Qual é o objetivo da descentralização?

Perguntado por: Leonardo Nogueira de Pereira  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

A descentralização administrativa pressupõe a ideia de controle. A fiscalização é necessária e fundamental para assegurar o cumprimento dos objetivos e fins. O controle administrativo se divide em: tutela, controle hierárquico e autotutela.

Em que consiste a descentralização?

Descentralização, entretanto, é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, sendo esta física ou jurídica. Ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuições próprias que não decorrem do ente central.

Quais são as principais características da descentralização?

A descentralização caracteriza-se quando um poder antes absoluto, passa a ser repartido. Por exemplo, quando uma pessoa ou um grupo detinha um poder total e absoluto, e depois é repartido este poder com outras pessoas ou outros grupos, ou seja, ele foi descentralizado e repartido.

Quais são os tipos de descentralização?

Classifica-se em: (1) descentralização territorial ou geográfica; e (2) descentralização por serviços, funcional ou técnica; e (3) descentralização por colaboração.

O que é descentralização na administração pública?

“A CENTRALIZAÇÃO ocorre quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio dos inúmeros órgãos e agentes administrativos que compõe sua estrutura administrativa funcional, denominada Administração Direta.

Direito Administrativo - Descentralização e Desconcentração Administrativa

31 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre a descentralização na Administração Pública?

A descentralização política ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuições próprias que não decorrem do ente central. ... A descentralização administrativa se apresenta de três formas. Pode ser territorial ou geográfica, por serviços, funcional ou técnica e por colaboração.

O que é Administração centralizada e Administração descentralizada?

A atividade administrativa pode ser prestada de duas formas, uma é a centralizada, pela qual o serviço é prestado pela Administração Direta, e a outra é a descentralizada, em que o a prestação é deslocada para outras Pessoas Jurídicas.

O que é descentralização territorial ou geográfica?

Descentralização territorial ou geográfica: verifica-se quando uma entidade local, geograficamente delimitada, é dotada de personalidade jurídica própria, de direito público, com capacidade jurídica própria e genérica (exerce a totalidade ou a maior parte dos encargos públicos de interesse da coletividade) e sujeita a ...

Quais são as vantagens da descentralização?

Portanto, alguns dos principais benefícios da descentralização podem se resumem em:
  • mais flexibilidade para produzir análises.
  • independência das áreas de negócio.
  • ganho de velocidade para geração de insights estratégicos.
  • tomada de decisão mais ágil.
  • mais entregas de valor para o negócio.

O que é a descentralização administrativa?

Administração descentralizada É administração indireta. ... É o que ocorre na criação de entidades (pessoas jurídicas) da Administração Indireta prestadoras de serviços públicos.

O que é a descentralização da educação?

Portanto, descentralizar a educação é possibilitar que qualquer competência desenvolvida, seja em processos de educação formal, seja por experiência profissional, por viagens, por autodidatismo, por empreendedorismo, por imersões, projetos ou mesmo pelo pela singularidade das vivências pessoais possam ser validadas, ou ...

Quais as principais vantagens desvantagens e limitações da descentralização?

Entre as vantagens da gestão descentralizada, podemos destacar:
  • rapidez na tomada de decisões;
  • maior autonomia para os gerentes e colaboradores;
  • competição saudável entre as unidades;
  • inovação e criatividade nas soluções de gargalos;
  • melhor aplicação dos recursos;
  • aplicação de conhecimentos específicos;

Qual a vantagem da centralização?

Vantagens da centralização:

Uniformidade nos procedimentos e decisões; Boa comunicação vertical; Facilidade no controle e avaliação; Evita desperdícios e duplicação de tarefas.

O que é um Estado descentralizado?

DESCENTRALIZADA – “quando há transferência de atividade administrativa ou, simplesmente, do exercício dela para outra pessoa, isto é, desloca-se do Estado que a desempenharia, através de sua Administração Central, para outra pessoa, normalmente pessoa jurídica”.

O que é descentralização urbana?

A descentralização é um processo com repercussões na organização do espaço intra- urbano, que se manifesta sob forma de uma medida, de caráter espontâneo ou planejado, que visa a diminuir a centralização urbana.

O que é a descentralização econômica?

Descentralização consistiria na redistribuição de recursos, espaços de decisão, competências, atribuições de responsabilidade, enfim, de poder político-econômico em cada formação econômico-social específica, em face da crise dos Estados-nação centrais e dos Estados desenvolvimentistas periféricos.

O que é administração pública centralizada?

A função administrativa é realizada de forma centralizada quando ela é desempenhada diretamente pela própria entidade estatal (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), por meio de seus vários órgãos e agentes públicos. Nessa forma de atuação, temos a Administração Pública direta, que é o próprio Estado.

O que é um serviço centralizado?

CENTRALIZAÇÃO: é a prestação de serviços diretamente pela pessoa política prevista constitucionalmente, sem delegação a outras pessoas. Diz-se que a atividade do Estado é centralizada quando ele atua diretamente, por meio de seus órgãos.

Qual a diferença entre centralização desconcentração e descentralização?

Ocorre a centralização quando as atividades são desempenhadas pelos órgãos e agentes de um único ente federativo, ou seja, da Administração Direta. A descentralização, por sua vez, ocorre quando qualquer um dos entes fe- derativos exerce suas atribuições por intermédio de outras pessoas jurídicas.

Qual os dois tipos de descentralização na Administração Pública?

Existem basicamente três formas de descentralização administrativa: a mediante outorga (descentralização por serviços ou delegação legal), a por delegação (descentralização por colaboração ou delegação negocial) ou a territorial (geográfica), embora esta última represente uma possibilidade muito remota de acontecer.

O que é descentralização e desconcentração na Administração Pública?

A desconcentração distingue-se facilmente da descentralização administrativa, na medida em que respeita à repartição de competências por órgãos de cada pesosa coletiva, enquanto a última se reporta à divisão de poderes de atribuições entre pessoas coletivas.

Pode ocorrer a descentralização administrativa no Brasil?

Ou seja, territórios no Brasil terão capacidade de administração genérica para alguns serviços públicos, são consideradas autarquias territoriais, pessoas jurídicas de direito público. Atualmente, não há descentralização territorial no Brasil.

Quando se analisam as vantagens e desvantagens da descentralização?

Quando se analisam as vantagens e as desvantagens da descentralização conclui-se que, em estruturas descentralizadas: A As decisões, por um lado, são tomadas mais lentamente pelos executores da ação, mas, por outro lado, pode haver falta de informação e de coordenação entre os departamentos envolvidos.

É considerada uma desvantagem em uma organização descentralizada?

1. Dificuldade de controle. A gestão descentralizada reduz a hierarquização e a difusão de informações a respeito das atividades realizadas pelos colaboradores. Isso faz com que haja uma maior dificuldade de controle.

Artigo anterior
O que é bom para cisto na mama?
Artigo seguinte
O que comprar para uma dieta de 1.200 calorias?