Qual é o melhor material MDP ou MDF?

Perguntado por: Leticia Neves Cardoso  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (72 avaliações)

Em geral o custo do MDF é superior ao do MDP de 20% e 25% e, pela nossa experiência prática podemos afirmar que MDP é um material com maior resistência (aguenta mais peso, absorve menos umidade do ambiente e por ser menos maleável tem menor desgaste com o tempo) já o MDF, garante melhor acabamento tanto em processos de ...

O que é mais resistente MDP ou MDF?

Três camadas formam o MDP: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies. Essa composição torna o material mais robusto e bem estruturado, pronto para receber maior carga de peso que o MDF (apesar de ser mais leve).

Qual a diferença entre MDP e MDF qual o melhor?

As diferenças entre MDF e MDP

Ambos os materiais passam por processos de fabricação semelhantes, a diferença está na na produção das fibras no MDF e nas partículas aglutinadas do MDP, sendo que o MDF consome mais madeira em sua produção do que o MDP.

Qual a vantagem do MDP?

Quais as vantagens do MDP?
  • O MDP recebe melhor os parafusos porque as partículas que estão em seu interior são bem grossas, fixando o parafuso e resistindo a pressão;
  • O material é bem leve e é sujeito ao empenamento;
  • O MDP é o material mais usado em países desenvolvidos;

Qual a durabilidade de um móvel em MDP?

O móvel feito de MDP pode ser considerado mais resistente e com maior durabilidade que o móvel feito com MDF. Mas ele é recomendado para a fabricação de móveis com linhas retas, sem formas orgânicas muito exageradas, baixo relevo ou cantos arredondados. Assim como o MDF ele também não resiste bem a umidade.

MDP ou MDF: o que é melhor?

35 questões relacionadas encontradas

Qual a qualidade da madeira MDP?

O MDP apresenta uma melhor absorção de tinta, o que é uma vantagem na hora de fazer um acabamento final diferenciado. Sua superfície permite que o resultado fique mais homogêneo e sem irregularidades.

Qual o melhor material para móveis de cozinha?

Os armários de cozinha em aço possuem maior durabilidade. Resistência e são fáceis de limpar, pois em contato com a umidade não danificam o móvel. Não custa lembrar que é importante ter cuidado com o que será usado na hora da limpeza já que esponjas ásperas.

Quais as vantagens que o MDF trouxe?

Resistente a pestes

Graças aos químicos usados em sua produção, o MDF é resistente a diversos tipos de pestes que podem afetar a madeira, principalmente cupins. Um motivo e tanto para respirar aliviado quando escolher trabalhar com esse material. Essas são só algumas das vantagens do MDF.

Para que serve o MDF madeira?

O MDF é uma madeira que permite mais criatividade no design dos móveis, por isso, é indicado em peças que terão partes arredondadas e contornos. O material também é recomendado em casos de usinagem em baixo relevo e entalhamento.”

Qual a melhor madeira para fazer guarda roupa?

Os melhores materiais para guarda-roupas e os mais utilizados na fabricação de móveis em geral, são o MDF e o MDP, feitos a partir de madeiras de reflorestamento e resina sintética, que conferem um bom desempenho e ainda contam com tratamento anti fungo.

Quantos quilos uma chapa de MDF suporta?

Infelizmente o MDF não suporta muito peso, não é tão resistente à umidade, nem à montagem e desmontagem. Porém, é muito utilizado em peças únicas ou na parte externa dos móveis devido seu acabamento refinado.

Qual material usado para armário de cozinha?

Geralmente os armários de cozinha são feitos dos seguintes materiais: aço inoxidável, madeira e variações como o MDF e o laqueado. Escolha o que melhor se adapta ao seu orçamento e a sua decoração.

Qual madeira é melhor para armário de cozinha?

Todos esses pontos faz com que a madeira MDF seja a mais usada em estruturas de móveis, inclusive em armários de cozinha. Suporte de mais peso, mas ao mesmo tempo mantendo o material leve são as principais características dos armários de MDP.

Qual material usado para cozinha planejada?

O MDF e MDP são os materiais para móveis planejados mais utilizados. No entanto, há o OSB que é uma matéria-prima para móveis de madeira que podem atender algumas necessidades específicas.

Qual é a melhor madeira para móveis?

Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.

Quanto custa uma folha de MDP?

No mercado, o valor do MDP é mais acessível, em média, R$ 116,20.

Qual a diferença entre MDP e aglomerado?

A principal diferença entre MDF, MDP e aglomerado é a constituição de seu miolo. Enquanto o MDP é feito a partir de partículas de madeira, no MDF são usadas fibras para a sua constituição e os aglomerados são feitos a partir de resíduos de madeira – sendo essa última menos resistente que as duas primeiras.

O que é melhor madeira maciça ou MDF?

Vantagens da madeira maciça e do MDF

Além dos atributos que vimos anteriormente, o MDF vem mais processado e apresenta menos chance de empenar. Por outro lado, tem menor resistência à água do que a madeira maciça.

Qual a diferença entre madeira compensada e MDF?

O MDF é encontrado geralmente em ferragens. Para fabricar o compensado, são retiradas lâminas bem finas do tronco de uma árvore. Depois, elas são empilhadas, coladas e prensadas em alta temperatura, sendo, por fim, lixadas. As madeiras mais comuns na fabricação do compensado são pinus, cedro, virola e eucalipto.

Qual o melhor material para gabinete de pia de cozinha?

Entre os materiais disponíveis, o mais comum é o MDP. Esse tipo de gabinete também costuma ter uma boa durabilidade, mas peca no fator “resistência à umidade”. Não significa que ele vai estragar logo, mas que a opção de aço é melhor em relação a isso.

Qual o melhor material para armários?

Basicamente são três os principais materiais de produção dos guarda-roupas: MDF, MDP e madeira maciça. Eles contam com características que vão além da aparência e estilo.
...
MDF
  • É leve e maleável.
  • Tem boa durabilidade e resistência.
  • Ideal para acabamentos e todos os tipos de revestimentos.
  • Absorve umidade mais facilmente.

Quanto MDF aguenta de peso?

Uma prateleira de espessura de 15mm em MDF (não confundir com MDP que é um tipo de aglomerado) (ou 1,5 cm) pode aguentar livros sem envergar se tiver 40 cm por exemplo. Se usar um metro de comprimento, teria que usar 18mm ou 25 mm.

Como saber se um móvel aguenta peso?

Olhe para o acabamento nos cantos e extremidades. O ideal é que, no lugar de pregos e cola, você encontre caixilhos de madeira, que podem aguentar mais peso. Boas articulações também podem ter cavilhas ou parafusos, mas nunca serem grampeadas. Qualquer cola utilizada não deve ser exibida fora da junta.

Como saber o peso que um móvel aguenta?

Exemplo de Cálculo:
  1. T = Tara 100kg (peso do móvel)
  2. C = Carga 50Kg (carga que o móvel deve suportar)
  3. N = Número de Rodízios 4 (quantidade de rodízios por móvel)
  4. Fs = Fator de Segurança 1,50 (para pisos irregulares)
  5. * Significa que o rodízio a ser utilizado tem que suportar no mínimo 56,25kg de carga estática.

Artigo anterior
Quais setores econômicos possuem perspectivas de crescimento econômico no Espírito Santo?
Artigo seguinte
O que é imponderabilidade por que ela ocorre?