Qual é o método contraceptivo mais seguro?

Perguntado por: Luna Loureiro Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

A pílula combinada (progesterona e estrógeno) é o método contraceptivo mais utilizado por brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde. Também é o meio mais seguro para evitar a gravidez, com 99,7% de eficácia, de acordo com a ginecologista e obstetra Leryane Marques Blaszkowski.

Qual é o método contraceptivo mais eficaz?

Em geral, os métodos que utilizam hormônios para impedir a ovulação – e, por conseqüência, a gravidez – são considerados os mais confiáveis. A pílula anticoncepcional, por exemplo, tem eficácia superior a 99% quando tomada corretamente.

Tem algum método contraceptivo 100 Seguro?

Sim. Atualmente não existe nenhum método anticoncepcional que seja 100% eficaz. No entanto, a chance de falha dos dois métodos é extremamente baixa, sendo parecida com a dos métodos cirúrgicos, como a laqueadura ou vasectomia, o que os deixa entre os métodos mais eficazes que existem.

O que é mais seguro DIU ou pílula?

O DIU é o melhor contraceptivo. Enquanto a pílula tem um índice de falha de 6%, o do DIU fica entre 0,2% e 0,8%.

Qual é o melhor anticoncepcional pílula ou injeção ou DIU?

A escolha do melhor método

Massaguer diz que a escolha do método contraceptivo de longa duração está ligada às condições de saúde e à situação financeira da mulher. “Quem já teve filhos e tem medo de usar hormônio, por histórico de câncer na família, por exemplo, pode usar o DIU.

Métodos anticoncepcionais MENOS SEGUROS ! Comparação entre a taxa de falha dos contraceptivos.

20 questões relacionadas encontradas

Quais as desvantagens de usar o DIU?

Desvantagens do DIU
  • Apenas um médico pode inserir e trocar o dispositivo;
  • O processo pode ser desconfortável;
  • Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis;
  • Para proteção a curto prazo, não vale muito a pena;
  • Procedimentos inadequados e sem acompanhamento médico podem provocar complicações de saúde.

Porque camisinha não é 100% segura?

A sua eficácia varia de doença para doença, não podendo ser considerada 100% eficiente em nenhum dos casos. Por isso, além do uso correto da camisinha, é muito importante que o individuo evite comportamentos de risco, como ter múltiplos(as) parceiros(as) sexuais.

Quanto por cento o DIU e seguro?

Segundo um estudo da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, seu índice de falha varia de 0,2 a 0,8%, contra 9% da pílula. O que influi muito aí é o desconhecimento. O DIU é uma peça em formato de “T” inserida dentro do útero, o que já gera desconfiança entre as mulheres.

Qual método contraceptivo menos eficaz?

Os principais métodos contraceptivos menos eficazes são:

O coito interrompido nada mais é do que a retirada do pênis antes que haja a ejaculação dentro da vagina. Apesar de funcionar em alguns casos, não é uma estratégia muito eficaz.

Qual é o melhor anticoncepcional?

Acetato de ciproterona: Diane 35, a Selene, a Diclin e a Artemidis (indicada para tratamento de ovários policísticos devido a grande composição estrogênica) Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (deixa a pele muito mais bonita)

Qual o melhor DIU Mirena ou Kyleena?

No que se refere à quantidade de hormônios, o Kyleena pode ser uma boa opção para pacientes mais sensíveis à ação da progesterona, já que libera uma quantidade menor do hormônio e irá provocar menos efeitos colaterais em relação ao Mirena. Devido a dose hormonal ser menor, também é menor a taxa de anovulação associada.

Qual a possibilidade de engravidar com o DIU?

O dispositivo intrauterino (DIU) é um método seguro e bem tolerado. A taxa anual de falha (gravidez) é muito baixa, entre 0,5 e 1,0 por 100 mulheres.

Como confiar no DIU?

O ideal é conversar com seu ginecologista para ver qual a melhor opção no seu caso. Por exemplo, é importante checar se o hormônio que dificulta a adaptação a pílula anticoncepcional não está presente no DIU com hormônios, o que faria o DIU de cobre ser mais adequado para você.

Quais os problemas que o DIU pode causar?

"A presença do DIU dentro do útero pode agir como facilitador de infecção, que é capaz de subir do útero para as trompas e ovários, chamada de doença inflamatória pélvica, além de evoluir para peritonite, infecção abdominal. Daí pode cair na corrente sanguínea e virar uma sepse", explica.

Tem jeito de engravidar usando camisinha?

Embora seja relativamente raro, é possível engravidar usando camisinha, especialmente devido aos erros que são cometidos durante o seu uso, como não retirar o ar da ponta do preservativo, não verificar a validade do produto ou abrir a embalagem com objetos cortantes, que acabam perfurando o material.

Como saber se a camisinha e segura?

A maneira mais eficiente de saber se isso aconteceu é retirar o preservativo e enchê-lo com água ou ar, por exemplo. Assim, dá para ter certeza se o produto está furado.

Quem usa DIU pode engordar?

Não, o DIU de Cobre não engorda, pois não possui hormônios e seu efeito se restringe ao útero. Além de atuar como barreira física, o cobre é um espermicida natural, não causando qualquer alteração de apetite ou retenção de líquido.

Quem usa DIU Mirena engorda?

O DIU mirena age no perfil hormonal da mulher, podendo provocar pequeno ganho de peso. No entanto, se houver uma manutenção de rotina saudável, com alimentação adequada e prática de atividades físicas constantes, é facilmente possível manter o peso mesmo fazendo uso do DIU mirena.

Como saber se o DIU está no lugar certo?

O diagnóstico de certeza para saber se o DIU saiu do lugar é o ultrassom. Se o DIU está fora da sua posição, é possível reposicioná-lo. Converse com o seu médico.

Estou com medo de colocar o DIU?

Quando se tem informação adequado os receios e medos relacionados aos DIUs certamente diminuem. Medo de ter dor na inserção do DIU: Muitas pessoas têm medo de colocar o DIU devido a dor que podem sentir na inserção, especialmente se nunca tiveram filhos ou nunca fizeram procedimento ginecológico (5).

Quando posso confiar no DIU de cobre?

Se você colocou o DIU até o sétimo dia do ciclo menstrual e o DIU está bem posicionado, a proteção contra a gravidez é imediata. Se você colocou o DIU após o sétimo dia do ciclo menstrual e o DIU está bem posicionado, você deverá aguardar de 7 a 10 dias para estar protegida contra a gravidez.

Quem tem o DIU tem risco de engravidar?

Na presença de gestação, o DIU pode ser retirado com uma leve tração dos fios, quando visíveis. Na impossibilidade de visualização dos fios, há a opção de retirada por histeroscopia, que tem se mostrado segura e eficaz para a retirada de DIU retido na cavidade.

Quais são os primeiros sintomas de uma gravidez?

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

Qual o DIU mais moderno?

O Kyleena® é o novo DIU (dispositivo intrauterino) hormonal que acabou de chegar no Brasil. Uma nova opção, muito segura para contracepção. Os DIUs são dispositivos intrauterinos com eficácia de longa duração, que pode variar de 5 a 10 anos, dependendo do tipo escolhido.

Quem usa DIU Kyleena menstrua?

O DIU Kyleena altera o fluxo menstrual? Sim. Ele pode reduzir o fluxo menstrual e a mulher passar a sangrar por menos dias e com menor intensidade, mas a ginecologista lembra que “o DIU hormonal não é uma promessa de ausência de menstruação, é uma possibilidade.

Artigo anterior
Como dissolver o enxofre na água?
Artigo seguinte
Precisa de visto para entrar na Bélgica?