Qual é o objetivo da prescrição?

Perguntado por: Alexandra Ângela de Correia  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

A Prescrição limita os direitos, garantindo que a falta do exercício dentro do lapso temporal correto, extingue a pretensão. ... Como resultado geral do trabalho, admite-se que a falta de ação gera extinção da pretensão e dessa forma a Prescrição atua reforçando a Segurança Jurídica.

O que é prescrição e qual seu objeto?

Prescrição é a extinção da pretensão à prestação devida em função de um descumprimento. Decadência é a perda efetiva de um direito que não foi não requerido no prazo legal. Diferentemente da classificação estabelecida no Código Civil de 1916, que disciplinou toda a matéria como sendo somente prescrição (arts.

Quais são os fundamentos da prescrição?

Os fundamentos jurídicos da prescrição enumerados por Câmara Leal (1939) são: o da ação destruidora do tempo, o do castigo à negligência, o da presunção de abandono ou renúncia, o da presunção de extinção do direito, o da proteção ao devedor, o da diminuição das demandas e o do interesse social pela estabilidade das ...

Quais são as características da prescrição?

- Prescrição é a perda de uma pretensão de exigir de alguém um determinado comportamento; é a perda do direito à pretensão em razão do decurso do tempo. - Decadência é a perda de um direito que não foi exercido pelo seu titular no prazo previsto em lei; é a perda do direito em si, em razão do decurso do tempo.

Quais são os efeitos da prescrição?

A prescrição não extingue o direito, pois apenas prescrevem a pretensão e a ação, que ficam impedidas de ser exercidas. A prescrição pode ser renunciada, após encerrado o prazo, porque o direito permanece; a decadência não pode ser renunciada, porque não se renuncia a nada (o direito deixou de existir).

Direito Civil - Aula 151 - Prescrição - Conceito

37 questões relacionadas encontradas

Quais os efeitos da prescrição da pretensão punitiva?

Na prescrição da pretensão punitiva, que ocorre antes do trânsito em julgado da condenação, também chamada de prescrição da ação penal, o Estado perde o direito de punir, em razão do decurso dos prazos das penas em abstrato, regulados pelo artigo 109, do Código Penal; não implica responsabilidade ou culpabilidade do ...

Quais os efeitos da prescrição da pretensão executória?

Ao contrário da prescrição da pretensão punitiva, que extingue todos os efeitos da condenação, a prescrição da pretensão executória só extingue a pena principal, permanecendo, com isso, inalterados os efeitos secundários, penais e extrapenais da condenação.

Quais são as espécies de prescrição?

A prescrição pode ser dividida em duas espécies: a prescrição da pretensão punitiva e a prescrição da pretensão executória.

São exemplos de prescrição?

Podem ser de: dias, meses ou anos. Primeiro esquema: a identificação da forma como o prazo é expresso. Na prescrição, os prazos são apenas de anos. Exemplo: Regra Geral à Dez anos.

O que é a prescrição no Direito Civil?

No Direito Civil, a prescrição é conceituada como a perda da pretensão do titular de um direito que não o exerceu em determinado lapso temporal. Para Camara Leal é "a extinção de uma ação ajuizável, em virtude da inércia de seu titular durante um certo lapso de tempo, na ausência de causas preclusivas de seu curso".

Quais são os fundamentos da prescrição em face da legislação penal existente?

A Prescrição se caracteriza pela perda do direito de punir do Estado pelo transcurso do tempo. Conforme o artigo 61 do Código de Processo Penal, a prescrição deverá ser determinada de ofício, pelo juiz, ou por provocação das partes em qualquer fase do processo.

Quando se dá a prescrição?

A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.

Qual é a natureza jurídica da prescrição?

A prescrição é negócio jurídico unilateral receptício de vontade, mediante o qual o obrigado destrói a exigibilidade do direito que lhe é oposto ou oponível e, por conseqüência, se existente, a ação (de direito material) que guarnecia esse direito.

O que é prescrição de um processo?

