Qual é o mecanismo de ação das fluoroquinolonas?
Perguntado por: Leticia Loureiro Leal | Última atualização: 29. Januar 2022Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)
Segundo Rang et al. (2001), o mecanismo de ação das fluorquinolonas se dá pela inibição da DNA girase (também denominada topoisomerase II), a enzima que produz superespiralamento negativo no DNA. Essas drogas são seletivas para a enzima bacteriana, visto que esta difere estruturalmente da enzima dos mamíferos.
Qual o mecanismo de ação das quinolonas?
Os mecanismos de ação das quinolonas agem por inibição do DNA girase, enzima essencial para sobrevivência de uma bactéria, a DNA girase torna a molécula de DNA compacta e biologicamente ativa. Assim ela passa a ocupar grande espaço no interior da bactéria determinando a morte da mesma.
Qual o mecanismo de ação da ciprofloxacino?
O ciprofloxacino, antibiótico sintético pertencente ao grupo dos quinolônicos, tem mecanismo de ação decorrente do bloqueio da função da DNA- girase, resultando em alto efeito bactericida sobre amplo espectro de microorganismos.
Como age a fluoroquinolona?
leia mais ) exibem atividade bactericida proporcional à concentração. Tecnicamente, “antibiótico”, frequentemente usado como sinônimo de “fármaco antibacteriano” (inclusive neste... leia mais por meio da inibição da atividade da DNA-girase e da topoisomerase, enzimas essenciais para a replicação do DNA bacteriano.
O que são as quinolonas?
As quinolonas, também chamadas fluoroquinolonas, são compostos que possuem um carbono na posição -3 da estrutura anular primária, agindo como antibióticos bastante potentes por via oral e sem produzir muitos efeitos colaterais. Temos como alguns exemplos ácido nalixídico, ciprofloxacino, norfloxacino, dentre outros.
Capacitação - Terapia Antimicrobiana - Quinolonas
Quais são os antibióticos macrolídeos?
São um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, miocamicina, roxitromicina, etc.
Qual a classe da ceftriaxona?
A ceftriaxona é comercializada pelo laboratório Roche com o nome de Rocefin na Europa, Ásia e América Latina, pertence a uma classe química conhecida como cefalosporinas e é indicada para o tratamento da gonorréia endocervical não complicada, gonorréia uretral não complicada, infecção articular, infecção da pele e dos ...
Qual a indicação de uso das quinolonas?
para prevenir a diarreia do viajante ou infecções recorrentes do trato urinário inferior baixo; para tratar infecções bacterianas leves ou moderadas, a menos que outros medicamentos antibacterianos.
Qual o mecanismo de ação das cefalosporinas?
Mecanismo de ação
Como os demais antibióticos beta-lactâmicos, as cefalosporinas possuem ação bactericida. Elas atuam por inibição da síntese da parede celular bacteriana.
Quanto tempo demora para o cloridrato de ciprofloxacino fazer efeito?
Ao ser usado pela via oral, ele é bem absorvido pelo trato gastrointestinal, se distribui bem pelo corpo e, depois, é excretado pela via renal. Seu efeito já tem início entre 1 e 2 horas.
Para que é indicado o ciprofloxacino?
O ciprofloxacino, também conhecido como ciprofloxacina ou ciprofloxacin, é um antibiótico de amplo espectro, que pertence à classe das fluorquinolonas, indicado para o tratamento de vários tipos de infecções respiratórias, do trato urinário, digestivas e inclusive o tratamento da gonorréia, por exemplo.
Qual o mecanismo de ação da vancomicina?
A vancomicina tem ação bactericida sobre microrganismos Gram-positivos. Sua ação resulta principalmente da inibição da biossíntese da parede celular, da alteração da permeabilidade da membrana citoplasmática e da síntese do RNA (ácido ribonucléico).
Qual o mecanismo de ação da eritromicina?
A Eritromicina tem como principal mecanismo de ação se ligar irreversivelmente à subunidade 50S ribossômica das bactérias, inibindo o processo de translocação da síntese proteica.
Qual o mecanismo de ação das sulfonamidas?
O mecanismo de ação das sulfonamidas está relacionado com a produção de ácido tetra-hidrofólicopelas bactérias, o derivado ativo do folato. Por isso, se faz necessária a revisão de como ocorre este processo de metabolização do ácido fólico.
Qual o mecanismo de ação dos macrolídeos?
Mecanismos de Ação dos Macrolídeos
Os antibióticos macrolídeos são agentes bacteriostáticos, que inibem a síntese de proteínas através de sua ligação às subunidades ribossômicas 50S de microrganismos sensíveis, no local de ligação do cloranfenicol e da clindamicina ou muito próximo dele.
Qual o mecanismo de ação do Metronidazol?
Mecanismo de Ação: O produto da redução do metronidazol tem propriedades citotóxicas (de vida curta), interage com o DNA, inibindo a síntese do ácido nucléico, causando a morte da célula.
Quais os efeitos adversos das cefalosporinas?
O uso excessivo de cefalosporinas tem sido associado a reações adversas medicamentosas (RAMs), variando de erupções cutâneas e diarreia à anafilaxia, reações adversas cutâneas graves (cicatrizes), anemia hemolítica, nefropatia, Clostridium difficile infecção e morte.
O que são gerações de cefalosporinas?
Em gerações, que se referem à atividade antimicrobiana e características farmacocinéticas e farmacodinâmicas e não necessariamente à cronologia de comercialização. São elas: Cefalosporinas de primeira geração: São muito ativas contra cocos gram-positivos e têm atividade moderada contra E.
Como agem os Aminoglicosideos?
Os aminoglicosídeos agem impedindo que as bactérias produzam as proteínas que necessitam para crescer e se multiplicar. Esses antibióticos são mal absorvidos.
Quais são os antibióticos quinolonas?
- Ciprofloxacina: usada no tratamento do Antrax.
- Levofloxacina.
- Ofloxacina.
- Norfloxacina.
- Acrosoxacina.
- Perfloxacina.
- Cinoxacina: usada em infecções urinárias (ITUs)
- Ácido nalidixico: usada em infecções urinárias (ITUs)
Quais as principais indicações e Contra-indicações das quinolonas?
Indicações das Quinolonas
As principais são: Infecções no trato genito-urinário – pode ser utilizada para o tratamento de infecções urinárias não complicadas até pielonefrites graves ou prostatites. Também possui ação contra bactérias que afetam o trato genital, como a Chlamydea trachomatis e Mycoplasma hominis.
Quais os antibióticos aminoglicosídeos?
As principais drogas utilizadas atualmente em nosso meio, além da estreptomicina, são: gentamicina, tobramicina, amicacina, netilmicina, paramomicina e espectinomicina.
Para que serve a injeção ceftriaxona Dissodica?
Este medicamento é indicado para o tratamento de infecções causadas por micro-organismos sensíveis à ceftriaxona, como por exemplo: sepse; meningite; Borreliose de Lyme disseminada (estágios iniciais e tardios da doença) (Doença de Lyme); infecções intra-abdominais (peritonites, infecções do trato gastrintestinal e ...
Para que serve ceftriaxona de 1g?
A ceftriaxona é um antibiótico injetável de amplo espectro que é utilizado para eliminar o excesso de bactérias no organismo, podendo, por isso, ser usado no tratamento de vários tipos de infecção, desde infecções sexualmente transmissíveis, até infecções na pele, pneumonia e, até, meningite.
Como saber o código do Banco Sicredi?
Quais são as fases da Revolução Industrial?