Qual é o ponto de partida da teoria de Wallon?

Perguntado por: Vicente Paulo Simões de Macedo  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)

O ponto de partida da teoria de Wallon é o estudo da psicogênese da pessoa, um processo que aborda o psiquismo humano (GRATIOT-ALFANDÉRY, 2010). Seu empenho ocorre à partir dos estudos concentrados nas fases iniciais da infância.

Quais são os estágios de Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Qual o conceito de aprendizagem para Wallon?

Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.

Qual a contribuição da teoria de Wallon para a educação?

Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.

Quais são as principais características da teoria de Wallon é como se aplica na nossa realidade brasileira?

A teoria walloniana torna-se interessante para o Brasil a partir dos anos de 1980, onde teve grande contribuição no que se refere à formação de professores que englobam a aprendizagem e o papel do professor na formação da criança, o autor apresenta como ocorre o desenvolvimento da criança de uma fase para a outra.

HENRI WALLON (1) - AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA | TEORIA PSICOGENÉTICA

17 questões relacionadas encontradas

Como aplicar a teoria de Wallon na sala de aula?

Numa sala de leitura, por exemplo, a criança pode ficar sentada, deitada ou fazendo coreografias da história contada pelo professor. Os temas e as disciplinas não se restringem a trabalhar o conteúdo, mas a ajudar a descobrir o eu no outro. Essa relação dialética ajuda a desenvolver a criança em sintonia com o meio.

Quais são os principais conceitos de Wallon?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

Qual a importância da teoria de Wallon?

A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua ...

Quais são os dois fatores importantes para a explicação do desenvolvimento de acordo com Wallon?

Fatores orgânicos e sociais no desenvolvimento

Essa seria a primeira condição para que a gente possa desenvolver a nossa capacidade para nosso crescimento. Além dele, as influências do meio colaboram e moldam essa primeira instância.

É conceito de aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Quais são os estágios propostos pela psicogenética Walloniana explique cada um?

Os estágios propostos são os seguintes: - impulsivo (do nascimento aos 3 meses) e emocional (dos 3 meses a 1 ano); - sensório-motor e projetivo (dos 12 meses aos 3 anos); - personalismo (dos 3 aos 6 anos); -categorial (dos 6 aos 11 anos);

Em qual estágio de desenvolvimento você se encontra Segundo Wallon?

Estágio Categorial:

Segundo Wallon, a criança desenvolve suas capacidades de memória e atenção voluntária e "seletiva", neste estágio a criança começa a abstrair conceitos concretos e começa o processo de categorização mental onde a criança tem um salto em seu desenvolvimento humano.

Quais são os 4 estágios de Piaget?

Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.

Quais as principais ideias de Henri Wallon sobre aprendizagem e desenvolvimento humanos?

Wallon propõe estágios de desenvolvimento, assim como Piaget, porém, ele não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear. O desenvolvimento humano tem momentos de crise, isto é, uma criança ou um adulto não são capazes de se desenvolver sem conflitos.

Quais as contribuições de Wallon sobre desenvolvimento humano e para o contexto da sua formação docente?

O que Wallon fez em seus estudos:

√ Buscou entender a origem biológica de como se dá o desenvolvimento; √ Colocou características biológicas e orgânicas como sociais; √ Reconheceu que sentimentos e emoções influenciam no desenvolvimento; √ Levou em conta as teorias de Freud e Piaget.

Quanto ao desenvolvimento de consciência de Henri Wallon?

QUESTÃO 2 Quanto ao desenvolvimento da consciência, Henri Wallon a ) acredita ser uma questão central a ser trabalhada quando se trata de desenvolvimento da criança. b ) diz ser uma questão importante, porém não é passível de estudo. c ) não se preocupa com essa questão e centra-se na questão dos estágios.

Qual a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem?

A afetividade estimula o desenvolvimento do saber e da autonomia, por meio das relações que a criança estabelece com o meio e, por isso, ela deve ser respeitada e amada em seu ambiente escolar, pois em seu processo de aprendizagem ela começa a expressar seus sentimentos e emoções, e dessa forma consegue se desenvolver ...

Como trabalhar a afetividade em sala de aula?

Alguns valores como: sentir a presença do outro, sentir-se bem, perceber o olhar, o abraço, compreender o olhar das crianças devem ser resgatados na escola. Segundo Libâneo, os aspectos sócio-emocionais cooperam para a relação professor-aluno.

Qual a crítica que Wallon faz em relação ao movimento nas salas de aula?

Para Wallon (1941/2007), duas dimensões do movimento fazem parte do desenvolvimento precoce infantil: uma é a expressiva, a das emoções, e a outra é a instrumental, que envolve o movimento e a ação direta sobre o meio físico, concreto.

Qual é o papel do professor para Wallon?

Ocupa uma função ímpar e privilegiada no desenvolvimento da criança e pode contribuir para o sucesso ou o fracasso do aluno na escola. Ele pode estabelecer vínculos afetivos muito fortes com e entre os alunos. Conclui-se, portanto, que o professor contagia e é contagiado pelos alunos. Wallon (1971, p.

Quando ocorre o estágio impulsivo-emocional para Wallon?

Wallon (1995

Estágio impulsivo-emocional (0 a 1 ano). Estágio sensório-motor e projetivo (1 a 3 anos). Estágio personalista (3 a 6 anos). Estágio categorial (6 a 11 anos).

O que é estágio sensório-motor?

Em teoria o estágio sensório-motor antecede a linguagem, pois este é o período no qual a criança consegue se comunicar por meio de ações e de sua percepção quanto ao ambiente em que está inserida. É um período de construção, ou seja, de evolução.

O que significa o desenvolvimento Psicogenético?

Conhece-se como psicogenética a disciplina que se dedica ao estudo do desenvolvimento das funções da mente, sempre que existam elementos que permitem suspeitar que esta evolução servirá para explicar ou oferecer informação complementar relativamente aos mecanismos dessas atuações no seu estado acabado.

É característica do estágio do personalismo para Henri Wallon?

O estágio do personalismo, segundo Wallon, vai dos 3 até aproximadamente os 6 anos de idade, a criança é mais voltada para si, buscando o enriquecimento do “eu” formando sua personalidade. ... O estágio personalismo é marcado por oposições, inibições, autonomia, sedução que contribuirão para formação do eu.

O que é aprendizagem significativa segundo Piaget?

A aprendizagem significativa em uma ótica piagetiana

A assimilação designa o fato de que é do sujeito a iniciativa na interação com o meio. Ele constrói esquemas mentais de assimilação para abordar a realidade. Todo esquema de assimilação é construído e toda abordagem à realidade supõe um esquema de assimilação.

Artigo anterior
Quem são os pais de Rodrigo Santoro?
Artigo seguinte
Quanto ganha um medalhista paralímpico 2021?