Na área penal a prescrição significa que o Estado perdeu o seu direito de punir (prescrição da pretensão punitiva) ou de executar a sanção imposta na sentença (prescrição da pretensão executória) pelo seu não exercício com o decurso do tempo.

O que que significa a palavra prescrição?

1. Ordem formal e explícita. 2. Preceito.

O que é prescrição no Direito Penal?

Dentro do direito penal, a prescrição penal é a extinção do direito do Estado de punir alguma conduta considerada penalmente ilícita causada por alguma pessoa.

O que é prescrição no direito administrativo?

A prescrição administrativa é, portanto, no que se refere ao poder-dever de autotutela, a perda do direito pela Administração de revisão dos seus atos pelo decurso do tempo. Destarte, em se tratando de perda de um direito, entende-se que a terminologia mais adequada para o caso seria decadência e não prescrição.

Quais são os tipos de prescrição trabalhista?

Tipos de Prescrição na Justiça do Trabalho!
  • PRESCRIÇÃO TOTAL / BIENAL. Depois que o empregado se desliga da empresa, ele tem 2 anos para entrar com a ação. ...
  • PRESCRIÇÃO QUINQUENAL. ...
  • FGTS. ...
  • FÉRIAS. ...
  • AVISO PRÉVIO INDENIZADO. ...
  • ACIDENTE/ DOENÇA DO TRABALHO. ...
  • PRETENSÃO DECLARATÓRIA. ...
  • ANOTAÇÃO DA CTPS.

Quais crimes prescrevem?

CRIMES INAFIANÇÁVEIS
  • Racismo.
  • Tortura.
  • Crimes hediondos.
  • Tráfico de drogas.
  • Terrorismo.
  • Ação de grupos armados - civis ou militares - contra a ordem constitucional e o estado democrático.

Quais as modalidades de prescrição da pretensão punitiva fale sobre cada uma delas?

Atualmente, a legislação brasileira prevê quatro modalidades de prescrição, sendo três delas relacionadas à prescrição da pretensão punitiva (PPP) – quais sejam: prescrição em abstrato (ou propriamente dita), prescrição intercorrente (ou interveniente) e prescrição retroativa – e uma de prescrição da pretensão ...

Quais são as causas interruptivas da prescrição da pretensão executória?

As causas interruptivas da prescrição estão elencadas no artigo 117: a) pelo recebimento da denúncia ou da queixa; b) pela pronúncia; c) pela decisão confirmatória da pronúncia; d) pela publicação da sentença ou acórdão condenatórios recorríveis; e) pelo início ou continuação do cumprimento da pena; f) pela ...

O que interrompe a prescrição da pretensão executória?

São causas interruptivas da prescrição punitiva, previstas no art. 117 do Código Penal: o recebimento da denúncia ou da queixa, a pronúncia, a decisão confirmatória da pronúncia, a publicação da sentença ou acórdão condenatórios recorríveis, o início ou continuação do cumprimento da pena e a reincidência.

O que interrompe a prescrição executória?

Os marcos de interrupção da prescrição executória são a reincidência ou o início/continuação do cumprimento da pena. 3. A ocorrência da prática de novo crime, para a interrupção da prescrição, fica condicionada ao trânsito em julgado da nova condenação.

Qual o termo inicial da prescrição da pretensão punitiva?

Ela deve ser calculada pelo máximo da pena privativa de liberdade prevista crime, conforme previsão no artigo 109, do Código Penal. Como regra geral, o termo inicial da prescrição da pretensão punitiva é contado a partir do dia da consumação do delito, conforme previsão no artigo 111, inciso I, do Código Penal.

Quando começa a contar a prescrição punitiva?

Contagem de prescrição só começa com recebimento da denúncia, diz STF. A contagem de tempo para o Estado punir um criminoso vale a partir de quando a denúncia é recebida, e não mais com base na data em que o crime foi cometido.

Artigo anterior
Qual empresa de bebidas mais rica do mundo?
Artigo seguinte
Como se lê o número por extenso?