Qual é o órgão em que se registra o estatuto social?

Perguntado por: Joana Mafalda de Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
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O documento é deliberado em uma assembleia de constituição, a qual será responsável por debater e definir pormenores específicos do estatuto. Mas, para que uma nova organização surja de fato, o estatuto deve ser registrado na junta comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.

Onde se registra o estatuto social?

O registro do estatuto deve ocorrer na Junta Comercial do Estado, ou, então, em Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, levando em consideração a natureza jurídica da sociedade.

Como registrar o estatuto?

Documentos Necessários para Registro de Associação

ESTATUTO ( assinado por um advogado com número da OAB e pelo presidente eleito); ATA DE FUNDAÇÃO, ELEIÇÃO E POSSE DA DIRETORIA (assinada pelo presidente e demais membros da diretoria devidamente qualificados na forma descrita no item 2).

Quem faz estatuto social?

O Estatuto Social se aplica a cooperativas, sociedades anônimas e entidades sem fins lucrativos. Sua elaboração se dá a partir de uma assembleia onde os participantes discutem quanto algumas particularidades que este mecanismo deverá ter.

O que é estatuto registrado?

ESTATUTO OU CONTRATO SOCIAL. O estatuto social, utilizado pelas sociedades em ações, cooperativas e entidades sem fins lucrativos, ou o contrato social, utilizado pelas demais sociedades, é a certidão de nascimento da pessoa jurídica. ... Nos casos de sociedade de advogados, o registro será feito na OAB.

COMO MONTAR UM ESTATUTO SOCIAL

37 questões relacionadas encontradas

Como ver o estatuto de uma empresa?

Onde obter: Nos registros próprios da pessoa jurídica ou na Junta Comercial/ Registro Civil de Pessoa Jurídica onde são feitos os registros societários.

O que são os estatutos de uma empresa?

O estatuto social é um documento que oficializa a criação de empresas de capital aberto ou fechado - desde que funcionem por cotas. É como se fosse uma certidão de nascimento de uma pessoa jurídica. A exigência está detalhada na Lei das Sociedades Anônimas (nº 6404/76).

Quais empresas possuem estatuto social?

O estatuto social é utilizado para constituir os seguintes tipos de sociedade:
  • sociedades anônimas (SA);
  • sociedades cooperativas;
  • comandita por ações;
  • entidades sem fins lucrativos.

O que faz o estatuto social?

O que é Estatuto Social. ... É um direito (e também um dever) de cada associado conhecer o estatuto social de sua cooperativa ou sociedade, possuir o conteúdo de todas as normas que foram estabelecidas mediante aprovação dos envolvidos, e também da constituição ou reforma estatuária.

O que é contrato estatuto social?

Contudo, enquanto o contrato social é o ato constitutivo de pessoas jurídicas com fins lucrativos e não anônimas, o estatuto social é o ato constitutivo de associações (entidades sem fins lucrativos), sociedade anônima, sociedade em comandita por ações e sociedade cooperativa.

Quanto custa para registrar um estatuto no cartório?

Inicialmente você deve prever um investimento de aproximadamente R$600,00 (seiscentos reais) com despesas cartoriais e copias necessárias dos documentos pós registro.

Quem deve assinar o estatuto?

Observação: O extrato do estatuto social deverá estar assinado pelo Presidente da entidade e por um advogado inscrito na OAB (Lei nº 6.884 de 09.12.90), assinaturas essas devidamente reconhecidas em cartório.

Quem deve assinar um estatuto?

ASSOCIAÇÃO - CONSTITUIÇÃO

2- 02 (duas) vias da Ata de Constituição da pessoa jurídica, aprovando o Estatuto, eleição e posse da primeira diretoria, com prazo determinado de mandato, de acordo com o estatuto, que deverá estar assinada pelo representante legal e reconhecida firma de sua assinatura.

Quem pode criar um estatuto?

Por determinação legal, a Assembleia Geral é o órgão competente para promover as alterações estatutárias necessárias, devendo ser especialmente convocada para este fim e seu quórum de instalação e deliberação deve ser indicado no Estatuto.

Quem tem contrato social?

O documento é indicado aos empreendedores que pretendem formar uma sociedade, seja ela uma micro, pequena, média ou grande empresa. Seu objetivo é formalizar uma sociedade junto ao CNPJ. Com isso, o empreendedor adquire o direito de abrir uma conta corrente jurídica, obter empréstimos, emitir notas fiscais e mais.

Como adquirir estatuto social?

O documento é deliberado em uma assembleia de constituição, a qual será responsável por debater e definir pormenores específicos do estatuto. Mas, para que uma nova organização surja de fato, o estatuto deve ser registrado na junta comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.

Quanto custa para fazer um estatuto social?

O registro do Contrato Social se dará na Junta Comercial do Estado, ou nos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, conforme a natureza jurídica da sociedade. No caso da Junta Comercial o valor é de aproximadamente R$ 200 (duzentos reais).

O que é estatuto exemplo?

Estatuto é um conjunto de normas jurídicas cuja característica comum é estabelecer regras de organização e funcionamento de uma sociedade, instituição, órgão, estabelecimento, empresa pública ou privada. Conjunto de normas que disciplinam as relações jurídicas que possam incidir sobre as pessoas ou coisas.

O que é um documento de estatuto?

O que é estatuto? Assim como o contrato social, e estatuto é um documento obrigatório a ser constituído na criação de uma empresa. Porém ele se aplica a cooperativas, sociedades anônimas e entidades sem fins lucrativos.

Como elaborar um estatuto para uma empresa?

O estatuto social deve incluir: As informações de identificação da corporação: nome, endereço e principal local de negócios; designação da empresa como pública ou privada (vender ações ao público ou manter as ações entre apenas algumas pessoas); CNPJ. Procedimentos e requisitos da reunião anual para notificar membros.

Precisa de advogado para registrar estatuto?

No registro de constituição de uma Associação ou Federação, é necessário a assinatura de Advogado e o número de registro na OAB no estatuto da instituição.

Qual a responsabilidade do advogado ao assinar um estatuto?

O art. 32 do Estatuto, como dito anteriormente, é o que trata da responsabilidade civil do advogado nessa legislação. Em seu parágrafo único, o mesmo dispõe acerca da lide temerária, atribuindo responsabilidade solidária entre o advogado e o cliente quando se unem para lesar a parte contrária.

Quem deve assinar o Contrato Social?

Para registrar um contrato social como Sociedade Limitada, os sócios envolvidos no processo e as empresas devem apresentar a seguinte documentação à Junta Comercial de seu respectivo estado: Formulário de requerimento, também conhecido como Capa de Processo , com a assinatura do administrador, sócio ou procurador.

Quem deve assinar a ata de fundação de uma associação?

A ata deverá ser assinada por todos os associados fundadores ou acompanhada por uma lista de presença que contenha a identificação dos presentes.

Quanto custa para registrar uma associação sem fins lucrativos?

Para abrir uma Associação você deve reservar aproximadamente R$ 700 para gastar com cópias, taxas e cartório. Vale ressaltar que esse valor pode sofrer variações dependendo da localidade. Além disso, você também precisará de um advogado para conduzir o processo de abertura.

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