O que pode substituir a palavra embora?

Perguntado por: Filipe Joel Faria Freitas Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

1 apesar de, ainda que, apesar de que, não obstante, a despeito de, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, nada obstante, malgrado. Exemplo: Embora esperasse uma resposta negativa, decidiu pedir a menina em namoro.

O que substitui a palavra embora?

No primeiro, “embora” é uma conjunção concessiva, que é usada para formar estruturas no presente e no pretérito imperfeito do subjuntivo. São sinônimos de embora: ainda que, apesar de, mesmo que, conquanto.

Qual é a derivação da palavra embora?

Composição por Aglutinação

Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora).

O que quer dizer embora?

Significado de Embora

conjunção Apesar de; ainda que; ainda: embora houvesse amor, separaram-se. advérbio Com a ideia de partida; adeus: sentiu-se mal e foi embora.

Qual advérbio de embora?

O que é Embora: Advérbio. Junção e redução(aglutinação) das palavras do adjunto adverbial "em boa hora" com sentido de ir-se a algum lugar.

O QUE SIGNIFICA EMBORA?

32 questões relacionadas encontradas

O que é um advérbio de tempo?

→ Advérbio de tempo

Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.

Qual é o advérbio de tempo?

Dá noção temporal, período de tempo, aos verbos.

Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.

Qual a diferença entre embora e embora?

A forma correta de escrita da palavra é embora. Em bora, escrito de forma separada, está errado. A palavra embora é usada maioritariamente como advérbio ou como conjunção. A palavra embora é formada por contração da expressão em boa hora.

Como usar muito embora?

A expressão muito embora, aplicada como locução conjuncional concessiva, foi registada em 1966 no vocabulário de Rebelo Gonçalves e presentemente confirmada no dicionário de Houaiss com o significado, por exemplo, de «se bem que», e a frase em estudo tem na realidade o sentido: «se bem que longe, estou perto».

É correto dizer muito embora?

Por estar a linguagem jurídica inserida no âmbito da língua culta – que reclama a forma mais limpa de correção –, é de todo recomendável que evitemos a indigesta locução “muito embora”.

Qual o valor Semantico De embora?

semântico do embora

Em outras palavras, pode-se dizer que, apesar de o fato (ou evento) ex- presso em p constituir uma condição suficiente para a não realização do fato (ou evento) expresso em q, q se realiza; e, nesse sentido, se pode dizer que a afirmação de q independe do que quer que esteja afirmado em p.

Quais os tipos de derivação?

A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

São exemplos de aglutinação?

Confira alguns exemplos de aglutinação: água + ardente = aguardente. desta + arte = destarte. plano + alto = planalto.
...
Aglutinação e justaposição
  • gira + sol = girassol.
  • passa + tempo = passatempo.
  • couve + flor = couve-flor.
  • ponta + pé = pontapé

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando se usa a palavra Contudo?

Contudo é um advérbio com o sentido de «no entanto; todavia»: Comprei dois livros, contudo, ainda não os li. Com tudo significa «com todas as coisas»: Vi-me atrapalhado com tudo o que tinha para fazer.

Pode começar parágrafo com embora?

Os manuais de redação afirmam que não se pode iniciar oração com porém. ... Temos aqui duas questões: o uso de porém no início da oração e do parágrafo. Não há jornal ou revista que não contenha pelo menos uma frase ou oração iniciada pela conjunção adversativa “porém”.

Qual é o sentido de ainda que?

A expressão ainda que é uma locução conjuncional constituída pelo advérbio ainda e a conjunção que. Esta expressão introduz orações subordinadas adverbiais concessivas, exprimindo oposição ou restrição ao que é dito na frase subordinante.

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Qual é o certo Enfim ou em fim?

Enfim é um advérbio de tempo que significa "por fim”, “finalmente”, “afinal”. É um advérbio usado para dar ideia de conclusão, por isso também significa “concluindo”, “resumindo”, “em suma” etc.

Qual é o certo em baixo ou embaixo?

Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado.

Quais expressões indicam tempo?

- Advérbios "Ontem", "hoje", "amanhã", "já", "agora", "logo", "cedo", "tarde", "outrora", "breve", "nunca", "sempre", "jamais". - Locuções adverbiais Duas ou mais palavras com valor de advérbio, como "às vezes", "em breve", "à noite", "à tarde", "de manhã", "de quando em quando".

O que é advérbio e exemplos?

O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)

Qual advérbio?

Advérbio é uma palavra invariável que acompanha o verbo, modificando seu sentido. Exemplos: Cheguei cedo (advérbio de tempo).

Quais são os advérbios exemplos?

Aí, aqui, acolá, cá, lá, ali, adiante, abaixo, embaixo, acima, adentro, dentro, afora, fora, atrás, detrás, além, aquém, defronte, antes, aonde, longe, perto, algures, nenhures, alhures. O advérbio de lugar indica um espaço ou uma posição, por exemplo: Minha casa é ali. O livro está embaixo da mesa.

Quais palavras são advérbios?

bem, mal, assim, pior, melhor, depressa, devagar, à toa, às pressas, à vontade, rapidamente, calmamente, infelizmente (e a maioria dos advérbios terminados em -mente), etc. não, absolutamente, tampouco, nunca, de modo algum, de forma alguma, etc.

Artigo anterior
Quantos anos dura um iPhone 7 Plus?
Artigo seguinte
Como falar com atendente Santander WhatsApp?