Qual é o principal risco que uma pessoa com osteoporose pode sofrer?

Perguntado por: Telmo António Domingues Torres  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

A osteoporose pode causar dores crônicas, perda da independência, deformidade e aumento da mortalidade. Estudos avaliaram que 50% das mulheres e 20% dos homens acima de 50 anos sofrem fraturas osteoporóticas ao longo da vida.

Qual é o principal risco a quem desenvolve a osteoporose?

O estado hormonal, o uso de medicações que alterem o metabolismo ósseo, a dieta hiperproteica (que parece associada à facilitação da perda óssea), gestação, transplante de órgãos, deficiência de vitamina B12 e aumento da homocisteína estão associados a maior risco de desenvolvimento de osteoporose.

Quanto tempo uma pessoa vive com osteoporose?

Um quarto dos pacientes que sofrem esta fratura morrem dentro de seis meses e os que sobrevivem apresentam uma redução importante da qualidade de vida e independência. 5 – Muita dor nas costas e diminuição de estatura podem representar fraturas vertebrais da osteoporose.

Como a osteoporose mata?

“A osteoporose é uma doença silenciosa. E é aí que mora o perigo. Quando não tratada, ela evolui para fraturas, sendo a do quadril a mais temida, pois, em 20% a 30% dos casos, a pessoa morre em até um ano. Esses números são maiores que a mortalidade por câncer de mama”, explica o reumatologista.

Qual o pior grau de osteoporose?

fratura grau I ou deformidade leve: redução de 20 a 25% do corpo vertebral; fratura grau II ou deformidade moderada: redução de 25 a 40% do corpo vertebral; fratura grau III ou fratura grave: redução > 40%. A presença de fraturas vertebrais está associada ao risco de fraturas subsequentes, sejam elas vertebrais ou não.

Osteoporose - causas, fatores de risco, prevenção e tratamento

38 questões relacionadas encontradas

O que fazer para diminuir o risco da osteoporose?

“A melhor maneira de combater a doença é a prevenção. Ações simples, como não beber, não fumar, praticar exercícios físicos e se expor à luz solar por alguns minutos auxiliam na melhora da qualidade de vida no envelhecimento”, ressalta o especialista.

Como saber o grau da osteoporose?

O principal exame para rastreamento e diagnóstico da osteoporose é a densitometria óssea, que avalia a densidade dos ossos e músculos do corpo, podendo identificar quando eles estão muito finos ou então quando a perda ainda está se iniciando. Uma radiografia também pode ser indicada para a investigação da osteoporose.

O que significa coluna lombar L1 L4?

O exame da coluna lombar avalia o segmento de L1 a L4, e é usado para o diagnóstico de osteoporose, por ser a região que apresenta a melhor sensibilidade para a monitoração terapêutica. Este exame é rápido e preciso, totalmente não invasivo e com baixa emissão de raios-X, tanto para o paciente quanto para o técnico.

O que a osteoporose causa no corpo?

A osteoporose é uma condição mais comum em mulheres acima dos 45 anos que deixa os ossos frágeis e porosos. À medida que vai progredindo com o avançar da idade, a doença aumenta o risco de fraturas, especialmente do quadril, da costela e colo do fêmur. A estrutura do nosso esqueleto vive em constante renovação.

Quem tem osteoporose pode pegar peso?

É preciso ter certos cuidados, ainda mais quando for se deslocar (pegando ônibus ou andando na rua) ou pegar peso. “Todavia, a doença não deve ser impeditiva. Pode fazer as atividades normalmente, mas com mais atenção para evitar acidentes e eventuais fraturas”.

Quem tem osteoporose pode dirigir?

A deficiência associada a fraturas de fêmur pode ser grave. Um ano após a fratura de fêmur, 40% dos pacientes ainda não conseguem caminhar de forma independente e 80% têm restrição a outras atividades, como dirigir e ir ao supermercado.

Artigo anterior
Como se dividem as orações?
Artigo seguinte
Qual a origem dos números romanos?