em que há perda ou ganho de elétrons.

Quais são as características das ligações iônicas é covalentes?

A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.

Qual a principal característica de uma ligação iônica?

A Ligação iônica ocorre entre um ametal e um metal ou entre o hidrogênio e um metal. Essa interação atômica é caracterizada pelo metal perder um elétron que é transferido para o ametal. Portanto, nela há perda e ganho de elétrons por causa de uma transferência que busca o equilíbrio.

O que é uma ligação covalente Apolar Brainly?

Uma molécula é apolar quando o número de nuvens eletrônicas no átomo central é igual ao número de átomos (do mesmo elemento químico) ligados a esse átomo.

O que é ligação iônica?

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.

Para que serve uma ligação química Brainly?

A ligação química é a união de dois ou mais átomos de elementos iguais ou diferentes, que buscam perder, ganhar ou compartilhar elétrons para ficarem estáveis.

Por que os átomos se ligam entre si?

Podemos encontrar ligações covalentes: simples, onde cada átomo compartilha um elétron, dupla, compartilhando dois elétrons, tripla, compartilhando três, ou dativa, em que um átomo, após completar o octeto, doa um par de elétrons para o outro.

Qual o motivo que levam os átomos a se unirem uns aos outros?

A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera).

Qual é o composto que apresenta ligação iônica?

Química. Ligação iônica: formada por íons positivos e negativos. A ligação iônica, também conhecida como ligação eletrovalente, ocorre entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions), em razão da força de atração eletrostática existente entre eles. Como exemplo, temos o carbonato de cálcio (CaCO3).

O que é uma ligação covalente polar é apolar?

Quando os átomos ligados por covalência são iguais não há diferença de eletronegatividade. Nesse caso, dizemos que a ligação é covalente apolar. Se houver diferença de eletronegatividade entre dois átomos, com o compartilhamento desigual, a ligação será covalente polar.

O que é uma ligação simples dupla é tripla?

I) Ligação simples – um par de elétrons compartilhado pelos dois átomos. ... II) Ligação dupla – dois pares de elétrons compartilhados. III) Ligação tripla – três pares de elétrons compartilhados.

O que é ligação Sigma é Pi?

Ligação Sigma (σ) e Pi (π)

A ligação sigma se estabelece quando dois átomos se ligam por uma ligação simples, uma ligação dupla ou uma ligação tripla. A ligação pi se estabelece quando dois átomos se ligam por uma ligação dupla ou uma tripla. As ligações pi são dependentes das ligações sigma.

Artigo anterior
Quais cores representam Deus?
Artigo seguinte
Por que Salvador foi construída na parte alta?