Qual é o objeto de estudo do conhecimento histórico e por que ensiná lo na escola?
Perguntado por: Bernardo Soares de Morais | Última atualização: 18. März 2022Pontuação: 4.4/5 (56 avaliações)
O objetivo primeiro do conhecimento histórico é a compreensão dos processos e dos sujeitos históricos e o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços.
Qual é o objeto de estudo da história?
Verá que a história é a ciência que estuda o homem através do tempo, com o objetivo de compreender aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos para entender o presente.
Por que na escola estudamos história?
Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. ... Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer.
O que é conhecimento histórico escolar?
da pluralidade e da particularidade uma energia impulsionadora nas interpretações do passado, que o conhecimento histórico escolar, baseado na universalidade do desenvolvimento da humanidade, na identidade coerente e na efetividade de determinadas idéias de sentido, como a idéia de progresso, por exemplo, não dispunha.
Qual o objetivo da disciplina de história no âmbito escolar e social?
O ensino de História no contexto escolar auxilia na compreensão dos fatos da sociedade, e principalmente, na compreensão de quem somos, pois, somos seres sociais e culturais, isto é, somos pessoas capazes de construirmos nossa própria identidade, seja ela, individual, coletiva, regional, nacional, etc.
Pesquisa e produção do conhecimento histórico na sala de aula
Qual é o papel fundamental da disciplina história?
A História como disciplina escolar surgiu na Europa, nos fins do século XIX e através dos tempos teve, e continua tendo, papel relevante na formação e preparação dos sujeitos para a vida social, através de suas experiências didáticas, o ensino de História auxilia na construção da democracia e da cidadania.
Qual a importância da história para o desenvolvimento da sociedade?
O conhecimento histórico nos dá ferramentas para relacionar fatos, perceber a diversidade de interpretações que os fatos recebem e principalmente nos ajuda a desenvolvermos nosso espírito crítico ao analisarmos a realidade social, política e cultural dos acontecimentos.
O que é o conhecimento histórico?
Em geral, evitam-se respostas abstratas: é o conhecimento do passado humano, dos homens do passado, dos fatos e feitos humanos do passado. Isso exclui os fatos naturais. É um conhecimento que pretende obter a verdade do seu objeto através da investigação, da interrogação e do controle das fontes.
Como é visto o conhecimento histórico?
A produção do conhecimento histórico é possível através da idéia do passado (no sentido de procurar estabelecer um contexto), no retorno ao presente para se perceber mudanças e permanências.
O que significa saber histórico?
Através do estudo histórico, obtém-se um conjunto de informações sobre processos e fatos ocorridos no passado que contribuem para a compreensão do presente. A história pode relatar a evolução não só de uma comunidade, mas também de eventos ou organizações de diversos tipos.
Como o ponto de vista do historiador molda o conhecimento histórico?
Segundo Michel de Certeau o fato histórico estudado possui um caráter objetivo, no entanto, o olhar do historiador é subjetivo e denotará subjetividade na reconstrução histórica, por tal motivo , a história não pode ser vista como ciência objetiva, e sim subjetiva.
O que é a construção do saber histórico?
A construção desse conceito ocorre mediante ao conhecimento de uma determinada organização social em um determinado momento da história; ao se situar os direitos e deveres dos diferentes componentes sociais (operários, classes médias, etc).
Quais são os exemplos de fontes históricas?
As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
Quais são os tipos de conhecimento?
Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.
O que mais o conhecimento histórico pode oferecer?
O estudo da história, portanto, tem a importância de dar, sobretudo, suporte compreensivo às pessoas, para que ajam com maior prudência, civilidade e tolerância, em seu meio e em situações estranhas à sua cultura.
Qual a importância de ensinar história no ensino fundamental?
A disciplina de história é fundamental na formação do aluno, isso porque, conhecendo o passado pode se entender o presente e desenvolver melhor o futuro, essa disciplina pode proporcionar o entendimento de várias ações de gerações diferentes.
Qual a principal razão pela qual se deve ensinar história?
A primeira razão é que se o aluno aprende pelo caminho com o qual as descobertas foram feitas; é mais fácil aprender e a entender, pois o processo mental e histórico são paralelos.
Qual importância do ensino de história na educação infantil?
As crianças podem associar as histórias que leem ou escutam com situações que elas vivem, o que ajuda no desenvolvimento de formas de lidar com dificuldades, sentimentos e emoções. Além disso, é um estímulo à memória, já que relembram experiências que viveram ou que escutaram seus parentes contarem, por exemplo.
Quais são as fontes históricas?
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no presente. As fontes históricas são as marcas da história.
O que são fontes históricas 6º ano?
As fontes históricas são vestígios do passado que permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e responda questões referentes a elas. Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma.
Qual a relação do historiador com o fato histórico?
Sem os acontecimentos, o historiador não pode produzir conhecimento; sem o historiador, os acontecimentos não teriam vida. ... Como se fosse detetive, o historiador analisa um acontecimento com base em fontes históricas, aceita ou recusa interpretações já existentes, colhe depoimentos e chega a uma conclusão.
Como o historiador trabalha com fontes históricas?
O trabalho do historiador consiste em escrever o passado a partir de fontes, vestígios e de uma orientação teórico-metodológica. ... 154), isso significa dizer que os estudantes precisam explorar as evidências do passado e não tomar as análises acerca das fontes a partir de conclusões feitas por autoridades no assunto.
Como é chamado o conhecimento histórico produzido pelos historiadores?
Fontes históricas são documentos ou vestígios materiais ou imateriais produzidos pelos seres humanos ao longo do tempo e indispensáveis para o historiador estudar o passado. As fontes históricas são registros do passado e utilizadas pelos historiadores para compreendê-lo.
O que é um sujeito histórico?
Os sujeitos históricos podem ser entendidos como sendo os agentes da ação social, que se tornam significativos para o estudo da História, sendo eles indivíduos, grupos ou classes sociais, que atuam em grupo ou isoladamente e produzem para si ou para uma coletividade.
O que é processo histórico exemplos?
"Processos históricos" é uma expressão recorrente na historiografia. Com ela se enuncia um modo de apreender, descrever, entender, explicar e narrar acontecimentos cujo encadeamento permite compreender a situação no tempo atual do sujeito agente e sua possível projeção no futuro.
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