O quê Piaget fala sobre a afetividade?
Perguntado por: Álvaro Renato de Vieira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (2 avaliações)
Piaget (1968) diz que a afetividade constitui a energética das condu- tas, cujas estruturas correspondem às funções cognitivas, ou seja, as condu- tas humanas têm como mola propulsora o afeto, e a estrutura de como elas são e funcionam constitui o elemento intelectual.
Como Piaget define afetividade?
A afetividade é uma condição necessária na constituição da inteligência” (PIAGET, 1962, p. 32). Piaget (1983) considera a emoção como a força mais elementar da afetividade e que a afetividade corresponde, além da emoção, aos sentimentos, aos desejos e aos valores que sustentam as ações e dirigem o comportamento.
O quê Wallon diz sobre a afetividade?
A Afetividade, ao contrário do que pensa o senso comum, não é simplesmente o mesmo que amor, carinho, dizer sempre SIM, ou seja, sentimento apenas positivo, mas, segundo Wallon. O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas.
O que diz Paulo Freire sobre afetividade?
Segundo Freire (1996, p. 141), “a afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade”, mas é preciso tomar cuidado tanto com a falta de afeto como com afetos desordenados que podem descontrolar os verdadeiros sentimentos.
Qual a teoria defendida por Piaget?
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Jean Piaget Desenvolvimento Afetivo
Qual a teoria de Piaget sobre a aprendizagem?
Jean Piaget
Segundo ele, a aquisição de conhecimento acontece por meio de experiências adquiridas em um contexto no qual se está inserido. Para o estudioso, a formação do conhecimento humano depende da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele vive.
Quais as 4 teoria para Jean Piaget?
- Sensório motor (0 a 2 anos)
- Pré-operatório (2 a 6 anos)
- Operatório Concreto (7 a 12 anos)
- Operatório formal (a partir dos 12 anos)
O que é afetividade na educação?
A afetividade é um dos fatores que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, fazendo com que o individuo aprenda através dos sentimentos, das emoções e das experiências que são trocadas na interação com o outro.
Qual a importância da afetividade na aprendizagem?
A afetividade estimula o desenvolvimento do saber e da autonomia, por meio das relações que a criança estabelece com o meio e, por isso, ela deve ser respeitada e amada em seu ambiente escolar, pois em seu processo de aprendizagem ela começa a expressar seus sentimentos e emoções, e dessa forma consegue se desenvolver ...
Qual a importância da afetividade na educação?
A afetividade na Educação Infantil contribui, também, para a criação de um espaço agradável e harmonioso em sala de aula. Este ambiente é um dos responsáveis por despertar nas crianças a curiosidade e prazer por aprender, influenciando positivamente no processo de aprendizagem.
O que diz a teoria de Wallon?
Henri Wallon, tornou-se bem conhecido por meio de seu trabalho cientifico a respeito da psicologia do desenvolvimento. Criou a teoria chamada “Psicogênese da Pessoa Completa”.
Como a afetividade e desenvolvida na Escola Segundo Wallon?
Na concepção de Wallon “a afetividade tem papel imprescindível no processo de desenvolvimento da personalidade”, é uma das etapas que a criança percorre e é a primeira de todas elas. Enquanto, não aparece à linguagem, é o movimento que traduz as necessidades, garantindo a relação da criança com o meio.
O que é o princípio da afetividade?
O princípio da afetividade se contrapõe ao antigo paradigma que reconhecia como família somente aquela constituída através do matrimônio. Trata-se de um princípio que coloca o afeto como um valor jurídico, como elemento embrionário da estruturação familiar.
O que a teoria afetiva propõe?
A teoria propõe que os comportamentos de trabalhos afetivos são explicados pelo humor dos funcionários e emoções, enquanto comportamentos cognitivos são os melhores preditores de satisfação no trabalho.
O que é o desenvolvimento afetivo?
O desenvolvimento sócio-afetivo está relacionado aos sentimentos e as emoções em virtude de uma série de interesses, solidariedade, cooperação, motivação e respeito, visando desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, desenvolvendo também o aspecto cognitivo, ...
O que a psicologia diz sobre afetividade?
O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes. A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.
Qual a importância da afetividade entre professor e aluno?
A relação afetiva professor e alunos se apresentam com grande relevância na construção do conhecimento, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nela estão envolvidos, contribuindo para a formação integral do educando.
Qual é a importância da afetividade?
A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.
O que podem os afetos na educação?
O Afeto no Relacionamento entre Professores e Alunos
Afeto inclui sentimentos, interesses, desejos, tendências, valores e emoções em geral. O afeto deve estar presente na relação entre professor e alunos dentro da sala de aula e mesmo nas atividades fora dela.
Quais são as 4 fases do desenvolvimento infantil?
- Fase 1 – Sensório-motor. ...
- Fase 2 – Pré-operatório. ...
- Fase 3 – Operatório concreto. ...
- Fase 4 – Operatório formal. ...
- Desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional. ...
- Bebês – zero a 1 ano e 6 meses.
Qual o entendimento do STJ acerca do princípio da afetividade no Direito de Família?
Sinteticamente dizendo, o Princípio da Afetividade é um norteador das demandas que comportam o ramo do direito das famílias (DIAS, 2016). Não menos importante e de maneira uníssona à Dias, Lôbo entende que a afetividade é um alicerce para o Direito de Família, atua sobre as relações socioafetivas e na comunhão da vida.
O que é afetividade familiar?
Quando a formação familiar tem o afeto como elemento fundamental, dá-se o nome de Família Afetiva, não importando o vínculo biológico. Essas relações surgem a partir de valores como atenção, cuidado e solidariedade.
Qual é a importância da afetividade para a família atual?
O afeto é o ponto central da família, é o elemento essencial e vital de uma relação familiar. E a Constituição ampara todo o valor jurídico desse afeto dentro de seus princípios, particularmente no principio da dignidade da pessoa humana.
Como desenvolver a afetividade na sala de aula?
Orientação Educacional
Alguns valores como: sentir a presença do outro, sentir-se bem, perceber o olhar, o abraço, compreender o olhar das crianças devem ser resgatados na escola. Segundo Libâneo, os aspectos sócio-emocionais cooperam para a relação professor-aluno.
Como desenvolver a afetividade?
Algumas formas de demonstrar afeto incluem: beijar, fazer massagem nas costas ou em outras partes do corpo, acariciar, aconchegar-se, abraçar e dar as mãos, fora outros métodos específicos seus ou da relação em questão. Com os amigos, por exemplo, você pode ter um toque específico de mãos.
Como era a economia do Brasil no século 19?
Que tem de fazer para que eu me aposentar por fibromialgia?