Como diferenciar tosse alérgica de asma?

Perguntado por: Sara Lara Amaral Guerreiro  |  Última atualização: 12. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (25 avaliações)

No entanto, são problemas diferentes e, por esse motivo, também possuem sinais diferentes que devem ser observados. A rinite e as reações alérgicas são caracterizadas, principalmente, por coriza, espirro e entupimento nasal. A asma, por sua vez, apresenta falta de ar, chiado no peito e tosse seca.

Como saber se é tosse alérgica ou asma?

Os sinais e sintomas de asma são sempre os mesmos, independentemente de se tratar de asma alérgica ou de outra causa. São típicas a tosse, a falta de ar e a pieira (“chiadeira ou “gatinhos” ao respirar), sendo frequente a exacerbação noturna.

Como é a tosse de quem tem asma?

O asmático tem tosse freqüente, prolongada, geralmente durante a noite, nem sempre com catarro; chiado, cansaço, opressão no peito com dificuldade para respirar. Esses sintomas podem aparecer juntos ou ocorrer isoladamente.

Quais são os sintomas de tosse alérgica?

Geralmente, a garganta apresenta ressecamento, coceira e irritação, desencadeando crises ao longo do dia. Nesses momentos, você pode sentir falta de ar e enjoo, por tossir várias vezes seguidas. Mesmo assim, é possível ocorrer acúmulo de catarro, deixando a tosse mais carregada, em alguns casos.

Como diagnosticar asma alérgica?

Os sintomas que podem ajudar a confirmar o diagnóstico de asma são:
  1. Tosse intensa;
  2. Chiado ao respirar;
  3. Sensação de falta de ar;
  4. Sensação de "aperto no peito";
  5. Dificuldade para encher os pulmões de ar.

Tosse Alérgica x Tosse da Asma

37 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura uma crise de asma alérgica?

Uma pergunta rotineira é: quanto tempo pode durar uma crise de asma? Bem, isso depende de pessoa para pessoa. Há casos que duram minutos, outros, horas e há os que persistem por dias.

Quanto tempo dura uma crise de asma alergica?

Quanto tempo pode durar uma crise de asma? O tempo que a crise vai levar para passar depende da gravidade, do tipo de asma e até do agente com que se teve contato. É possível que dure apenas alguns minutos, mas esses minutos podem se estender por horas, e essas horas, por dias.

O que é bom para acalmar a tosse alérgica?

Em caso de tosse alérgica, deve-se consultar o otorrinolaringologista ou alergologista, que podem indicar o tratamento com remédios anti-histamínicos, como desloratadina ou cetirizina, para diminuir a liberação de histamina no corpo, aliviando os sintomas.

Como identificar o tipo de tosse?

Os tipos de tosse variam consideravelmente. A tosse pode ser caracterizada como seca (não produtiva) ou produtiva, com expectoração de sangue ou muco (também denominado catarro). O escarro é uma mistura de muco, detritos e células expelida pelos pulmões.

Qual é o melhor antialérgico para tosse?

Os principais xaropes para tosse alérgica são:
  • Desloratadina. ...
  • Dropropizina. ...
  • Levodropropizina. ...
  • Dexclorfeniramina. ...
  • Cetirizina. ...
  • Bilastina. ...
  • Ebastina. ...
  • Clobutinol + doxilamina.

Quanto tempo dura a tosse da asma?

A crise pode durar apenas alguns minutos, horas ou dias. Coceira no tórax ou no pescoço pode ser um sintoma precoce, especialmente em crianças. Tosse seca durante a noite ou durante a prática de exercícios pode ser o único sintoma.

Quais são os três tipos de asma?

Qual a classificação de gravidade da Asma?
  • Asma leve. Definida como a asma que consegue ser manejada com o uso de tratamento de baixa intensidade, como Formoterol Inalatório apenas quando necessário, podendo utilizar SABA caso precise. ...
  • Asma moderada. ...
  • Asma grave.

