Qual é o objetivo principal da Lei das águas?

Perguntado por: Diogo Barros  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (14 avaliações)

Assim, os objetivos da Lei nº9. 433/97 tem como objetivos básicos assegurar o acesso das próximas gerações aos recursos hídricos; utilizar racionalmente a utilização dos recursos; prevenir as perdas e incentivar a preservação. Para isso, foi criada a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Qual o objetivo principal da Lei das Águas?

O artigo seguinte explicita seus objetivos: assegurar a disponibilidade de água de qualidade às gerações presentes e futuras, promover uma utilização racional e integrada dos recursos hídricos e a prevenção e defesa contra eventos hidrológicos (chuvas, secas e enchentes), sejam eles naturais ou decorrentes do mau uso ...

O QUE É Lei da água?

Criada em 8 de janeiro de 1997, a lei nº 9433, mais conhecida como Lei das Águas, tem como objetivo promover a disponibilidade de água e a utilização racional e integrada dos recursos hídricos para a atual e as futuras gerações.

Quais são os objetivos da Política Nacional de recursos hídricos?

Os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos são: garantir a disponibilidade de água à atual e às futuras gerações, utilizar de forma racional e integrada os recursos hídricos, baseado na ideia de desenvolvimento sustentável, e prevenir e defender o país contra possíveis eventos hidrológicos.

Qual a importância do Código das Águas?

É uma legislação que existe desde 1934 no Brasil e visa, sobretudo, proteger a qualidade das águas. Por isso, sempre que a água de um rio, poço, lagoa ou represa tiver de ser captada para uso na lavoura ou para receber efluentes, o produtor rural tem de obter a outorga. ...

A Lei das Águas do Brasil

26 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da criação do Código das Águas criado em 1934?

O Código das Águas instituído pelo Decreto Federal nº 24.643, de 10 de julho de 1934, em seus art. 96 a art. 101, foi o primeiro diploma brasileiro a cuidar do tema das águas subterrâneas. As águas subterrâneas são abundantes no Brasil, com enorme potencial capaz de prover toda a demanda de água no país.

Qual é o código de águas?

Decreta o Codigo de Aguas. Art.

Quais são os princípios da Política Nacional de recursos hídricos?

Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos: I - a água é um bem de domínio público; ... VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

Quais são os objetivos e princípios da Política Nacional do meio ambiente?

A Política Nacional do Meio Ambiente tem o objetivo de: conciliar o desenvolvimento econômico e social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico; ... impor aos usuários uma contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.

O que se refere à política nacional de recursos hídricos?

Política Nacional de Recursos Hídricos define a água como recurso limitado e dotado de valor econômico. bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, desde que não ultrapasse os limites de um Estado.

Quais são as principais leis que existem sobre a água?

Da Fiscalização:
  • Código de águas minerais, que classificou e disciplinou o uso das águas minerais.
  • Constituição Federal de 1988, que permitiu aos Estados e à União criar seus sistemas de gestão.
  • Política Nacional de Águas (Lei N.o 9.433/97).
  • Legislações Estaduais de Gestão de Águas.

O que é servidão de água?

Servidão de águas: proprietário rural possui direito de passagem de água por terreno alheio.

O que é comemorada em 22 de março de 1992 segundo a ONU?

No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um documento conhecido como Declaração Universal dos Direitos da Água. Nesse documento são apresentados pontos importantes sobre esse recurso hídrico, destacando sua importância e a necessidade de sua preservação.

Qual o objetivo da Lei 9.433 97?

Lei 9433/97: Lei das Águas

O objetivo da Lei das Águas é promover a disponibilidade de água e a utilização racional e integrada dos recursos hídricos brasileiros para a atual e as futuras gerações. ... Com a instituição da lei a gestão dos recursos hídricos passou a ser descentralizada.

Qual o objetivo da política ambiental?

Política Ambiental é um conjunto de ações ordenadas e práticas tomadas por empresas e governos com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. Esta política ambiental deve ser norteada por princípios e valores ambientais que levem em consideração a sustentabilidade.

Quais são os objetivos para o meio ambiente?

Objetivo. Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente; Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza; Desenvolver e estimular na criança a criatividade.

Quais são os objetivos do meio ambiente?

"o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". A Política Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida.

São fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos exceto?

São fundamentos da política nacional de recursos hídricos, exceto: a) A água é um bem dominical. b) A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. c) A gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.

O que é a Política Nacional de Recursos Hídricos e a sua importância para o meio ambiente?

O que é a Política Nacional de Recursos Hídricos e a sua importância para o meio ambiente. ... Por isso, a sua análise deve atender a alguns parâmetros, como a minimização ou eliminação dos conflitos entre os usuários e o atendimento a demandas sociais, econômicas e ambientais para garantir demandas futuras.

Quais são os pilares da PNRH 97?

Em decorrência, um dos pilares da PNRH é a GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS VISANDO OS USOS MÚLTIPLOS, ou seja, uso urbano, industrial, geração de energia elétrica, navegação, lazer e irrigação. Ao contrário da PNRH, o Código de Águas conferia prioridade à produção energética em detrimento dos demais usos.

O que diz o Código Civil brasileiro sobre a água pluvial?

Seção V - Das Águas

O dono ou o possuidor do prédio inferior é obrigado a receber as águas que correm naturalmente do superior, não podendo realizar obras que embaracem o seu fluxo; porém a condição natural e anterior do prédio inferior não pode ser agravada por obras feitas pelo dono ou...

Quando foi criado o Código das Águas?

DECRETO Nº 24.643, DE 10 DE JULHO DE 1934.

Decreta o Código de Águas. Art. 1º As águas públicas podem ser de uso comum ou dominicais.

O que é caput Fluminis?

Antes de existirem normas de natureza ambiental, os afloramentos de água subterrânea significativos que constituíam, por si só, a cabeceira do rio (caput fluminis) eram considerados como bens de uso co- mum do povo (BRASIL, 1934b).

O que aconteceu no dia 22 de março de 1992?

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos.

O que é comemorado no dia 22 de março?

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água em 1992, quando também divulgou um documento importante para o uso e preservação dos recursos hídricos, a Declaração Universal dos Direitos da Água.

Artigo anterior
Quais são os relatórios contábeis mais importantes?
Artigo seguinte
Quais as fases de uma amostra de solo?