Qual é o peixe que tá causando urina preta?
Perguntado por: Eva Marta Amaral de Monteiro | Última atualização: 26. März 2025Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)
Os pacientes apresentaram sintomas como dor muscular intensa, abdominal e urina escura após o consumo de peixe da espécie pacu, típico da região. Amostras foram coletadas para análise na Vigilância Epidemiológica do município.
Quais os peixes que transmitem a urina preta?
A principal suspeita é que a síndrome de Haff esteja relacionada a uma toxina que pode surgir em alguns pescados, como tambaqui, badejo e arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão), caso eles não sejam acondicionados de maneira adequada.
Qual doença deixa a urina preta?
Saiba mais da síndrome popularmente chamada de doença da urina preta, causada pela ingestão de peixes e crustáceos contaminados. A doença de Haff é um problema de saúde que causa dor muscular intensa e pode afetar os rins e o sistema urinário.
Quais os peixes que causam a doença de Haff?
A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, foi descrita em 1924 na Europa. Trata-se de um conjunto de sintomas que podem aparecer em até 24hs após o consumo de alguns tipos de peixe como o tambaqui, badejo, arabaiana ou frutos do mar como a lagosta, lagostim e o camarão.
Por que os sobreviventes dos Andes urinavam Preto?
Provavelmente, a causa da urina preta dos sobreviventes do acidente de avião nos Andes foi uma desidratação severa.
Doença da urina preta: quatro estados investigam casos da doença
Quantos Sobreviventes dos Andes estão vivos hoje?
Hoje, 14 dos 16 sobreviventes ainda estão vivos. A maior parte dos passageiros estava na casa dos 20 anos e hoje, 51 anos depois da tragédia, passaram dos 70. Resgatados da montanha, os sobreviventes retomaram a vida, formaram-se na faculdade, constituíram família.
Porque os sobreviventes dos Andes não fizeram fogo?
Por que eles não utilizaram para se aquecer? Porque as poucas coisas que eles tinham que podiam ser queimadas estavam muito molhadas", escreveu o diretor através do X. Além do mais, mesmo que eles conseguissem fazer uma fogueira, o local em que o avião caiu era de baixíssima visibilidade .
Como o peixe adquire a toxina da urina preta?
"Não se sabe também como o pescado adquire essa toxina. Suspeita-se de mudanças no ecossistema, presença de toxinas de cianobactérias ou metais pesados, mas até o momento não foram identificados níveis tóxicos dessas substâncias", completa o nefrologista.
Como prevenir a doença da urina preta?
O que fazer: Caso a pessoa perceba que a urina ficou preta após refeição rica nesse tipo de alimentos, apesar de não ser preocupante, o recomendado é evitar o consumo desses alimentos, optando por outros que possam possuir características nutricionais ou semelhantes. Não ignore os sinais que seu corpo está dando!
Como saber se o peixe tem Haff?
A presença de rigidez e dor muscular e a urina de coloração escura, em associação com o histórico de ingestão de pescado, podem acender um alerta para o problema. Por ser uma síndrome rara, nem sempre é diagnosticada facilmente.
Quando faz xixi Preto o que significa?
Quando o corpo produz uma urina escura, ele pode tanto estar alertando em relação a alguma doença quanto passando uma informação sobre as condições físicas do corpo. Na maior parte dos casos, a urina escura é um sinal de consumo de água abaixo do ideal, que pode levar o paciente a um estado de desidratação.
Quando a urina escura pode ser grave?
Além da desidratação, a urina escura pode ser sintoma de condições mais graves como hepatite, cirrose ou outras doenças hepáticas, que podem resultar em bilirrubina (presença de bilirrubina na urina), conferindo-lhe uma cor mais escura.
Qual é o tratamento para síndrome de Haff?
A doença de Haff não apresenta tratamento específico, sendo este voltado para o alívio dos sinais e sintomas e tratamento das complicações. Como os pacientes podem apresentar insuficiência renal, é importante que a função dos rins seja monitorada e o paciente seja hidratado abundantemente.
Quais os sintomas da doença de Haff?
Os principais sinais e sintomas são dor muscular intensa, fraqueza, rigidez e contratura muscular, podendo ser acompanhada de mal estar, náusea, vômito, redução e alteração na coloração da urina (acastanhada).
O que causa a doença de Haff?
A doença de Haff é um tipo de rabdomiólise em humanos, caracterizada pelo início súbito e inexplicável de rigidez muscular, associado com uma elevação no nível da enzima creatina quinase (CK) em até 24 horas após o consumo de produtos cozidos de mar ou água doce1.
Qual peixe tem toxinas?
Biólogo explicou que o baiacu é um peixe venenoso e que possui toxinas e que antes de ser servido, precisa ser limpo com muito cuidado.
O que tomar para urina preta?
O que fazer: É importante consumir bastante líquidos durante o dia, seja água, chás, sucos naturais ou alimentos ricos em água, pois dessa forma além de deixar a urina mais clara, o que é sinal de hidratação, é possível melhorar o funcionamento do organismo.
Porque o xixi fica preto no frio?
Especialistas consultados pela CNN em Espanhol concordaram que a urina escura poderia estar relacionada à desidratação, mesmo que os sobreviventes ingerissem água através de um sistema rudimentar para derreter a neve. “Os rins são um filtro para o sangue; eles nos ajudam a eliminar toxinas e também água.
Quais são os sintomas da doença de peixe?
Sintomas como dor muscular difusa, rigidez muscular, dormência, perda da força em todo corpo, urina de coloração escura e falta de ar após a ingestão de pescado podem indicar um caso da síndrome. Os pacientes com a síndrome de Haff, em geral, não apresentam febre nem aumento do fígado e baço.
O que tem na urina do peixe?
A urina dos peixes marinhos é bem concentrada, diferentemente da urina dos peixes de água doce. Peixes cartilaginosos: vivem no ambiente marinho e possuem uma grande quantidade de ureia no sangue. Essa ureia faz com que a concentração de solutos no meio seja semelhante à concentração de solutos no interior do corpo.
Tem alguém vivo do acidente dos Andes?
Veja o destino de alguns dos sobreviventes da tragédia: Dois dos sobreviventes — José Luis Iniciarte e Javier Methol — faleceram anos após o resgate nos Andes. Methol morreu em junho de 2015. Ele era casado com Liliana Menthol, que também viajava com o grupo e não resistiu a uma avalanche no local.
Quantos corpos foram comidos nos Andes?
Finalmente, após algumas tentativas, eles encontraram os restos do avião uruguaio que abrigou os 16 sobreviventes do frio brutal durante 72 dias. Dos 40 passageiros e cinco tripulantes que viajavam no avião, 29 morreram.
Quantos corpos Os Sobreviventes dos Andes comeram?
Além dos 11 mortos na colisão, outras pessoas faleceram nas horas seguintes, devido às baixas temperaturas ou à gravidade de seus ferimentos. Ao longo de 72 dias, dezenas de sobreviventes, abrigados no que restou da aeronave, passariam por uma série de provações, como fome, frio intenso e angústia.
O que aconteceu com os corpos do acidente dos Andes?
Embora 16 jovens tenham descido a montanha, os restos mortais daqueles que não sobreviveram nunca deixaram os Andes. Eles foram enterrados perto do local onde morreram.
Como salvaram os sobreviventes dos Andes?
Escrito em papel e caneta, um bilhete foi a salvação para 16 passageiros que escaparam da queda de um avião nos Andes, em outubro de 1972, e conseguiram ser resgatados 72 dias depois.
Quais celulares têm câmera boa?
Quantas vezes por semana eu posso comer macarrão?