Quais os efeitos colaterais de metoprolol?

Perguntado por: Eduardo César Ferreira Melo Cruz  |  Última atualização: 14. August 2024
Pontuação: 4.8/5 (47 avaliações)

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): bradicardia, alterações posturais na pressão (muito raramente com desmaio), mãos e pés frios, palpitações, vertigem, dor de cabeça, enjoo, dor abdominal, diarreia, prisão de ventre e dispneia de esforço (dificuldades respiratórias ao ...

Qual a contra indicação de metoprolol?

Contra-indicações

Conhecida hipersensibilidade ao metoprolol e derivados relacionados, a qualquer um dos componentes da formulação ou a outros beta-bloqueadores (pode ocorrer sensibilidade cruzada entre beta-bloqueadores). Bloqueio atrioventricular de segundo ou terceiro graus. Insuficiência cardíaca descompensada.

O que o metoprolol faz no organismo?

Metoprolol é bloqueador beta 1-adrenérgico, portanto cardiosseletivo, e integra o grupo de medicamentos com função antiarrítmica, ou seja, que atuam na conclusão do impulso elétrico no coração.

Quais são os benefícios de metoprolol?

O succinato de metoprolol é indicado para tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) - redução da pressão arterial, da morbidade e do risco de mortalidade de origem cardiovascular e coronária (incluindo morte súbita); Angina do peito; Adjuvante na terapia da insuficiência cardíaca crônica sintomática, leve a ...

Quais os efeitos colaterais do tartarato de metoprolol?

Algumas reações adversas são comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura, desmaio ao levantar-se (sinal de hipotensão ortostática - às vezes com perda de consciência);
  • Falta de ar;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Dor abdominal;
  • Fadiga.

Metoprolol: tudo que você precisa saber, mas seu médico não teve tempo para lhe falar

45 questões relacionadas encontradas

Como age o metoprolol no coração?

O succinato de metoprolol pertence a uma classe de medicamentos chamada betabloqueadores, que age reduzindo o esforço do coração. O succinato de metoprolol é um comprimido revestido de liberação controlada, que libera o medicamento por um tempo controlado, assegurando um efeito por mais de 24 horas.

Qual o melhor horário de tomar o metoprolol?

Succinato de Metoprolol + Hidroclorotiazida deve ser administrado em dose única diária por via oral, com líquido, de preferência junto com o café da manhã. Este medicamento não deve ser mastigado ou esmagado.

Quanto tempo pode tomar metoprolol?

Se houver a necessidade de descontinuar o tratamento com Succinato de Metoprolol, recomenda-se que seja feito de forma gradual, em um período mínimo de 2 semanas, em que a dose é reduzida pela metade, a cada redução, até a etapa final em que a dose de 25 mg é reduzida à metade.

O que acontece se parar de tomar succinato de metoprolol?

Algumas pessoas podem sentir os efeitos colaterais por vários dias ou até semanas após interromper o uso do medicamento. No entanto, outras pessoas podem não sentir nenhum efeito colateral após interromper o uso do metoprolol.

Qual a diferença do succinato de metoprolol para o tartarato de metoprolol?

Olá, a diferença está na sua farmacocinética, sendo o Succinato de liberação prolongada podendo ser tomado apenas 1 vez ao dia enquanto o Tartarato tem meia vida mais curta, devendo ser tomado 2 vezes ao dia seguindo orientação médica sempre.

Quem tem ansiedade pode tomar metoprolol?

Apesar de o grupo propranolol apresentar melhores efeitos gerais na atividade locomotora e na hipertermia por estresse, baseados nos demais resultados, sugerimos que o uso de metoprolol na ansiedade pode ser uma alternativa eficaz e mais segura, pois está associado a menor efeito colateral.

Quem tem arritmia pode tomar metoprolol?

Tanto o Vatis quanto o Selozok (metoprolol) podem ser utilizados para o tratamento de arritmias.

Pode tomar metoprolol à noite?

