O que pode causar dor na mama?

Perguntado por: André Hélder Gonçalves de Henriques  |  Última atualização: 28. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (17 avaliações)

O que é dor na mama? A mastalgia, mais conhecida como dor na mama, é causada por fortes alterações hormonais, como as que acontecem na menopausa ou menstruação. A dor na mama também pode estar relacionada com situações mais graves como mastite da amamentação, presença de cistos no seio, ou até mesmo, câncer de mama.

Quando a dor na mama é preocupante?

Quando consultar um médico

Dor na mama que persiste (por exemplo, dura mais de um mês) deve ser avaliada por um médico.

Estou sentindo muita dor na mama o que pode ser?

Quais as principais causas da dor nos seios? Boa parte dos casos em que o bico do peito fica dolorido é consequência do ciclo menstrual ou de eventos específicos, como atritos e batidas. Outras condições que levam a um quadro de dor nos seios são relacionados a seguir.

É normal só uma mama doer?

A dor na mama pode ocorrer em apenas uma mama ou nas duas ao mesmo tempo, sendo leve ou moderada. É importante ficar alerta aos sintomas! Se a dor ou desconforto permanecerem por mais de 15 dias, deve-se ir ao ginecologista para uma avaliação.

Como saber se é dor muscular ou na mama?

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

Entenda o que são as dores nas mamas - Você Bonita (05/02/21)

16 questões relacionadas encontradas

Como saber se a glândula mamária está inflamada?

A mama infectada costuma ter aspecto inchado e avermelhado e fica quente e sensível ao toque. Talvez apenas parte da mama esteja vermelha e dolorida. A mulher pode ter febre. Raramente, infecções de mama resultam em uma bolsa de pus (abscesso).

Como é a dor na mama com câncer?

Em geral, são dores leves, com pequenos desconfortos em ambas as mamas, causadas por variações hormonais da mulher em período fértil. Ocorrem na segunda metade do ciclo, agravam-se dias antes da menstruação e desaparecem quando a mulher menstrua. Quando esta dor é de intensidade maior, é chamada de mastalgia cíclica.

Quais são os primeiros sinais do câncer de mama?

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

É normal sentir fisgada na mama esquerda?

A sensação de agulhadas na mama está geralmente ligada a mudanças hormonais. Daí a sua percepção com maior frequência entre mulheres que estão amamentando, grávidas, na puberdade ou entrando na menopausa. Contudo, vale lembrar que sentir dor não é normal.

Como é a dor de cisto na mama?

Um cisto mamário inflamado pode causar dor, vermelhidão e inchaço na área afetada. A inflamação geralmente é temporária e pode ser tratada com medidas como repouso e medicamentos para dor.

O que é mastite na mama sintomas?

Os principais sintomas de mastite são inchaço da mama acometida, vermelhidão, dor e calor local. “Frequentemente as mastites acometem apenas uma das mamas. A mulher pode perceber um abaulamento amolecido e doloroso (no caso da formação de abscessos).

Quanto tempo dura a mastalgia?

Essa condição se manifesta no período pré-menstrual, dura cerca de 4 dias, e melhora após a menstruação. Durante a mastalgia, as mamas podem ficar mais densas e com nodulações palpáveis.

O que a ansiedade pode causar na mama?

Outro estudo sueco mostrou que as mulheres estressadas têm um risco duas vezes maior de desenvolver um câncer de mama quando comparadas às mulheres que não apresentam níveis altos de estresse.

Como é a dor de um tumor maligno?

Olá! Qualquer tumor, benigno ou maligno, pode doer dependendo principalmente da localização, se houver por exemplo compressão de alguma estrutura nervosa ou se causar reação inflamatória local. Por isso a dor não é parâmetro nem para desconfiar e nem para deixar de investigar.

Quando desconfiar de um câncer?

Perda de apetite. Dor nova e persistente. Problemas com a visão ou audição. Enjoos e vômitos frequentes.

Como detectar o câncer de mama em casa?

AutoExame: Detecção Precoce Vai Além

A mulher deve apalpar suavemente uma mama de cada vez, verificando se há alterações na mama, aréola ou mamilo. Deve ser feito uma vez por mês, ao final da menstruação; para mulheres na menopausa, o ideal é definir uma data e fazê-lo mensalmente.

Qual a idade mais comum de câncer de mama?

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam, de modo geral, esse risco (Silva e Silva, 2005; WHO, 2018).

Onde fica o nódulo do câncer de mama?

São bolsas cheias de líquido que aparecem no tecido mamário. Geralmente, os cistos são ovais ou redondos, e podem ser moles ou mais duros ao toque. Podem surgir secreções nos mamilos e sensibilidade ou dor nas mamas. Eles costumam aumentar de tamanho logo após o período menstrual.

O que é bom para dor nas mamas?

Quando a dor incomoda muito, o ginecologista poderá indicar a toma de Bromocriptina, Danazol e Tamoxifeno, ou como opções naturais, o Agnus Castus, Óleo de prímula, ou vitamina E, que devem ser tomados durante 3 meses para a seguir avaliar os resultados.

Quais os sintomas de nódulo benigno na mama?

Presença de nódulo arredondado, firme e móvel na mama; Dor ou sensibilidade na mama (em alguns casos); Aumento do tamanho da mama (em alguns casos).

Como saber se é mastite ou câncer?

Os exames de imagem como mamografia e ultrassom e a biópsia podem ser importantes para descartar a doença maligna ou câncer. A sua avaliação clínica através das história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. Alguns tipos de câncer podem mimetizar uma mastite.

Onde a ansiedade faz doer?

É comum que em meio a crises ansiosas, a pessoa tenha a sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos por todo corpo. Por vezes, a tensão é tão grande que pode gerar dores locais. Nesse caso, técnicas como massagens e exercícios regulares podem ajudar a relaxar e aliviar as tensões.

Quais as cinco dores da ansiedade?

Entre as principais, estão o transtorno da ansiedade generalizada, o transtorno do pânico, de ansiedade social, obsessivo compulsivo, pós-traumático, o de ansiedade de separação e as fobias.

O que pode ser dor na mama e na axila?

Dor cíclica é o tipo mais comum de mastalgia. Ela pode ser causada por alterações nos hormônios durante o ciclo menstrual. Esta dor geralmente ocorre em ambas as mamas. É geralmente descrita como uma sensação de peso ou dor que se irradia para a axila e braço.

Onde dói a mastalgia?

Dor difusa e bilateral na mama é geralmente causada por alterações hormonais ou mamas grandes e pendulares.

Artigo anterior
Como retirar o nis pela internet?
Artigo seguinte
Qual a relação de Eduardo Saverin Mark Zuckerberg?