Qual é o prazo para recorrer de uma sentença trabalhista?

Perguntado por: Fernando Paulo de Anjos  |  Última atualização: 2. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)

O prazo para a interposição do recurso é de 15 dias a partir da data da intimação da sentença proferida.

Qual o prazo para recorrer de uma sentença trabalhista?

Conforme mencionado anteriormente, após a sentença de primeira instância, a empresa tem o prazo de 8 (oito) dias para interpor o recurso ordinário perante o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). No caso do recurso de revista ao TST, o prazo é de 8 (oito) dias após a publicação da decisão do TRT.

Qual recurso cabível contra sentença trabalhista?

Quando se trata de sentença, o recurso cabível no processo trabalhista é o recurso ordinário, que deve ser interposto no prazo de 8 dias. Com isso é facultado a retratação do juiz no prazo de 5 dias. Com a improcedência liminar. Nesse caso, interposto o recurso, o juiz também tem 5 dias para se retratar.

Qual é o prazo para recorrer de uma sentença?

Proposta fixa prazo de 15 dias para apresentar recurso a sentença de juizados especiais. O Projeto de Lei 2593/21, do deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), fixa prazo de 15 dias úteis para apresentação de recursos à execução de sentença proferida em juizados especiais cíveis.

Quais os prazos dos recursos trabalhistas?

O recurso ordinário trabalhista possui o prazo de interposição de 8 dias úteis, excluindo o dia da intimação e incluindo o final do prazo. A regra da contagem do prazo é a mesma utilizada no CPC de 2015.

O QUE ACONTECE DEPOIS DA SENTENÇA | PROCESSO TRABALHISTA

37 questões relacionadas encontradas

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença trabalhista?

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

Qual é o último recurso de um processo trabalhista?

Recurso Extraordinário: É o recurso contra a decisão da última instância do TST onde o processo é endereçado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Quando não cabe mais recurso no processo?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

O que acontece depois que o juiz dá a sentença favorável?

Após a decisão favorável e definitiva, quando não houver mais possibilidade de recurso, o juiz ordenará o cumprimento da obrigação, ou seja, será dará efetividade ao que foi determinado no julgamento.

O que acontece se não recorrer da sentença?

Não havendo recurso e não sendo caso de reexame necessário (não haver órgão público como parte) o sistema automaticamente lançará o trânsito em julgado no processo e encerrará o fluxo (término).

Qual o tempo máximo que um processo pode ficar parado no TST?

Boa Tarde, depende do tipo de processo ou recurso, e qual instância o mesmo vai, TST, STF, STJ, contudo, mesmo assim o processo poderá demorar, dois, três anos ou até mais, salvo se já houver jurisprudência sobre o assunto, no máximo poderá demorar dois anos.

Quando começa a contar o prazo do recurso ordinário trabalhista?

De tal modo, conforme disposição do Art. 775 da CLT, a contagem dos prazos trabalhistas passou a ser feita em dias úteis, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o dia do vencimento. Assim, a contagem será iniciada no primeiro dia útil subsequente ao dia da ciência.

Como é a contagem de prazo no processo do Trabalho?

775 da própria CLT. Eles determinam que os prazos trabalhistas são contados em dias úteis , excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento. Mas, se o dia de início ou de final do prazo caírem em finais de semana, feriados ou dia de expediente suspenso, vai ser considerado o próximo dia útil.

Qual o prazo para recorrer?

O tempo que um processo demora na fase de recurso pode ser de 7 meses em média, caso ocorra em tribunais estaduais.

É possível recorrer da sentença trabalhista?

Perdi o processo trabalhista, posso recorrer? Antes de uma sentença ser proferida, não é possível recorrer. No entanto, uma vez que a sentença é dada, ambas as partes, tanto o reclamante quanto o reclamado, têm o direito de entrar com um recurso.

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença?

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

Qual o próximo passo depois de uma sentença?

Após a publicação da sentença, os advogados são intimados e têm prazo para apresentar recursos, como embargos de declaração ou apelação. Estes recursos visam esclarecer pontos obscuros, omissões ou contradições na sentença ou, no caso da apelação, modificar ou desconstituir a decisão do juiz.

Qual o prazo para pagamento após a sentença?

Qual o prazo do cumprimento de sentença? No caso de condenação em quantia certa, o CPC/2015 determina 15 dias para o pagamento voluntário da dívida. Após esse prazo, sem a quitação voluntária, terá início automático novo prazo de 15 dias para o oferecimento da impugnação. Esses prazos são sucessivos e ininterruptos.

Como saber se o processo está na fase final?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

O que acontece quando se recorre de uma sentença?

O que acontece quando o réu recorre a sentença? Dado entrada com o recurso, o processo não será avaliado pelo mesmo juiz de direito, na verdade, ele irá para um tribunal, onde será julgado por desembargadores (juízes de 2a instância). Sobre essa decisão, não chamamos mais de sentença, mas sim de acórdão.

Qual é o prazo para o trânsito em julgado da sentença?

Certificar o trânsito em julgado, em relação aos defensores público e dativo, sempre após a intimação do réu, contando-se o prazo de 05 (cinco) dias, a partir de sua intimação.

Quantas vezes a empresa pode parcelar processo trabalhista?

O dispositivo permite o parcelamento em até seis vezes, bastando que o devedor reconheça a dívida e deposite pelo menos 30% do valor devido, com acréscimos de honorários advocatícios e de custas processuais. A previsão já existia no CPC de 1973 (artigo 745-A), incluída em 2006.

O que vem depois do recurso trabalhista?

Depois do primeiro recurso, os desembargadores do tribunal (TRT), emitem o acórdão. Depois do acórdão podem-se entrar os seguintes recursos: Recurso de Revista: Este recurso é aplicável às decisões dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), em recurso ordinário.

Quem perde na segunda instância pode recorrer?

Nesse contexto, de acordo com o que falamos anteriormente, o que aconteceria se perdesse o processo na 2a instância? Ainda tem como recorrer? A resposta curta é não. O recurso de livre motivação não é mais possível, devido ao princípio do duplo grau de jurisdição.

Como saber se um processo judicial trabalhista está chegando ao fim?

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

Artigo anterior
Quanto custa escriturar um terreno?
Artigo seguinte
É possível ter um cabelo com progressiva saudável?