O que fazer para aliviar a tosse da asma?

Acalmar a pessoa e ajudá-la a sentar-se numa posição confortável; Pedir para que a pessoa se incline ligeiramente para a frente, colocando os cotovelos repousados nas costas de uma cadeira, se possível, para facilitar a respiração; Verificar se a pessoa possui algum remédio para asma, ou bombinha, e dar o medicamento.

Como saber se tenho asma teste?

O teste de broncoprovocação da espirometria na asma nada mais é do que a repetição do exame após o paciente inalar um medicamento broncodilatador. O objetivo é verificar a facilidade como os brônquios do paciente respondem nesses casos.

O que pode ser confundido com asma?

Além disso, nos meses de baixas temperaturas, os sintomas alérgicos são facilmente confundidos com outras doenças. Este é o caso da asma, que costuma estar associada a um processo alérgico, e a bronquite, normalmente causada por uma infecção bacteriana ou pelo tabagismo.

Qual o melhor antialérgico para asma?

Os principais remédios para tratar crises de asma que podem ser indicados pelo médico são:
  1. Salbutamol. ...
  2. Prednisona. ...
  3. Brometo de ipratrópio.

Por que a tosse não passa?

Em quadros de infecções respiratórias comuns, como a gripe e o resfriado comum 1, a tosse pode persistir por semanas, mesmo que os demais sintomas já tenham passado. Tal situação pode acontecer por conta de hipersensibilidade no tecido inflamado, imunidade baixa ou reinfecções seguidas ao quadro inicial.

Quando é que a tosse é preocupante?

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:
  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

Quando a tosse pode ser perigosa?

Quando devo procurar um médico? Basicamente, quando a tosse for crônica e/ou tiver sintomas associados. Vale lembrar que a tosse crônica é aquela com duração superior a 6 ou 8 semanas, que pode até piorar nesse período.

Quanto tempo pode durar uma tosse alérgica?

Quanto tempo dura a tosse alérgica? A duração da tosse depende do estágio em que está a inflamação das vias respiratórias. A tosse aguda pode durar até 3 semanas; a tosse subaguda costuma durar de 3 a 8 semanas; já a tosse crônica, tem duração maior, ultrapassando 8 semanas.

Porque é que a tosse piora à noite?

Por que a tosse piora à noite? A tosse piora à noite porque, ao deitar, as secreções permanecem na parte de trás da garganta ao invés de saírem pelo nariz, por ação da gravidade. Isso faz com que o reflexo da tosse seja ativado naturalmente, para tentar eliminar o muco que está se acumulado na garganta.

Como é a tosse de quem tem bronquite?

São eles: tosse persistente, muco ou catarro, falta de ar, chiado no peito, desconforto no peito e febre baixa. Podem surgir outros desconfortos, como dores no corpo, garganta e cabeça, coriza e espirros.

Como melhorar a asma rápido sem bombinha?

Sentar e inclinar-se levemente sobre uma mesa, afrouxar roupas que estiverem apertadas e buscar o medicamento ou a bombinha do paciente são algumas das dicas. Em casos mais graves, o recomendado é procurar o hospital mais próximo.

Como aliviar crise de asma a noite?

Inalador de alívio.

Isso fornece uma dose de medicamento de ação rápida, como o salbutamol, que abre as vias respiratórias e ajuda a aliviar os sintomas da asma noturna. Mantenha-o ao lado da cama para que você possa usá-lo assim que tiver um ataque à noite.

Porque os sintomas da asma pioram a noite?

Os volumes expiratórios forçados tendem a diminuir após a posição supina. Assim, a posição supina pode induzir à obstrução do fluxo de ar em asmáticos, e a postura pode ser um fator importante para a asma noturna.

Artigo anterior
Como eu sei se tenho que declarar o Imposto de Renda?
Artigo seguinte
O que caracteriza o Cerrado?