Como os detergentes se dissolvem na água?

Perguntado por: Benjamim Morais de Coelho  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (43 avaliações)

Os detergentes são substâncias tensoativas, isto é, diminuem a tensão superficial – a capacidade que as moléculas de água tem de se manter unidas fortemente. Com as ligações suas moléculas, enfraquecidas, a água umedece mais facilmente o objeto a ser lavado.

Como funciona um detergente?

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Porque o detergente faz a água e óleo se misturam?

ÁGUA, ÓLEO E DETERGENTE

quando adicionamos algumas gotas de detergente líquido, o detergente atrai a água e as moléculas de óleo, de modo que as três substâncias se misturam para formar uma emulsão, que é um tipo de mistura.

O que acontece com a atuação de um sabão e um detergente frente a uma água ácida e a uma água dura?

As vantagens do detergente devem-se ao fato da forma de atuar em águas duras e águas ácidas. Os detergentes, nessas águas, não perdem sua ação tensoativa, enquanto que os sabões em pedra, nesses casos, reduzem sua eficácia até perderem seu poder de limpeza.

Como é feito detergente?

Para a sua produção são necessários hidrocarbonetos que irão constituir a parte hidrofóbica do tensoativo, e de outros compostos químicos como o ácido sulfúrico, o trióxido de enxofre e o óxido de etileno, que irão participar na formação da parte hidrofílica da molécula (extremidade amorfa).

Experiências com a água: dissolve ou não?

25 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal matéria prima do detergente?

A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.

Quais os produtos para fazer detergente?

Receita de detergente caseiro para lavar roupas
  • Uma barra de sabão de coco;
  • Três colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Três litros de água;
  • Óleo de essência de limão ou outro de sua preferência;

Qual a reação química que ocorre quando se utiliza o sabão com a água dura?

A água dura dificulta a ação dos sabões na remoção da sujeira e da gordura. ... O sabão é chamado de tensoativo aniônico, porque ele dissolve-se na água produzindo ânions e cátions. Seus ânions são os responsáveis por diminuir a tensão superficial da água e permitir a limpeza.

Qual o problema em utilizar o sabão em meio ácido ou em água dura?

Uma desvantagem do sabão é que ele não funciona muito bem em água dura (água com concentrações consideráveis de cálcio, magnésio e ferro), pois forma precipitado (coágulo) quando reage com esse íons.

Quais são os impactos causados pelo detergente no meio ambiente?

Outro prejuízo causado pelo sabão e detergente no meio ambiente, é a interferência que provocam nas aves aquáticas. Elas possuem um revestimento de óleo em suas penas e boiam na água graças à camada de ar que fica presa debaixo delas. Quando esse revestimento é removido, essas aves não conseguem mais boiar e se afogam.

O que o detergente faz com óleo?

Vantagens do detergente caseiro com óleo usado e soda

Além de produzir um produto de limpeza que forma bastante espuma e ação de limpeza, economizando na compra de detergentes industriais. O óleo usado pode ser utilizado também na fabricação de sabão caseiro em barra.

Porque o detergente limpa uma panela engordurada?

Para ajudar nesse processo e deixar a louça realmente limpa, é preciso usar detergente ou sabão. Eles promovem uma maior interação entre a gordura e o óleo com a água e, com isso, facilitam a limpeza daquela panela toda engordurada.

Porque que a água não se mistura com o óleo e porque que o detergente se mistura com o óleo e a água quando está em movimento?

Além disso, geralmente esse fenômeno é explicado dizendo-se que a água é polar e o óleo é apolar, dessa forma, por apresentarem essa diferença de polaridade, eles não se misturam.

Como o sabão retira a gordura?

Veja que o sabão possui uma parte que é apolar (assim como a gordura e o óleo) e outra parte que é polar (assim como a água). Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água.

Qual é a diferença entre um sabão e um detergente?

O sabão é composto por óleos e gorduras vegetais, já o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos. Sendo assim, o detergente produz mais espuma na lavagem, sendo ideal para a remoção de gorduras e, por isso, é o mais indicado para lavar louças e outros objetos engordurados.

Como funciona o mecanismo de ação de um sabão?

O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), "aprisionando-as" dentro de uma micela, como mostra a imagem a seguir.

Quais problemas podem ser causados pela utilização industrial de água dura?

“Para o abastecimento industrial, a dureza na água pode causar problemas nos sistemas de água quente como caldeiras e trocadores de calor, pois com o aumento da temperatura os carbonatos precipitam-se e incrustam na tubulação, que necessita de maior manutenção.

Quais os problemas decorrentes do uso de água dura?

Quais os problemas causados pela água dura

Entupimento de canos, chuveiros, torneiras e conexões hidráulicas causado pela precipitação dos sais de cálcio e magnésio, principalmente em águas quentes; Corrosão acelerada de componentes elétricos.

Por que o sabão perde eficiência da limpeza na água dura?

A água dura impede que o sabão tenha uma limpeza eficiente, pois sua atuação como emulsificante da gordura é cancelada e ele não consegue retirar a gordura das superfícies e nem produzir espuma.

O que é água dura na química?

Sólidos dissolvidos são todas as substâncias orgânicas e inorgânicas contidas num líquido em forma de micro grânulos, como por exemplo: cálcio, magnésio, bicarbonato, sulfato e ferro. Os primeiros quatro íons formam o que chamamos de água-dura.

Quais são os elementos químicos da água mole da água dura?

É a quantidade dos cátions citados, principalmente o cálcio e o magnésio, que determina a dureza da água. Se a água estiver apresentando teores desses cátions acima de 150 mg/L, então a água é dura; se estiver abaixo de 75mg/L, a água é mole; e se for entre 75 e 150 mg/L, a água é moderada.

O que provoca a dureza da água?

A dureza da água é composta de duas partes, a dureza temporária e a dureza permanente. A dureza temporária é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos, que podem ser eliminadas por meio de fervura da água. A dureza permanente é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, que não são susceptíveis à fervura.

Como se faz detergente de limpeza?

Detergente com bicarbonato, açúcar e sal

Super fácil de fazer, não vai gastar quase nada e rende cerca de 6 litros! Corte o sabão em fatias bem finas, coloque em uma panela e adicione um litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver até derreter tudo. Adicione o vinagre, bicarbonato, açúcar e o sal de cozinha.

Artigo anterior
Qual o melhor produto para limpar a cozinha?
Artigo seguinte
Quanto tempo posso emitir nota fiscal?