O que é multiplexador e demultiplexador?

Perguntado por: Marcos José Ramos Pacheco Moura  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.6/5 (35 avaliações)

Um demultiplexador ou desmultiplexer, por vezes denominado pelos anglicismos demultiplexer, ou demultiplex, é um dispositivo que executa a operação inversa do multiplexer, isto é, distribui informações de uma única entrada para uma das diversas saídas.

Para que serve multiplexadores e Demultiplexadores?

Os MUX e DEMUX ou ainda Multiplexadores e Demultiplexadores são sistemas digitais que podem processar informações de diversas formas, funcionando como conversores série/paralelo e vice versa.

Qual a função de um multiplexador?

Um MUX ou Multiplexador (Multiplexer em inglês), é um dispositivo eletrônico que é utilizado para selecionar um sinal de entrada, para que este esteja presente na saída. É importante notar que o sinal aplicado à entrada pode ser analógico ou digital.

Quais as diferenças de um multiplexador para um demultiplexador?

O circuito de um DEMUX é praticamente igual ao de um MUX, com a diferença que o DEMUX não utiliza uma OR para interligar as ANDs. Isso porque a saída de cada AND é ligada a um saída (S0-S3).

Como funciona o Multiplex?

O demultiplexador conecta o pino de entrada a um dos pinos de saída. Qual pino vai ser selecionado depende do estado dos pinos de comando. A quantidade de pinos de comando varia de acordo com a quantidade de pinos de saída. Os pinos de comando têm apenas 2 estados, ou nível alto (1) ou baixo (0).

Multiplexadores e Demultiplexador

35 questões relacionadas encontradas

O que faz um circuito integrado multiplexador 16-1?

O Módulo Multiplexador 16 Canais Analógico Digital CD74HC4067 é um dispositivo comutador analógico controlado digitalmente que usa a tecnologia CMOS de porta de silício para atingir velocidades operacionais semelhantes ao LSTTL, com baixo consumo de energia dos circuitos integrados CMOS padrão.

Como funciona o codificador?

O codificador é um circuito que possui diferentes entradas e um valor de saída para cada uma delas. Ou seja, o valor da saída depende de qual entrada for acionada. E, como o próprio nome do circuito diz, a saída é uma codificação da entrada. A saída é um valor binário que pode ser de 1 ou mais bits.

Quantas entradas tem um multiplexador de 3 variáveis de seleção?

Um Mux de oito canais ou entradas é um Mux que conta com três variáveis de seleção : n = 2m = 23 = 8. A seleção de entradas não depende do nível lógico e desta forma na coluna de saída em vez de serem representados os valores lógicos são apresentadas as variáveis de entrada.

O que define os bits de controle no multiplexador?

Em sua realizaç˜ao mais simples, um multiplexador digital é um circuito que dado um sinal de controle C de um bit controla se a saıda S do circuito receberá os dados no canal I0 ou I1. ... As portas E selecionam qual canal será redirecionado com base no bit de controle.

Qual a relação entre o número possível de entradas em um MUX em função do número de variáveis de controle?

No mux, o número de entradas é dependente do número de variáveis de seleção pela relação abaixo: n = 2m n - número de canais de entrada; m - número de variáveis de seleção.

Qual a principal função do multiplexador em um circuito Combinacional?

O Demultiplexador é um circuito que transforma uma sequência de dígitos em série em linhas combinacionais. As variáveis de seleção tem como função definir para qual saída será enviada a informação de entrada.

O que é e para que serve a multiplexação?

A multiplexação é uma função que transmite 2 ou mais sinais individuais, de forma simultânea, por meio de um único cabo ou via wireless. É uma técnica que abre mais canais de comunicação e amplia a capacidade de transmissão de dados.

Qual é a finalidade das entradas de endereço num multiplexador?

