Qual é o objeto do contrato de seguro?

Perguntado por: Hugo Vicente Cruz Leal Tavares  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (58 avaliações)

O objetivo do seguro prestamista é garantir ao segurado, durante a vigência do seguro, o pagamento da indenização, limitada ao capital segurado, contratado para cada cobertura, caso venha a ocorrer um dos riscos cobertos.

O que é objeto do contrato de seguro?

Documento que a seguradora emite para formalizar o contrato de seguro. Dessa forma, são estabelecidos os direitos e as obrigações da seguradora e do segurado e também ficam esclarecidas todas as garantias contratadas.

Qual a finalidade do contrato de seguro?

Contrato que estabelece para uma das partes, denominada Sociedade Seguradora, a obrigação de pagar determinada importância, no caso de ocorrência de um sinistro, à outra parte, denominada Segurado, desde que este tenha efetuado previamente o pagamento de uma quantia denominada prêmio.

Qual a finalidade específica do seguro?

O seguro tem como finalidade específica restabelecer o equilíbrio econômico perturbado, podendo, inclusive, dar lucro ao segurado.

Qual é o contrato de um seguro?

Contrato de seguro é um acordo entre partes, em que uma delas se compromete a pagar um valor (prêmio) à outra em troca da garantia de ser resssarcido caso determinados eventos, previstos em contrato, ocorram. Esses eventos podem ser, por exemplo, doenças, morte, danos materiais, entre outros.

Contrato de seguro: o que você precisa saber para se proteger de todos os riscos?

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 elementos do contrato de seguro?

Para Ernesto Tzirulnik, o contrato de seguro contaria com cinco elementos: garantia, interesse, risco, prêmio e empresarialidade.

Quais são as principais características de um contrato de seguro?

O contrato de seguro tem como características jurídicas a bilateralidade, por gerar obrigações para ambas as partes (segurado e segurador), normalmente quando fala-se em dever de indenizar se lembra dos direitos, mas o contrato de seguros contém outras obrigações.

Qual a definição do seguro?

Seguro: contrato pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar a outra pela ocorrência de determinados eventos ou por eventuais prejuízos previstos nas condições contratuais.

Quais são os tipos de contratos de seguros?

Quais são os tipos de apólice de seguro?
  • Apólice aberta e fechada. ...
  • Apólice compreensiva ou multirrisco. ...
  • Apólice de recibo. ...
  • Apólice contra danos a terceiros. ...
  • Apólice de riscos nomeados. ...
  • Apólice individual ou coletiva. ...
  • Apólice facultativa ou compulsória. ...
  • Apólice de seguro contra acidentes.

Qual é a natureza jurídica do contrato de seguro?

O seguro também é classificado como contrato aleatório, pois gira em torno do risco, acontecimento futuro e incerto cujas conseqüências econômicas o segurado transfere ao segurador, mediante o pagamento do prêmio. O contrato de seguro é consensual, pois depende do acordo de vontades entre as partes contratantes.

Quais os princípios do seguro?

O mutualismo, a solidariedade e a boa-fé

O mutualismo é uma das características mais destacadas e importantes do contrato de seguro, sendo tratado pelos autores ora como elemento essencial do seguro, ora como um dos princípios que regem esses contratos.

Quais são os quatro elementos fundamentais de um contrato de seguro?

São elementos que compõem o contrato de seguro: o segurador, o segurado, o prêmio, o risco e o corretor de seguros.

O que colocar no objeto do contrato?

O objeto do contrato deve ser entendido tanto como conteúdo (programa contratual) quanto como objetivo (finalidade). Todavia difere-se da causa do contrato e do consenso. Deve ser visto como um complexo de obrigações, deveres, direitos, ônus, sujeições, e deve ser visto como uma unidade.

Qual a diferença entre contrato de seguro e apólice?

Ou seja: é um documento que faz parte do contrato de seguro. Já a proposta, que também faz parte do contrato, é um instrumento que representa a vontade do segurado de transferir o risco para o segurador. A apólice pode ser preenchida pelo próprio segurado, pelo seu representante legal ou pelo corretor de seguros.

Qual é a definição de contrato de seguro de acordo com o Código Civil?

4 DISPOSIÇÕES DO CÓDIGO CIVIL ACERCA DO CONTRATO DE SEGURO

O art. 757 do CC preceitua que “pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou coisa, contra riscos predeterminados”.

Como identificar o objeto do contrato?

O objeto de um contrato pode ser a prestação de qualquer espécie de serviço ou trabalho lícito, material ou imaterial (pode ser um trabalho braçal, intelectual, etc.).

Como escrever objeto de contrato?

Descreva o objeto

O objeto é um campo no contrato onde ficam os principais detalhes e a motivação para a contratação, além de especificar qual serviço será realizado. Esse é um campo importante, pois é onde todas as obrigações do contratado estão, além de especificar o que será entregue no vencimento do documento.

O que é descrição do objeto?

Então, ao falarmos da “descrição do objeto”, pretendemos fazer referência à atividade da Administração de indicar quais serão as especificações, parâmetros, critérios para a execução do objeto da prestação principal a cargo do contratado.

O que é o objeto do estabelecimento?

O objeto social da empresa é a descrição clara e precisa de todas as atividades econômicas passíveis de serem exercidas por uma determinada organização. Em outras palavras, é o objetivo da sociedade, sua finalidade ou razão de existir.

Quais são os dois tipos de descrição?

Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa.

O que escrever em objeto da empresa?

O objeto social deve ser visto como um planejamento. Ele precisa ser bem direcionado e incluir as prováveis atividades que a empresa poderá exercer ao longo do tempo. Depois de decidir o que você, como empreendedor, pretende fazer nos próximos anos, escreva a atividade econômica.

Como descrever um contrato?

Como Fazer e O Que Deve Conter em Um Contrato
  1. Estabeleça e Identifique as Partes. ...
  2. Defina o Objeto. ...
  3. Defina as Obrigações de Cada Parte. ...
  4. Valores e Condições de Pagamento. ...
  5. Prazos e Sua Duração. ...
  6. Quebras de Contrato. ...
  7. Rescisão. ...
  8. Foro.

Quais são os tipos de contrato?

A seguir, apontamos aqueles que são mais buscados na internet.
  • Modelo de contrato de aluguel. ...
  • Modelo de contrato de compra e venda. ...
  • Modelo de contrato de prestação de serviço. ...
  • Modelo de contrato de trabalho. ...
  • Modelo de contrato de parceria empresarial. ...
  • Requisitos objetivos. ...
  • Requisitos subjetivos. ...
  • Requisitos formais.

Qual o objeto do contrato de compra e venda?

CONTRATO DE COMPRA E VENDA. O Contrato de Compra e Venda estipula os compromissos entre as partes nos negócios mercantis, podendo ser efetuado de forma escrita ou verbal. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

Quais são os 3 requisitos de validade de um contrato?

Para que um contrato seja considerado válido devemos analisá-lo à luz do artigo 104 do Código Civil para verificar se há: agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prevista ou não vedada em lei.

Artigo anterior
O que fazer para minha menstruação descer?
Artigo seguinte
Qual brilha mais aço ou prata?