Qual é o prazo de validade de uma medida protetiva?

Perguntado por: Carolina Oliveira de Lima  |  Última atualização: 5. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (33 avaliações)

As medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha são válidas enquanto perdurar a situação de perigo. E isso, por si só, impede a fixação de tempo de vigência.

Tem que renovar a medida protetiva?

O juiz explicou que a vítima pode requerer a renovação do prazo das medidas protetivas e que se constatar o descumprimento da decisão deve procurar a delegacia de polícia mais próxima ou acionar a Patrulha Maria da Penha.

Quando termina a medida protetiva o que acontece?

Após o término do prazo, é possível que a medida seja renovada, caso seja necessário, mediante pedido do Ministério Público ou da própria vítima. Cabe ressaltar que a violação de uma medida protetiva pode resultar em sanções penais para o agressor, como a prisão preventiva, por exemplo.

Quanto tempo demora para o juiz revogar a medida protetiva?

A partir do pedido revogação de medida protetiva feito pela vítima, o expediente deverá ser encaminhado ao juiz, o qual terá o prazo de até 48 horas para conhecer do pedido, nos termos do art. 18 da Lei Maria da Penha.

Quando a medida protetiva é cancelada?

As medidas protetivas são decretadas pelo poder judiciário. Nesse sentido, somente o juiz responsável pelo processo poderá revogar essa medida. De qualquer forma, caso seja da vontade da vítima a revogação dessas medidas, deverá se manifestar esse desejo perante juiz da vara de Violência Doméstica.

O que é a medida protetiva e quanto tempo ela dura? | Advogado Lunay Costa - SP, Sp

21 questões relacionadas encontradas

Quem pode anular uma medida protetiva?

É possível apresentar defesa contra a medida protetiva por meio de seu advogado ou defensor para revogação ou modificação da medida. Me reconciliei e agora? Se a vítima optar por continuar com o relacionamento com o acusado deve informar ao judiciário (cartório) para a revogação da medida protetiva.

Como acabar com a medida protetiva?

O primeiro passo é a contratação de um advogado, que irá apresentar um pedido formal de revogação (defesa). Caso seja negado o pedido, caberá um recurso chamado "Recurso em Sentido Estrito" e, se não obtiver êxito, Habeas Corpus. Estas são as únicas maneiras jurídicas de questionar a concessão de uma medida protetiva.

Quando a medida protetiva vira processo?

“A vigência das medidas protetivas da Lei Maria da Penha independe do curso da ação penal, podendo se perenizar mesmo quando o feito é arquivado por desinteresse da ofendida. Elas visam à proteção da mulher, e não a prover a instrução do processo”.

O que acontece com a medida protetiva se o casal voltar?

Reconciliação não afasta crime por descumprimento de medida restritiva. Ao contrário do que muitos casais pensam, a reconciliação não suspende automaticamente a ordem judicial de afastamento ou qualquer outra medida protetiva que tenha sido deferida.

Como consultar medida protetiva pelo CPF?

Como consultar o processo pelo CPF?
  1. Acesse o site de consultas do Tribunal onde tramita o seu processo.
  2. Tenha o número de identificação.
  3. Como consultar o processo pelo CPF: entenda cada etapa.
  4. A posição na fila de pagamento.
  5. Banco onde o valor será depositado.
  6. Evolução anual dos pagamentos.
  7. Lista de precatórios pendentes.

Quem tem medida protetiva fica fichado?

Muito se questiona se as medidas protetivas de urgência sujam o nome. Isto porque, em quase 100% dos casos, todo o embaraço ou confusão acaba na delegacia. Pois bem. Hoje, se houver uma medida protetiva de urgência contra você, saiba que não constará SPC, Serasa e afins.

Quanto tempo prescreve o crime de violência doméstica?

129,§ 9º, do Código Penal. As infrações penais como vias de fato e ameaça, por exemplo, prescrevem em três anos, em razão da pena máxima que não ultrapassa os seis meses. Já a lesão corporal que tem pena máxima de três anos, e prescreve em oito anos.

Quantas vezes uma medida protetiva pode ser prorrogada?

APELO DA VÍTIMA BUSCA O RESTABELECIMENTO DA MEDIDA. A Lei Maria da Penha não estabelece prazo para a vigência das medidas protetivas, que podem ser renovadas quantas vezes se verificar necessárias para o resguardo da integridade física e psicológica da vítima, não pode, todavia, perdurar indefinidamente.

O que quebra a medida protetiva?

24-A. Descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência previstas nesta Lei: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos. § 1o A configuração do crime independe da competência civil ou criminal do juiz que deferiu as medidas.

Quem tem medida protetiva pode visitar na cadeia?

Sim, apesar de ser comum o impedimento da esposa ou companheira vítima de violência doméstica e ou com medida protetiva realizar visita ao preso, não há proibição na lei.

Como funciona a nova medida protetiva?

As medidas protetivas serão concedidas independentemente da tipificação penal da violência, do ajuizamento de ação ou da existência de inquérito policial ou boletim de ocorrência. Deverão vigorar enquanto persistir risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da ofendida ou dos dependentes.

Como saber se uma medida protetiva foi revogada?

Se, todavia, não foi possível localizar alguma das partes, para saber se a medida protetiva foi retirada é permito que se dirija diretamente ao poder judiciário para solicitar informações ou contrate um advogado de sua confiança para apurar essa situação.

Precisa de provas para pedir medida protetiva?

Ao formalizar o pedido é importante juntar o maior número possível de provas, podem ser consideradas provas para pedido de medida protetiva: prontuário de atendimento médico, laudo médico, print de mensagens do celular/email, fotos, testemunhas, etc.

Tem fiança para descumprimento de medida protetiva?

24-A). Ademais, havendo prisão em flagrante em decorrência do descumprimento da medida protetiva, a autoridade policial não poderá arbitrar fiança, mas tão somente o juiz.

O que acontece se a vítima de violência doméstica não for na audiência?

Segundo a Conamp, o não comparecimento da vítima a tal audiência vinha sendo interpretada como renúncia tácita, com extinção da punibilidade do agressor e arquivamento do processo.

Qual o prazo para se retirar uma queixa?

Crimes de injúria, calúnia e difamação: é possível retirar a queixa sem maiores problemas, basta declarar no processo que deseja renunciar, ou fazer uma declaração de próprio punho e assinar ou aguardar o prazo de 6 meses. Feito isso o companheiro não poderá ser punido.

Quanto tempo a vítima tem para representar?

Atualmente, o direito de queixa ou de representação para se iniciar uma investigação sobre o delito tem prazo máximo de seis meses.

Como saber se a medida protetiva ainda é válida?

As medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha são válidas enquanto perdurar a situação de perigo. E isso, por si só, impede a fixação de tempo de vigência.

Como saber se o processo chegou ao fim?

Como saber se o processo chegou ao fim? Em alguns casos, o encerramento de um processo pode ser divulgado em publicações oficiais, como diários de justiça ou boletins judiciais. Essas publicações costumam ser disponibilizadas pelos tribunais e podem ser consultadas para verificar se o processo foi encerrado.

Quanto tempo leva para um processo ser arquivado definitivamente?

Ainda de acordo com a nova norma, os processos estarão aptos à eliminação após cinco anos do arquivamento definitivo.

Artigo anterior
O que um curso de administração?
Artigo seguinte
O que significa has I10?