Qual é o objetivo do novo acordo ortográfico?

Perguntado por: Verónica Gonçalves Teixeira  |  Última atualização: 6. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)

No último dia 1º de janeiro entrou em vigor no Brasil o novo acordo ortográfico, tendo como objetivo padronizar a ortografia e facilitar a comunicação entre os países que tenham como idioma oficial a língua portuguesa.

Qual o objetivo da ortografia e das novas regras?

O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa foi feito com o objetivo de unificar a grafia de países que tem como língua oficial a língua portuguesa.

O que é e para que serve o Novo Acordo Ortográfico?

O Acordo Ortográfico visou à simplificação de algumas regras de ortografia da língua portuguesa, com o objetivo de padronizar unificando a grafia do idioma nos diversos países que o têm como língua oficial, os países lusófonos.

Qual foi o motivo do Novo Acordo Ortográfico?

Há 10 anos, em janeiro de 2009, o Novo Acordo Ortográfico do Português entrou em vigor no Brasil. Ele foi firmado entre os países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de unificar algumas regras e para facilitar a difusão internacional da língua portuguesa.

Quais foram os principais objetivos para a construção do Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa e que países fazem parte do acordo?

O texto sobre o Novo Acordo Ortográfico prevê a padronização da grafia das palavras entre os países de Língua Portuguesa: Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor Leste. Todos estes, antigas colônias de Lisboa.

Novo Acordo Ortográfico | Parte 1 [Prof Noslen]

41 questões relacionadas encontradas

É objetivo do novo Acordo Ortográfico Brainly?

Resposta: O novo acordo ortográfico entrou em vigor em 2009 e tem como objetivo unificar a escrita da língua portuguesa entre os países que a utilizam.

Qual deve ser o principal objetivo no ensino da língua portuguesa?

Ampliar conhecimentos gramaticais e desenvolver estruturas de pensamento a partir da compreensão e da interpretação de leituras variadas para expressar-se, criticamente, de forma oral e escrita, com clareza e logicidade de ideias, observando o padrão culto da língua.

O que mudou na nova reforma ortográfica?

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

Qual foi a primeira mudança do Novo Acordo Ortográfico?

1. Acentuação das vogais tônicas depois de ditongos decrescentes. Dentre as mudanças que o novo acordo ortográfico trouxe, está a eliminação dos acentos agudos quando encontramos o “i” e “u” tônicos (vogais mais pronunciadas) depois de um ditongo decrescente (primeira vogal mais forte que a segunda).

Qual é a importância da ortografia?

Graças a ela, a grafia dos vocábulos é preservada e sistematizada. A ortografia é importante porque prescreve regras e usos, já que não há identidade perfeita entre os fonemas, pois fonemas semelhantes podem ser representados por grafemas diferentes.

Quais são as palavras que mudaram com a nova ortografia?

a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...

Qual é o papel da ortografia?

Em seus estudos, a ortografia é abordada como um objeto de conhecimento, capaz de estimular o uso de novas estratégias de pensamento que podem ser tranferidas para outras áreas da cognição; e também como um conteúdo que ao ser aprendido serve de ferramenta aos usuários da língua para a ampliação de sua competência ...

Como ficou o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa?

Antes do acordo, tínhamos 23 letras em nosso alfabeto, agora, contamos com o acréscimo das letras K, W e Y, totalizando 26 letras no alfabeto do português brasileiro. Essa mudança ocorreu com a intenção de deixar “as coisas mais organizadas”.

O que significa Acordo Ortográfico?

O Acordo Ortográfico visa a elaboração de um conjunto de regras comuns a vários países que partilhem a mesma língua oficial, de forma a haver um modelo único de ortografia, que crie um padrão de uso da língua, quer falada quer escrita, que facilite a sua compreensão entre todos.

Qual foi a última reforma ortográfica no Brasil?

A mais nova reforma ortográfica entrou em vigor em 1º. de janeiro de 2009, pondo em prática as regras estabelecidas pelo o decreto de nº 6.583, publicado em 29 de setembro de 2008, que promulgou no Brasil o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Quais são os países que assinaram o Novo Acordo Ortográfico?

O Brasil é o terceiro dos oito países que assinaram o tratado a tornar obrigatórias as mudanças, que já estão em vigor em Portugal e Cabo Verde. Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste ainda não aplicam oficialmente as novas regras ortográficas.

Quais são as 4 práticas de linguagem?

No novo documento, as habilidades estão agrupadas em quatro diferentes práticas de linguagem: Leitura, Produção de Textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica.

Quais são os cinco eixos da alfabetização?

CINCO EIXOS: No aprendizado da língua escrita cinco eixos fundamentais são considerados: 1-Compreensão e valorização da cultura escrita (letramento); 2-Apropriação do sistema de escrita (alfabetização); 3-Leitura e interpretação de textos; 4-Produção de textos escritos; 5-Desenvolvimento da fluência em oralidade.

Qual é a orientação da BNCC para o ensino de Língua Portuguesa?

Relação entre linguagem e práticas sociais

A grande novidade apresentada pela BNCC em relação ao ensino de Língua Portuguesa é a evidente necessidade de ampliar a noção de letramento com a qual se trabalha. É preciso adotar a noção de multiletramento(s).

Qual é a importância da ortografia na comunicação?

Conhecer a ortografia de um idioma permite uma melhor comunicação por meio da escrita. A ortografia é a parte da Gramática que se preocupa com o uso correto de letras e sinais gráficos na escrita de um idioma.

Qual é a função da ferramenta ortografia e gramática?

Otrografia Ortografia e gramática

Ele é o responsável pela verificação da forma como as palavras são escritas, ou seja, se você cometer o erro que cometemos no subtítulo acima, o Word sublinhará a palavra em vermelho.

Quais são as palavras que não são mais usadas?

Como se falava antigamente?
  • Fuzarca (bagunça)
  • Supimpa (excelente, muito bom)
  • Alpendre (varanda coberta)
  • Bidu (pessoa que adivinha as coisas)
  • Bulhufas (coisa nenhuma, nada)
  • Radiola (aparelho de som, rádio com vitrola)
  • Vitrola (toca-discos)
  • Gorar (não dar certo)

O que perdeu o acento?

O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertosei e oi das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima).

Quais são as reformas ortográficas?

No Brasil, a língua portuguesa já passou por reformas em 1907, 1943 e 1971, enquanto em Portugal houve alterações em 1911, 1920, 1931, 1945 e 1973. Portugal e Brasil colocaram em prática as regras do Acordo Ortográfico de 1990, enquanto os restantes seis países lusófonos ainda não o fizeram.

Artigo anterior
Que tipo de cores são as CMYK?
Artigo seguinte
Quanto Virgínia Fonseca nasceu?