O multiplexador é um dispositivo que seleciona uma das entradas de dados para a saída em função das entradas de endereçamento, enquanto que, o demultiplexador endereça uma única entrada de dados para uma das saídas, também em função das entradas de endereçamento.

O que é circuito Combinacional?

Circuitos Combinacionais são aqueles em que o sinal de saída depende única e exclusivamente das combinações dos sinais de entrada. Os circuitos deste tipo não possuem nenhum tipo de memória, ou seja, as saídas não dependem de nenhum estado anterior do circuito.

Quantos bits de seleção são necessários para Multiplexar?

Para que o mesmo funcione, faz-se necessário que os sinais de seleção (2 bit localizados abaixo do mux e demux) sejam os mesmos. Também são necessários 4 “passos”, um para a transmissão de cada um dos 4 bits.

Qual a função lógica que representa um circuito MUX de 2 entradas?

Um Multiplexador ou MUX é um circuito combinacional dedicado, ou seja, composto de portas lógicas (principalmente portas AND), possuindo duas ou mais entradas e somente uma única saída. Sua finalidade é selecionar uma de suas entradas e conectá-la eletronicamente a sua única saída.

O que é um Demux?

Um demultiplexador ou desmultiplexer (abreviação: DEMUX), por vezes denominado pelos anglicismos demultiplexer, ou demultiplex, é um dispositivo que executa a operação inversa do multiplexer, isto é, distribui informações de uma única entrada para uma das diversas saídas.

Qual a finalidade das entradas de endereço?

As entradas de endereço (A1, A2 e A3) tem por finalidade selecionar qual das informações de entrada (E0, E1, E2 e E3) será enviada para a saída (S). A figura a seguir apresenta um circuito multiplex básico com duas variáveis: As variáveis de endereço ou seleção podem assumir os valores 0 ou 1.

O que é um meio somador?

Meio Somador

O circuito combinacional que executa a soma de 2 bits é denominado de semi-Somador. O circuito semi-Somador consiste em 2 entradas e 2 saídas. Podemos designar as 2 entradas pelos 2 bits a serem de entrada que serão somados e as 2 saídas que são a Soma.

Qual a função de um decodificador?

Os decodificadores são circuitos que convertem uma entrada binária, considerada um inteiro sem sinal, para uma saída que representa um código. Sua forma mais comum é acionar a saída correspondente ao valor numérico da entrada.

O que é um decodificador de sinal?

Conversor, decodificador ou receptor de televisão (em inglês: set-top box, STB ou power box) são termos que descrevem um equipamento que se conecta a um televisor e a uma fonte externa de sinal e transforma esse sinal em conteúdo no formato que possa ser apresentado em uma tela.

Qual a função do decodificador dentro da memória?

O endereço, ao entrar na memória, passa pelo Decodificador de Linha/Coluna, este recebe os endereços e decodifica apontando para a linha/coluna correta de onde contém a informação a ser lida. Os barramentos de Endereços, Dados e Controle sendo as vias principais para receber e enviar informações.

O que é circuito integrado multiplexador?

No projeto de circuitos digitais, o multiplexador é um dispositivo que possui múltiplos fluxos de dados na entrada e somente um fluxo de dados na saída. Ele envia um sinal de ativo aos terminais de saída baseado nos valores de uma ou mais "entradas de seleção" e numa entrada escolhida.

Em que o 7445 difere do 7442?

O circuito integrado TTL 7445 tem a mesma função, com a diferença de que possui transistores na configuração de coletor aberto na saída podendo, com isso, trabalhar com tensões de até 30 V e drenar correntes de até 80 mA. A pinagem é a mesma do 7442.

Qual é a finalidade da entrada Strobe em um multiplexador ou em um Demultiplexador?

Os multiplexers podem ter uma entrada adicional de “enable” (EN) ou “strobe” (G) que permite controlar (activar/desactivar) a função de multiplexagem.

Artigo anterior
O que é metadescrição?
Artigo seguinte
O que é carrego na umbanda?