Como empregar o pronome relativo?

Perguntado por: Andreia Victória Pinto  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (65 avaliações)

Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões). Aquele é o livro com que trabalho. Aquela é a senhora para a qual trabalho.

Como usar o pronome relativo quem?

Dica 1 ► O pronome relativo “quem” deve ser empregado quando fizer referência a pessoas ou coisas personificadas e, na maioria das vezes, aparecerá precedido de preposição. Na oração seguinte, ele substituirá o termo antecedente (pessoas ou coisas personificadas), lembrando que essa oração será subordinada à primeira.

Como usar o pronome que?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Como substituir o pronome relativo QUE?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído.

Para quem ou a quem?

A forma “à quem” está incorreto. Ou seja, é escrito com há ou com a conforme o contexto. Há quem é equivalente a dizer que existe pessoa, pessoas, alguém etc. [..] «Há» é uma forma verbal do verbo haver com o sentido de ter existência.

Pronomes relativos [Prof. Noslen]

37 questões relacionadas encontradas

Para quem ou pra quem?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Quem crase?

A crase não deve ser empregada junto aos pronomes relativos QUE, QUEM e CUJO(A).

Tem crase antes de pessoa?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Quem aceita crase?

Atenção! Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)! Exemplo: Este é o filme a que me referi ontem. ... O mesmo acontece com os pronomes: quem, cujo(s), cuja(s).

Quais pronomes admitem crase?

OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita . Observe: Dirijo-me à senhora com todo respeito.

O que é correto é para mim ou pra eu?

O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.

Qual é a diferença de para e para?

Para, assim como pra, é uma preposição. E a primeira é a forma mais adequada de escrevê-la, sendo a ideal para escrita em linguagem formal. ... Em caso de dúvida, é recomendável optar pela preposição para, de modo que estará sempre correta, pois é obrigatória em textos formais.

Para que serve o sinal de aspas?

Normalmente, o uso das aspas é feito quando o autor da redação tem a intenção de exprimir ironia ou destacar uma frase ou expressão que não são usadas diariamente.

Como usar a quem?

Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.

Quem se refere à qual pessoa?

O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

Como saber a quem o pronome se refere?

Os pronomes pessoais vão designar diretamente as pessoas na conversa:
  1. O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
  2. O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
  3. O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa.

É errado falar pra mim?

Ela só pode ser exercida pelos pronomes pessoais retos, nunca pelos oblíquos, como é o caso do pronome mim. Errado: Há vários exercícios para mim fazer. Correto: Há vários exercícios para eu fazer. Nada de errado nessa construção.

Tem crase antes de pronomes demonstrativos?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

Pode crase antes de pronome possessivo?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.

Tem crase Em a Vossa Excelência?

Todos nós aprendemos na escola que não ocorre crase antes de pronomes de tratamento. O certo é: "Referia-se a Vossa Excelência".

Qual o pronome relativo mais empregado?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Conheço bem a moça que saiu.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Onde não colocar crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos:
  • Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ...
  • Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Quando usar e não usar crase?

5 dicas simples sobre o uso da crase
  1. A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ...
  2. Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  4. A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.

Artigo anterior
Quem deve marcar perícia no INSS?
Artigo seguinte
Pode arroz clareia a pele?