Quais palavras não precisa de acento?

Perguntado por: Benedita Ferreira  |  Última atualização: 1. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

Apenas levam acento as paroxítonas terminadas em: -r, -x, -n, -l, -ps, -om, -ons, -um, -uns, -ã, -ãs, -ão, -ãos e ditongos orais. Item, sendo uma palavra paroxítona terminada em -em, não deverá ser escrita com acento.

Porque a palavra já tem acento?

Regras de acentuação das palavras monossilábicas

São acentuados graficamente os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis. Monossílabos tônicos com acento: Terminados em -a, -as: já, há, lá, sã,...

Quais palavras deixam de ser acentuadas?

Veja abaixo outras palavras terminadas em eem e oo(s) que perderam o acento:
  • abençôo → abençoo.
  • crêem (verbo crer) → creem.
  • dôo (verbo doar) → doo.
  • enjôo → enjoo.
  • perdôo (verbo perdoar) → perdoo.
  • vêem (verbo ver) → veem.

Porque tem palavras que tem acento gráfico e outras não?

O porquê do acento gráfico em certas palavras

Como já vimos, com pouquíssimas exceções, todas as palavras têm uma sílaba tônica. Mas não é verdade que toda sílaba tônica deva ser graficamente acentuada. O acento é uma exceção. Ele assinala o que, por assim dizer, foge à normalidade.

Quais as palavras que não são mais acentuadas?

Perdem o acento agudo somente as palavras paroxítonas: ideia, epopeia, assembleia, jiboia, boia, eu apoio, ele apoia, esferoide, heroico...

Acentuação Como Usar - Novo Acordo Ortográfico - Regras de Acentuação Aula Grátis de Português

34 questões relacionadas encontradas

O que não mudou no acordo ortográfico?

Não se usa mais acento nos ditongos ABERTOS “ei”, “oi” quando estiverem na penúltima sílaba. OBS. Só vamos acentuar essas letras quando vierem na última sílaba e se o som delas estiverem aberto. Não se acentuam mais as vogais dobradas “EE” e “OO”.

Porque a palavra abacaxi não é acentuada?

Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.

Como justificar a acentuação de uma palavra?

São acentuadas as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas fechadas grafadas -e ou -o, seguidas ou não de -s. As formas verbais oxítonas, quando conjugadas com os pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s) terminadas com as vogais tônicas fechadas -e ou -o após a perda da consoantes final -r, -s ou -z, são acentuadas.

Porque a palavra meu não tem acento?

Os ditongos eu, ei, oi / éu, éi, ói somente receberão acento, quando forem abertos, seguidos ou não de s. Ex. meu, chapéu, deus, troféus. peixe, anéis, rei, réis.

Porque uma palavra não tem acento?

As regras de acentuação dependem da tonicidade das palavras, ou seja, da sílaba pronunciada mais forte. O vocábulo pé, por exemplo, é acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em "e". Mas quando recebe o sufixo "zinho" passa a ser paroxítono terminado em "o" e, por isso, não tem acento.

Quais os acentos que foram retirados?

a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...

Qual é a justificativa para a palavra Bocaiuva não ser acentuada?

2. O acento no “i” e “u” tônicos não existe mais quando vierem depois de ditongos nas paroxítonas. Dessa forma, vocábulos como: feiúra, baiúca, bocaiúva e cauíla, ficam: feirua, baiuca, bocaiuva e cauila.

Quais são as palavras acentuadas?

São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.

Porque a palavra após tem acento?

A forma correta de escrita desta palavra é após, com acento agudo na vogal o. ... A palavra após pode atuar como uma preposição ou como um advérbio. É usada, principalmente, para indicar posteridade no tempo ou no espaço. É, assim, sinônima de depois, atrás, detrás e a seguir.

Porque a palavra ruínas e acentuada?

Para serem acentuados, o i e o u precisam ser antecedidos de vogal. Se, em vez de vogal, aparecer um ditongo, cessa tudo o que a musa antiga canta. O agudo não tem vez. Veja: bai-u-ca, fei-u-ra, Sau-i-pe.

Quando se usa é com acento?

O acento agudo sempre será usado na vogal da sílaba tônica. Quando aparece sobre o “e” e “o” também indica um timbre aberto. Acento Circunflexo (^) – Só é usado nas vogais “a”, “e” e “o”, e além de indicar a vogal tônica, indica também o timbre fechado na pronúncia.

Porque a palavra Chapeuzinho não tem acento?

Chapeuzinho x Chapéu

De acordo com as regras ortográficas da língua portuguesa, as oxítonas terminadas com o ditongo tônico aberto “éu” são sempre acentuadas. ex: chapéu, ilhéu, troféu, céu, etc. Já chapeuzinho é uma paroxítona (cha-peu-zi-nho). E paroxítonas terminadas em “o” não levam acento agudo.

Porque as palavras Rei foi é teu não são acentuadas?

Observação 1a.: Os ditongos fechados são ei, eu, oi, ou. Eles não são acentuados: rei, meu, boi, sou. Mas réis, réu, herói são acentuados (porque são abertos, quer dizer, têm pronúncia de timbre aberto).

Por que a palavra fácil é acentuada?

Fácil, adjectivo, leva acento agudo, porque é uma palavra grave terminada em l. Facilmente perdeu o acento (mas continua a ser acentuada na pronúncia), como qualquer advérbio terminado em -mente, depois da reforma ortográfica luso-brasileira de 1971-73.

Porque abacaxi e caju não tem acento?

Levando em consideração que palavras oxítonas terminadas em u não têm acento agudo, a resposta certa é: caju tem acento! A regra é simples: toda palavra oxítona, isto é, que tem a última sílaba tônica, só é acentuada quando terminada em “a”, “e” e “o”, seguida ou não de “s”.

Porque abacaxi Caju não são acentuadas?

ABACAXI E CAJU SÃO OXITONAS TERMINADAS EM I e E NÃO SÃO ACENTUADAS SÓ E SOMENTE SÓ SE ESSAS SEMI VOGAIS VIEREM FORMANDO SÍLABA SOZINHA. POR EXEMPLO: I-TA-JA-Í, GRA-JA-Ú TAMBÉM SÃO OXÍTONAS TERMINADAS EM I e U MAS LEVAM ACENTO PORQUE AS SEMIVOGAIS ESTÃO SOZINHAS FORMANDO SÍLABA.

Porque a palavra Melancia não é acentuada?

Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento. O equívoco de como se escreve melancia é que outras palavras semelhantes levam acentuação, como “memória”, por exemplo. No entanto, essa é uma palavra paroxítona que termina em ditongo (me-mó-ria), logo, tem acento.

Qual foi o último acordo ortográfico?

Assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009.

Quais as palavras que mudaram no novo acordo ortográfico?

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

Quando foi a última reforma Ortografica da língua portuguesa?

Português. No Brasil, a língua portuguesa já passou por reformas em 1943 e 1971, enquanto em Portugal houve alterações em 1911, 1920, 1931, 1945 e 1973. Portugal e Brasil colocaram em prática as regras do Acordo Ortográfico de 1990, enquanto os restantes seis países lusófonos ainda não o fizeram.

Artigo anterior
O que é solidão emocional?
Artigo seguinte
Como converter máquina VMware para Hyper-v?