O tratamento oral de longa duração com Tartarato de Metoprolol 200 mg diários, administrados em doses divididas (manhã e noite), tem mostrado reduzir o risco de mortalidade (incluindo morte súbita) e reduzir o risco de reinfarto (também em pacientes com diabetes mellitus).

Quem toma metoprolol pode tomar cerveja?

Olá, pode ingerir cerveja sem álcool com a sua medicação, só atenção para quantidade da cerveja por causa das calorias, evite ganhar peso.

Pode tomar metoprolol e cerveja?

Se você estiver tomando succinato de metoprolol e clonidina concomitantemente, não interrompa o tratamento de um desses medicamentos sem consultar o seu médico. O álcool, quando utilizado com succinato de metoprolol, pode aumentar as concentrações de metoprolol no sangue e assim, aumentar os efeitos do medicamento.

Quanto tempo dura o efeito do metoprolol no organismo?

Quanto tempo leva para o selozok sair do organismo? O efeito pleno dessa medicação no organismo dura 1 dia. Quando é necessário suspensão dessa medicação para algum exame, geralmente suspende-se 3-5 dias antes.

Como fazer o desmame de metoprolol?

1- Caso a medicação seja administrada 2 vezes ao dia (ex: carvedilol, propranolol, metoprolol que não seja de liberação prolongada) – baixar para a dose usual apenas uma ve por dia. Posteriormente, deixar a dose usual em dias alternados e por fim, suspender a medicacão.

Quem toma succinato de metoprolol pode tomar dipirona?

Não existe contra indicação do uso de dipirona e ibuprofeno em quem faz uso continuo do metoprolol.

Pode tomar metoprolol de manhã?

Pressão alta: 100 a 200 mg de tartarato de metoprolol por dia, podendo ser tomada como dose única pela manhã ou dividida em 2 doses, de manhã e à noite; Taquiarritmia cardíaca: 100 a 150 mg por dia, divididas em 2 ou 3 doses.

Pode tomar metoprolol 2 vezes ao dia?

Mantém-se este esquema geralmente por 48 horas. A dose de manutenção é de 100mg de tartarato de metoprolol (Seloken comprimidos), via oral, 2 vezes/dia (pela manhã e à noite), ou 200mg de succinato de metoprolol (Selozok), 1 vez/dia.

Quantos mg de metoprolol posso tomar por dia?

Durante o tratamento à longo prazo, o objetivo deve ser atingir a dose de 200 mg de metoprolol uma vez ao dia (ou a dose máxima tolerada). Em cada nível posológico, o paciente deve ser avaliado cuidadosamente no que se refere à tolerabilidade. Em caso de hipotensão, pode ser necessário reduzir a medicação concomitante.

Qual o melhor atenolol ou metoprolol?

Propranolol , Atenolol e Metoprolol estão no mesmo grupo medicamentoso ( BETA-BLOQUEADORES ). Metoprolol é mais seletivo , podemos usar em doentes pulmonares por ter maior tolerância com menos efeitos adversos . Nos doentes com " coração fraco " o metoprolol tem sua indicação precisa.

Qual o horário que a pressão é mais alta?

No caso da pressão arterial, há dois picos: “Um em torno das 9h e outro próximo às 18h”, explica Campos de Brito.

Quando a pressão está alta dá sono?

Por diminuir o fornecimento de oxigênio para o cérebro e aumentar o esforço do coração, a pressão alta pode causar fraqueza e sonolência.

Qual o motivo da pressão arterial aumenta durante a noite?

Outro motivo pelo qual a pressão pode subir enquanto dormimos é para excretar o excesso de sódio dos rins, principalmente entre pessoas que têm alta sensibilidade à ingestão de sal. Este comportamento durante o dia seria o suficiente, mas quando ele acontece à noite pode prejudicar o coração.

Artigo anterior
Quais são os benefícios do milho?
Artigo seguinte
O que significa o símbolo do Led Zeppelin?