Qual é o primeiro estágio da doença periodontal?

Perguntado por: Mariana Soares Matias  |  Última atualização: 12. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)

Gengivite – Esse é o primeiro estágio da doença. É a inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana. Você poderá observar vermelhidão ou inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovação ou uso do fio dental.

Quais os estágios da doença periodontal?

Veja a seguir, quais os 3 estágios da doença periodontal!
  • Estágio inicial – gengivite.
  • Estágio intermediário – periodontite.
  • Estágio severo – periodontite avançada.

Qual o primeiro sinal da doença periodontal?

No início do processo, a doença periodontal manifesta-se na forma de gengivite, representando o seu primeiro estágio. É ocasionada basicamente pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro, mas influenciada também por outros fatores. Ambos se acumulam nas gengivas devido à má escovação e ao não uso diário do fio dental.

Qual é a manifestação inicial da doença periodontal?

Ela geralmente se manifesta como um agravamento da gengivite e então, se não for tratada, com o afrouxamento e perda dos dentes. Outros sintomas são raros, exceto em pacientes com infecção pelo HIV ou com formação de abscessos, situações nas quais a dor e o edema são comuns.

Quais os graus da periodontite?

Com base nestas variáveis, a periodontite foi classificada em pré- puberal, periodontite juvenil localizada ou generalizada, periodontite do adulto e periodontite progressiva rápida.

DOENÇA PERIODONTAL: SINAIS E TRATAMENTOS (com Dr. Pedro Albertoni)

23 questões relacionadas encontradas

O que é periodontite leve?

Ela tem como característica a perda óssea horizontal ao redor dos dentes e pode ser generalizada ou localizada. Ela é dividida em graus de severidade e classificada por meio da mensuração de perda óssea: 1 a 2 mm é considerada leve, de 3 a 4, já passa a ser moderada, e a severa começa a partir da perda de 5 mm de osso.

Qual a forma mais leve da doença periodontal?

Em casos mais leves, é caracterizada clinicamente pela inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento. Em casos mais graves, pode provocar a perda dos tecidos de sustentação dos dentes. Embora apresente extensões e gravidades variáveis, as doenças periodontais são condições muito comuns na população.

Tem cura para doença periodontal?

Felizmente, a periodontite tem cura. Contudo, o tratamento não é igual para todos os pacientes.

Como reverter a doença periodontal?

Como reverter a periodontite? Para evitar uma periodontite avançada, é preciso realizar uma boa escovação dos dentes, fazer uso de fio dental de forma correta e visitar o dentista regularmente. Como uma boa rotina de limpeza, é possível evitar o avanço da doença periodontal.

É possível reverter a periodontite?

Para reverter esse problema é feita a redução da bolsa periodontal ou uma cirurgia a retalho para a remoção desse acúmulo de placa.

Como saber se estou com doença periodontal?

No caso das doenças periodontais, o sinal mais característico é o sangramento gengival. Além disso, alteração na posição dos dentes, inchaço na gengiva, mobilidade nos dentes, retrações gengivais, mau hálito e retenções de alimentos são indícios de que a doença já pode estar instalada.

Qual Anti-inflamatório tomar para periodontite?

Também pode ser necessário o uso de medicamentos via oral, antibióticos (geralmente amoxicilina ou minociclina), anti-inflamatórios (como ibuprofeno e nimesulide) e analgésicos (como o paracetamol, por exemplo), para aliviar a dor da gengivite.

Como a periodontite é tratada?

O tratamento periodontal consiste em uma limpeza profissional com raspagem e remoção da placa bacteriana e do tártaro acumulados nos dentes e na borda das gengivas. Também é feito o alisamento da raiz (remoção de cálculos na raiz). O paciente é orientado a manter higiene oral doméstica adequada.

Quanto tempo leva tratamento periodontal?

Para se evitar que a doença retorne é fundamental que o paciente faça a Terapia Periodontal de Suporte, que nada mais é do que a consulta de manutenção, geralmente realizada de 6 em 6 meses. Em alguns casos o uso de antibióticos se faz necessário para exterminar as bactérias causadoras da periodontite.

O que agrava a doença periodontal?

O que causa a doença periodontal é o acúmulo da placa bacteriana, o tártaro, a falta de cuidado com a higiene bucal e a ausência de acompanhamento da saúde dos dentes e da boca com um dentista.

Qual o melhor tratamento para doença periodontal?

O tratamento da peridontite

Além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Algumas vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.

Qual é a principal causa da doença periodontal?

A principal causa da periodontite é a placa bacteriana nos dentes, também chamada de placa dental ou biofilme. Outros fatores de risco como o hábito de fumar ou a diabetes não controlada também podem contribuir para o desenvolvimento da periodontite.

Como é a dor da periodontite?

Em geral, a periodontite não causa dor, a menos que uma infecção leve ao acúmulo de pus (abscesso) em uma bolsa, os dentes se afrouxem o suficiente para se moverem durante a mastigação, ou a periodontite afete uma pessoa com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana.

Quando a periodontite é grave?

A doença periodontal avançada é caracterizada pela morte de tecido gengival, ligamentos do dente e osso de suporte . É causada pela falta de suprimento sanguíneo (necrose), resultando em infecção grave. Este tipo geralmente ocorre em pessoas com um sistema imunológico comprometido.

Como saber se a periodontite está avançada?

A mobilidade dos dentes é um grande indicador de estágio avançado da doença periodontal, pois nesse cenário é mais do que necessária a intervenção de um(a) dentista para garantir que a vitalidade dos dentes não seja prejudicada, uma vez que nesse estágio eles conseguem se deslocar.

Como fica a boca com periodontite?

A periodontite pode ser percebida pelo inchaço na gengiva, que também pode estar vermelha e apresentar sangramento durante a escovação e alimentação. Além disso, quando observa-se que os dentes estão ficando tortos ou separados aos poucos, pode ser sinal de que os tecidos de sustentação dos dentes estão enfraquecidos.

Qual a melhor pasta de dente para quem tem periodontite?

A dica de melhor creme dental para problemas de gengiva fica por conta da pasta de dente Colgate Periogard, que traz fórmula avançada de ação antibacteriana, ajudando a prevenir placa, gengivite e sangramento da gengiva* infecções e sangramentos.

O que acontece se não tratar periodontite?

Muitas vezes, dependendo da gravidade do problema, acontecem danos no ligamento periodontal e no osso alveolar. E isso se traduz em dentes bambos na gengiva que, com o passar do tempo e a ausência de tratamento, pode levar o indivíduo à perda de um ou mais elementos dentários.

Como calcular o grau de periodontite?

o Grau A – progressão lenta (razão % perda óssea/idade até 0,25 mm) e sem fatores de risco (tabagismo ou diabetes mellitus). o Grau B – progressão moderada (razão % perda óssea/idade 0,25-1 mm). Fatores de risco : fumantes abaixo de 10 cigarros ao dia ou HbA1c < 7% em pacientes com diabetes.

Artigo anterior
Quais os tons de loiro escuro?
Artigo seguinte
Qual é a ave do Brasil?