Qual é o epitélio da boca?

Perguntado por: Luciana Cardoso de Almeida  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

O epitélio bucal constitui uma barreira primária entre o meio bucal e os tecidos mais profundos. Ele é um epitélio escamoso estratificado que consiste em células firmemente unidas umas às outras e arranjadas em camadas ou estratos distintos.

Qual epitélio da boca?

A Mucosa bucal é o revestimento úmido da cavidade bucal constituída por tecido epitelial pavimentoso estratificado, também denominado epitélio escamoso e por tecido conjuntivo propriamente dito.

Qual a estrutura do epitélio oral?

9.1 MUCOSA BUCAL

O epitélio pode ser do tipo não-queratinizado, para- -queratinizado ou queratinizado (Quadro 9.1), e é classificado como estratificado pavimentoso. O tecido conjuntivo que forma a lâmina própria é composto por fi- bras colágenas, fibroblastos, células de defesa, vasos sanguíneos e nervos.

Quais são as camadas do epitélio bucal?

O epitélio do palato duro é subdividido em camada basal, camada granulosa, camada espinhosa e camada córnea.

Quais as características do epitélio oral?

O epitélio é um tecido de revestimento que apresenta como características: as células são justapostas; praticamente não possuem substância intercelular; é um tecido avascular e, por isso, recebe nutrientes por difusão a partir de vasos sanguíneos encontrados no tecido conjuntivo subjacente.

VÍDEO AULA DA BOCA PARTE 1 HISTOLOGIA DA CAVIDADE ORAL

38 questões relacionadas encontradas

Qual a função do epitélio oral?

O epitélio oral é formado por células estratificadas, já que precisa frear a entrada de corpos estranhos no organismo. Ele funciona, então, como uma barreira protetora. Por ser avascular, recebe nutrientes transmitidos pelo tecido conjuntivo adjacente. E quem realiza essa função é a lâmina basal.

Quais os tecidos da boca?

A mucosa da boca é dividida em três tipos de mucosa: a mucosa envolvida no processo de mastigação, a mucosa que reveste a boca e uma mucosa especializada. A mucosa mastigatória é composta por epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado, ou paraqueratinizado, umidificado e tecido conjuntivo subjacente.

Quais os principais tecidos e quais as camadas formam as mucosas orais?

A mucosa possui três componentes: o epitélio de revestimento, a lâmina própria subjacente, formada por tecido conjuntivo frouxo vascularizado e uma delgada camada de músculo liso, a camada muscular da mucosa.

Quais os três tipos de mucosa?

Podem ser distinguidos três tipos de mucosa bucal: - Mucosa de revestimento; - Mucosa mastigatória; - Mucosa Especializada.

Quais são as cinco camadas da epiderme?

Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme:
  • Camada basal: Células prismáticas ou cubóides (queratinócitos), que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme. ...
  • Camada espinhosa: ...
  • Camada granulosa: ...
  • Camada lúcida: ...
  • Camada córnea:

Como são classificadas as células da mucosa bucal?

A mucosa bucal pode ser classificada em três tipos: Mucosa mastigatória, de revestimento e especializada. A mucosa mastigatória é encontrada onde existe alta compressão e fricção e é caracterizado por um epitélio estratificado queratinizado ou paraqueratinizado e uma lâmina própria espessa.

Qual o tipo de epitélio da língua?

A superfície dorsal da língua é revestida por um epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, apoiado sobre uma lâmina própria bastante vascularizada, constituída de tecido conjuntivo denso.

Qual é o tipo de epitélio da gengiva inserida?

O epitélio gengival é pavimentoso estratificado queratinizado. A lâmina própria apresenta numerosas papilas conjuntivas, se interpondo ao tecido epitelial, o que determina a superfície granulosa da gengiva inserida, semelhante à casca de uma laranja.

Quais são os tecidos moles da boca?

Em nossa boca também encontramos diversos tecidos moles, tais como: lábio, a língua, bochechas, céu da boca e gengiva. Logo, os tecidos moles são todos aqueles tecidos que interligam, apoiam ou protegem outras estruturas do corpo humano.

O que são as mucosas?

Mucosas ou membanas mucosas são membranas epiteliais que revestem as cavidades internas do corpo que estão abertas para o exterior, tais como as dos tratos digestivo, respiratório e urogenital. Em todos os casos se mantêm húmidas, pois são banhadas por secreções ou, no caso da mucosa urinária, por urina.

Quais são as mucosas da boca e suas funções?

O principais tipos de mucosa da cavidade oral são: mucosa de revestimento, mucosa mastigatória e mucosa especializada. Possui funções como: Proteção: Barreira mecânica de defesa a invasão de patógenos. Sensorial: Possui receptores específicos aos estímulos térmicos, tato e dor.

Que tipo de tecido s compõem as mucosas?

A mucosa, também conhecida como túnica ou membrana mucosa, é constituída por um epitélio de revestimento associado a um tecido conjuntivo denominado lâmina própria.

Quais estruturas compõem a boca?

A cavidade oral inclui os lábios, o revestimento interior dos lábios e bochechas (mucosa oral), os dentes, as gengivas, dois terços anteriores da língua, o assoalho da boca e o céu da boca (palato duro).

Quais as estruturas da boca?

Saiba o que cada parte da boca faz por você.
  • Lábios e bochechas. ...
  • Língua.
  • Dentes, gengiva e osso alveolar. ...
  • Glândulas salivares. ...
  • Articulação temporomandibular. ...
  • Como manter a boca saudável.

Quais as células da boca?

O epitélio da mucosa oral possui as seguintes camadas: a camada basal, camada de células espinhosas, camada granular ou intermediária e camada superficial, que pode ou não ser queratinizada.

Qual a função dos melanócitos presentes nos tecidos do palato mole e palato duro?

O palato duro humano é descamativo. Na boca existe melanócito na camada germinativa. E é ele que dará cor à mucosa, de acordo com a raça do indivíduo a essa mucosa. O melanócito tem um corpo celular pequeno, com muitas expansões que tocam todas as outras células em volta.

O que é o palato?

De acordo o Cedars-Sinai, o palato consiste na placa óssea na parte superior da boca, chamada palato duro, e o tecido carnoso atrás dele, chamado palato mole. O palato serve de barreira entre a boca e a cavidade nasal. Também nos ajuda a falar e a engolir.

Qual o tecido da gengiva?

A gengiva é o tecido epitelial, ricamente vascularizado, que reveste o osso e serve de sustentação dos dentes (alveolar). Tem tonalidade variando entre vermelho–claro e roxo, constituindo parte da mucosa bucal.

Qual a composição epitelial e conjuntivo da gengiva?

Gengiva livre

O epitélio da vertente externa é formado por tecido epitelial estratificado pavimentoso paraqueratinizado, sendo que exisistem projeções papilares de tecido conjuntivo entre as cristas epiteliais. Já epitélio do sulco gengival é constituído de epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado.

O que significa gengiva inserida?

A gengiva inserida é a continua com a gengiva marginal. Ela é firme, resistente, resiliente, e firmemente ligada ao periósteo do osso alveolar subjacente. A porção vestibular da gengiva inserida se estende à mucosa alveolar móvel e relativamente frouxa e é demarcada pela junção mucogengival.

Artigo anterior
Quais são as vozes do BTS?
Artigo seguinte
O que se comemora no Dia 07 de junho?