Qual é o nome da herança em que diversos genes?

Perguntado por: Santiago Pinheiro  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

Herança poligênica ocorre quando vários pares de genes interagem para determinar uma característica, cada um com efeito aditivo sobre o outro.

O que é uma herança quantitativa?

Herança Quantitativa é também conhecida como herança poligênica ou, simplesmente, poligenia. Nesta interação gênica, pares de genes somam ou acumulam seus efeitos.

O que é herança qualitativa?

Herança qualitativa e herança quantitativa

Um dos exemplos de herança qualitativa é a surdez hereditária. Durante o desenvolvimento do feto, o gene D determina o desenvolvimento de uma região importante da audição, já o gene E atua na formação do nervo acústico.

Qual o nome da herança genética envolvida na determinação da coloração dos olhos humanos?

A cor dos olhos de humanos também segue o padrão da herança quantitativa. As diferentes cores dos olhos são produzidas devido a diferentes quantidades de melanina.

O que é uma herança poligênica?

Muitas características dos seres vivos são influenciadas por múltiplos genes. Em tais casos os caracteres, em vez de serem nitidamente marcados, manifestam variações contínuas entre dois extremos. Este fenómeno é algumas vezes designado por fusão de caracteres ou herança quantitativa.

Herança quantitativa - Interação gênica

28 questões relacionadas encontradas

O que é uma doença poligênica?

Essas doenças podem ser definidas em dois grupos principais: aquelas que afetam apenas um gene e aquelas que afetam vários. Quando apenas um gene apresenta alteração, dizemos que é uma doença monogenética; quando mais de um gene foi afetado, dizemos que são doenças multifatoriais, também chamadas de poligênicas.

O que é Monogênica ou poligênica?

Monogênicos: (também chamado de Mendeliano). É causado por mudanças ou mutações que acontecem na sucessão de DNA de um único gene. Cromossômicas: Alterações estruturais e numéricas no conjunto de cromossomo de um indivíduo. Multifatoriais: (também chamado de complexo ou poligênico).

Quais os genes envolvidos na determinação da cor dos olhos?

Dois genes estão envolvidos na determinação da cor dos olhos humanos. No cromossomo 19 foi identificado o gene EYCL1, conhecido como GEY e, no cromossomo 15 foi identificado o gene EYCL3 ou BEY.

Quais os genes envolvidos na cor dos olhos?

O modelo genético clássico que explica e prevê a cor dos olhos de um indivíduo é baseado em dois genes. São eles: OCA2 – gene com traço dominante para olhos castanhos (B) e recessivo para olhos azuis (b). EYCL1 ou gey – gene com traço dominante para olhos verdes (G) e recessivo para olhos azuis (b).

Qual o gene que define a cor dos olhos?

Ainda não existe um método que possa prever a coloração dos olhos, já que ela é o resultado da combinação genética dos pais. Mas, as diferentes cores existem por um motivo: a quantidade de melanina – um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo – presente na íris, região colorida do globo ocular.

Qual a diferença entre herança qualitativa e quantitativa?

Os caracteres quantitativos são, em geral, regulados por vários genes, ao passo que os caracteres qualitativos são de herança monogênica ou oligogênica. As características quantitativas são estudadas a nível de população e são descritas através de parâmetros tais como média, variância e covariância.

O que são características qualitativas Cite exemplos?

Caracteres qualitativos são controlados por um ou poucos genes (classes fenotípicas distinguíveis umas das outras). Ex.: cor de flor, hipocótilo, textura dos grãos de milho, etc...

O que são caracteres qualitativos?

Os caracteres qualitativos são aqueles governados por um ou poucos genes. Denominados de variáveis discretas por apresentarem classes fenotípicas facilmente separáveis umas das outras, podem ser associadas a um ou poucos genótipos.

Porque os filhos puxam os pais?

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai. Isso pode ser explicado pelo período durante a gestação.

Quem descobriu a herança quantitativa?

As principais descobertas sobre a herança quantitativa foram feitas pelo geneticista sueco Nilsson-Ehle (1908) e pelo americano East (1910). Mais tarde, na Inglaterra, Mather desenvolveu métodos estatísticos para analisar como esses genes múltiplos agiam, denominando-os de polígenes.

O que é um gene aditivo?

Cada gene aditivo presente em um indivíduo determina o aumento na intensidade da expressão do fenótipo, não importando de qual par é esse gene aditivo. Os genes não-aditivos não acrescentam nada na expressão do fenótipo. Um exemplo é a cor da pele, na espécie humana.

Qual cor de olho é dominante?

A cor dos olhos castanhos é um traço dominante e a cor dos olhos azuis é um traço recessivo. A cor dos olhos verdes é uma mistura de ambas.

Qual a chance do filho nascer com olho claro?

Por isso, quando pai e mãe têm olhos claros, é praticamente de 100% a chance do filho também nascer com olhos claros. O neném pode nascer com olhos castanhos?

Como ocorre a formação da cor dos olhos?

Existem três genes transmitidos pelos pais que vão definir a quantidade de pigmento produzida na íris pelos melanócitos (células produtoras de melanina – o pigmento marrom que dá a cor da pele, olhos e cabelo). Esses genes se combinam pelas gerações e produzem as variadas cores dos olhos.

O que determina a cor dos olhos do bebê?

A cor dos olhos do bebê depende do material genético de cada um dos pais. Mas os genes dos pais podem se misturar e se combinarem de muitas maneiras diferentes. As influências de cada um dos pais não são conhecidas até que a criança nasça.

Onde ficam os alelos que determinam a cor dos olhos?

O primeiro dos genes envolvidos com a coloração da íris, conhecido como Bey2 (do inglês brown eye – olho castanho) ou EYCL3 (do inglês eye color – cor do olho), situa-se no cromossomo 15 e possui dois alelos: um castanho e outro azul.

O que é Monogenica?

Doenças monogênicas ou mendelianas são condições em que a causa primária pode ser atribuída a uma única variante genética definida, ou seja, afeta um único gene.

O que é Síndrome Monogênica?

As doenças monogênicas são um tipo de distúrbio hereditário causado por uma mutação ou alteração no DNA de um único gene.

Quais são as doenças Monogenicas?

Exemplos de doenças monogênicas são:
  • Anemia falciforme. (ou depranocitose)
  • Fibrose cística.
  • Doença de Batten.
  • Doença de Huntington (cromossoma 4).
  • Síndrome de Marfan.
  • Hemocromatose.
  • Deficiência de alfa-1 antitripsina.
  • Distrofia muscular de Duchenne.

Quais são as principais doenças hereditárias?

Quais as doenças genéticas mais comuns?
  • Síndrome de Down. A síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21. ...
  • Anemia falciforme. ...
  • Diabetes. ...
  • Câncer. ...
  • Daltonismo. ...
  • Distrofia muscular de Duchene. ...
  • Fibrose cística. ...
  • Síndrome de Patau.

Artigo anterior
Quais as vantagens de trabalhar de forma cooperativa?
Artigo seguinte
Quantos tipos de limites existe?