Qual é o nome do ácido hclo4?

Perguntado por: Gabriela Beatriz Araújo de Vaz  |  Última atualização: 13. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

Ácido perclórico, HClO₄, é um oxiácido do cloro e é um líquido oleoso incolor miscível em água de odor pungente. É o oxiácido do cloro no estado de oxidação + 7.

Para que serve o ácido Perclórico?

É comum a utilização de ácido perclórico na fabricação de explosivos, por ser um forte oxidante. São nocivos a plantas, por isso têm aplicação na indústria química em produção de herbicidas. É empregado em laboratórios de Análises Clínicas nos exames de precipitação seletiva de mucoproteínas.

Como se chama o ácido HClO?

HClO: Ácido hipocloroso – nox do cloro: +1.

Qual é o ácido mais forte que existe?

Ácido fluorantimônico, de fórmula molecular HSbF6, é o mais forte superácido conhecido.

Como saber o nome do ácido?

Para todos os ácidos, usa-se o termo “ácido” antes da nomenclatura que caracteriza a molécula. Nos hidrácidos, troca-se o sufixo “eto” do nome do elemento pelo “ídrico”. Exemplos: HCl → ácido clorídrico.

How to write the name for HClO4 (Perchloric acid)

45 questões relacionadas encontradas

Qual é o ácido mais perigoso do mundo?

O ácido fluorantimônico é uma MISTURA entre o ácido fluorídrico e pentafluoreto de antimônio, e é o MAIS PERIGOSO DO MUNDO, pois apresenta a mais alta concentração de ácido da natureza.

Qual é o ácido mais fraco do mundo?

O H2CO3 é classificado como ácido fraco porque apresenta um pequeno grau de ionização (α ≤ 5%).

Quais os 5 principais ácidos?

Ácidos mais comuns
  • Ácidos mais comuns na química do cotidiano.
  • Ácido clorídrico (HCl)
  • Ácido sulfúrico (H2SO4)
  • Ácido nítrico (HNO3)
  • Ácido fosfórico (H3PO4)
  • Ácido acético (CH3 - COOH)
  • Ácido fluorídrico (HF)
  • Ácido carbônico (H2CO3)

Quais os ácidos mais utilizados no nosso cotidiano?

Apesar de muitos ácidos serem conhecidos e amplamente utilizados pelos seres humanos, os ácidos clorídrico, sulfúrico, nítrico, acético e fluorídrico são os que mais merecem destaque, por apresentarem uma maior gama de aplicações.

Qual é o nome do ácido carboxílico?

Nomenclatura dos ácidos carboxílicos

Essa substância é nomeada como ácido butanoico. Fórmula do ácido butanoico. Já nesse exemplo, o ácido é formado por três átomos de carbono (prefixo prop-), ligações simples entre os carbonos (infixo -an-) e duas carboxilas (sufixo -dioico).

O que significa HClO4?

Ácido perclórico, HClO4, é um oxiácido do cloro e é um líquido oleoso incolor miscível em água de odor pungente. É o oxiácido do cloro no estado de oxidação + 7.

O que o ácido muriático corrói?

Perigos mais importantes: corrosivo, altamente tóxico por ingestão e muito Tóxico por inalação. queimaduras à pele, aos olhos, ao sistema respiratório e trato digestivo. Exposições prolongadas ou repetidas, a concentrações acima do limite de exposição, podem causar descoloração dos dentes.

O que o ácido clorídrico pode causar?

A ingestão do ácido resulta em lesões ulcerativas no trato digestivo.

O que faz um ácido ser mais forte?

Grau de ionização (α) maior ou igual a 50%

Por convenção, um ácido é considerado forte quando o seu grau de ionização é maior ou igual a 50%. Isso significa que, a cada 100 moléculas de um ácido considerado forte adicionadas em água, pelo menos 50 delas devem ser ionizadas.

O que torna um ácido mais forte?

Em relação à força, um ácido pode ser: Forte (ácido que produz uma elevada quantidade de cátions hidrônio (H3O+) na água); Moderado ou Semiforte (ácido que produz uma quantidade intermediária de cátions hidrônio (H3O+) na água); Fraco (ácido que produz uma baixa quantidade de cátions hidrônio (H3O+) na água).

Quais são todos os ácidos fortes?

✓ Ácidos Fortes: ionizam-se completamente. Os principais são: HCl, HBr, HI, H2 SO4 , HClO4 e HNO3 . ácidos fracos: HNO2 (ácido nitroso), H3 PO4 (ácido fosfórico), HCN (ácido cianídrico) e H2 CO3 (ácido carbônico).

Qual ácido dissolve osso?

O professor Walter – assim como muitos professores de química – tem conhecimento que o ácido fluorídrico (HF) é capaz de dissolver um corpo pela destruição dos tecidos e também promover a descalcificação de ossos e dentes.

Qual é o ácido que corrói o vidro?

Pelo mesmo motivo, o vidro é considerado um material praticamente à prova de qualquer tipo de corrosão. Há, porém, alguns poucos ácidos capazes de destruí-lo – como o hidrofluorídrico, usado industrialmente, e o fosfórico, quando altamente concentrado.

O que dissolve aço?

O método mais comum de decapagem Aço envolve imergir o metal em uma solução ácida, como ácido clorídrico ou ácido sulfúrico. Esta solução dissolve a ferrugem e outras impurezas da superfície do aço. Uma vez que o aço tenha sido decapado, é importante neutralizar o ácido para evitar futuras corrosões.

O que quer dizer a sigla pH?

A sigla pH é utilizada para representar o potencial hidrogeniônico presente em uma determinada solução ou mistura. Esse potencial refere-se à quantidade (concentração molar ou molaridade) de cátions hidrônio (H+ ou H3O+) presentes no meio e indica se esse meio, ou mistura, é ácido, básico ou neutro.

Quem descobriu o ácido?

A teoria de ácidos e bases de Arrhenius foi proposta originalmente pelo químico sueco Svante Arrhenius, em 1884. Ele sugeriu a classificação de determinados compostos como ácidos ou bases a partir dos íons formados por eles quando adicionados à água.

O que precisa para ser ácido?

O pH ou potencial hidrogeniônico trata-se de uma escala de 0 a 14 que determina se a solução é ácida ou base. Para que a substância seja considerada um ácido esse pH deve variar entre 0 e 7.

Artigo anterior
Quais são os tipos de lixo domiciliar?
Artigo seguinte
Quais são as cores primárias segundo o modelo CMYK?