Qual é o objetivo da flexibilidade?
Perguntado por: Mário Samuel Magalhães de Macedo | Última atualização: 11. März 2022Pontuação: 4.4/5 (7 avaliações)
A flexibilidade é uma capacidade física onde o indivíduo pode realizar movimentos com maior amplitude articular, podendo realizar movimentos com um ângulo maior, com mais conforto na realização dos mesmos e proporcionando assim um bem-estar mais elevado.
O que é flexibilidade e para que serve?
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
O que é a flexibilidade na educação física?
Flexibilidade é definida como a amplitude de movimento de uma articulação ou grupo de articulações. Ela é um dos cinco componentes da boa forma física, junto com o condicionamento cardiovascular, força, resistência muscular e composição corporal.
O que é a flexibilidade?
Flexibilidade é a característica do que é flexível, ou seja, aquilo que consegue se dobrar com facilidade; maleável. Também pode significar algo que se move com facilidade e agilidade, ou que possui fácil manuseio. ... Os exercícios para a flexibilidade do corpo, permitem uma maior amplitude de movimentos corpóreos.
O que é flexibilidade exemplo?
A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento. ... Por exemplo, quando uma dona de casa necessita pegar algo embaixo do sofá ela necessita utilizar toda a sua flexibilidade, alongando os músculos das costas e da parte posterior das pernas.
O QUE É ALONGAMENTO E O QUE É FLEXIBILIDADE?
O que que é flexível?
Flexível é um adjetivo que qualifica algo como maleável, dobrável e que consegue se curvar. Também pode representar a agilidade ou elasticidade de determinada coisa ou pessoa. ... Uma pessoa flexível, por exemplo, consegue se adaptar de maneira fácil a diferentes ambientes, atividades ou situações.
O que é flexibilidade de aprendizado?
A flexibilidade cognitiva é, justamente, a nossa capacidade de aprender e desaprender e olhar para esses novos caminhos numa maneira de se adaptar profissionalmente e adaptar nosso conhecimentos para esses desafios profissionais.
O que é flexibilidade e como se classifica?
Ela pode ser descrita como a qualidade física responsável pelos movimentos voluntários que exijam uma amplitude máxima de uma articulação ou um conjunto delas. Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.
Quais os tipos de flexibilidade existentes?
Tipos de Flexibilidade:
Ativa - é a máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária. Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.
Quais os principais componentes da flexibilidade?
Uma boa flexibilidade é resultado de mobilidade das articulações e elasticidade dos músculos, possibilitando movimentos amplos e sem dor. Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular.
Como desenvolver flexibilidade no trabalho?
- Desenvolva a sua resiliência.
- Adote novas estratégias e ações.
- Busque e saiba receber feedbacks.
- Aprimore seus conhecimentos.
- Evite a postura defensiva.
- Realize seu trabalho de formas diferentes.
- Faça Coaching!
O que é flexibilidade no ambiente de trabalho?
O que é flexibilidade no trabalho? Flexibilidade no trabalho é dar maior autonomia para o profissional na definição das condições de trabalho, por exemplo, em termos de horário, local, modo de se vestir e outros pontos.
Como desenvolver flexibilidade cognitiva?
- Seja tolerante com erros. ...
- Incentive a liberdade de expressão. ...
- Fomente a diversidade. ...
- Crie dinâmicas que estimulem o pensamento fora da caixa. ...
- Incentive projetos multidisciplinares. ...
- Não coloque a tecnologia acima de tudo. ...
- Estimule a prática de exercícios físicos.
O que fazer para ser uma pessoa mais flexível?
- Leia também: ...
- Estar pronto para adotar novas estratégias caso a ideia inicial falhar. ...
- Entender as críticas como uma forma de aprimoramento pessoal. ...
- Trabalhar na capacidade de assumir diversos projetos ao mesmo tempo. ...
- Seja mais atento aos sentimentos e pensamentos dos outros.
Como tornar o corpo mais flexível?
- Sente-se no chão com as pernas para frente do corpo.
- Levante a perna direita do chão, segurando-a com as duas mãos. Flexione o pé e segure por cinco segundos e alterne as pernas.
- Sentada, flexione o joelho direito e levante a perna. Puxe o joelho para o peito.
O que é ser flexível no amor?
FLEXIBILIDADE SIGNIFICA DEIXAR IR. Nosso apego às coisas, às ideias e a certas visões pode nos tornar rígidos e inflexíveis. Deixando de lado esses apegos, não estamos negando nossas crenças e valores, estamos simplesmente desistindo da ideia de controlar todos os aspectos deles.
O que é flexibilização cognitiva?
O que é flexibilidade cognitiva? A flexibilidade cognitiva é a nossa capacidade de resolução de problemas e adaptação a diferentes contextos e situações. Essa habilidade não está somente ligada ao mundo do trabalho, mas também ao nosso cotidiano.
Qual a importância da flexibilidade no trabalho?
A importância da flexibilidade no trabalho
Tal característica facilita as relações interpessoais e, consequentemente, o trabalho em equipe. Além disso, elas compartilham novos conhecimentos e são capazes de ouvir opiniões distintas. Logo, as informações são difundidas e os atritos são evitados.
Quais são os cinco passos para desenvolver a flexibilidade cognitiva?
- Ir além do conhecimento. ...
- Ser superior à tecnologia. ...
- Aceitar erros. ...
- Ter metas claras. ...
- Ter liberdade para expressar ideias.
Quais são os 5 fatores que influenciam na flexibilidade do indivíduo?
Os fatores endógenos influenciadores dos graus de flexibilidade são: idade, sexo, somatótipo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, e os exógenos são a temperatura ambiente e a hora do dia (Blanke D.
São considerados os principais fatores influenciadores da flexibilidade?
São considerados os principais fatores influenciadores da flexibilidade: Mobilidade articular, elasticidade muscular, sexo e idade. Mobilidade articular, elasticidade muscular, plasticidade e maleabilidade da pele.
Quem tem mais flexibilidade?
Alguns estudos na literatura também demonstraram a existência de diferença de flexibilidade muscular entre os sexos em adultos, sendo a mulher mais flexível que o homem7,11,12.
É verdade que a flexibilidade diminui com a idade?
A flexibilidade tende a reduzir lentamente dos 16 aos 40 anos de idade para ambos os sexos, a partir desta idade, em virtude da diminuição das atividades físicas, a redução da flexibilidade é acelerada e o treinamento desta, melhora seus índices, melhorando assim a mobilidade para ambos os sexos e idades (BARROS; ...
Por que os homens são mais fortes do que as mulheres?
No quesito força, o homem também apresenta vantagens em virtude da produção maior de testosterona, que causa um aumento maior na musculatura. As mulheres apresentam uma maior flexibilidade, o que garante melhor execução de atividades que exigem movimentos precisos.
Qual o maior efeito dos alongamentos?
Alongamentos antes e depois da exercitação mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns. ... Praticando exercícios de alongamento, nota-se, entre outras coisas, uma redução das tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado.