Qual é o efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri explique e fundamente?

Perguntado por: Duarte Correia de Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (6 avaliações)

Segundo a Súmula 713 do STF, o efeito devolutivo da apelação contra as decisões do Júri é adstrito aos fundamentos de sua interposição. Assim, se o réu não indicou, quando da interposição do apelo, qualquer dos fundamentos previstos no art. 593 , inc.

Qual é o efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri?

A Súmula 713 do Supremo Tribunal Federal tem o seguinte teor: “O efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri é adstrito aos fundamentos da sua interposição”.

O que significa efeito devolutivo de recurso?

Efeito devolutivo - Novo CPC - (Lei nº 13.105/15)

Via de regra, os recursos têm efeito meramente devolutivo, isto é, devolvem para o mesmo órgão judicial prolator da decisão, ou para outro órgão jurisdicional de instância superior, a matéria recursal a ser examinada.

O que é efeito devolutivo amplo da apelação criminal?

1) O efeito devolutivo amplo da apelação criminal autoriza o Tribunal de origem a conhecer de matéria não ventilada nas razões recursais, desde que não agrave a situação do condenado. 2) A apresentação extemporânea das razões não impede o conhecimento do recurso de apelação tempestivamente interposto.

É possível o recurso de apelação das decisões do Tribunal do Júri?

De acordo com o dispositivo, é cabível apelação das decisões do Tribunal do Júri quando os jurados decidirem de modo manifestamente contrário à prova dos autos.

PARTICULARIDADES DA APELAÇÃO CONTRA DECISÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI

32 questões relacionadas encontradas

Qual o caráter do recurso de apelação das decisões do Júri?

A apelação traz um caráter delimitador na matéria a ser decidida no juízo ad quem, assegurando com ela que a garantia do duplo grau de jurisdição e ao mesmo tempo a soberania dos veredictos.

O que pode anular um Júri?

Para ser anulada, a decisão do Tribunal do Júri deve ser manifestamente contrária às provas do processo, ou seja, deve dissociar-se integralmente de todos os segmentos probatórios aceitáveis dentro do processo. Assim, deve ser flagrante a divergência para autorizar a adoção desta medida extrema.

O que é efeito devolutivo amplo?

1- O efeito devolutivo amplo significa que toda a matéria debatida e decidida no primeiro grau de jurisdição é devolvida a esta instância, para apreciação, de modo a evitar as consequências negativas do processo.

O que é o efeito devolutivo da apelação?

O efeito devolutivo da apelação é comum a todos os recursos. Dentre eles, é na apelação que vislumbramos o maior âmbito de devolutividade. Este efeito permite que seja devolvido ao tribunal ad quem o conhecimento de toda matéria impugnada, formulando-se pedido para que ela seja reexaminada.

O que significam os termos da Súmula 713 do STF?

Resumo: A Súmula 713 do Supremo Tribunal Federal tem o seguinte teor: “O efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri é adstrito aos fundamentos da sua interposição”.

Quais recursos tem efeito devolutivo?

Como o próprio nome diz, efeito devolutivo é aquele que “devolve” algo, ou seja, quando um recurso é recebido com o efeito devolutivo, ele devolve toda matéria para reexame em instância superior, para que sentença seja anulada, reformada, ou, também, mantida.

Qual a diferença entre o efeito suspensivo e o efeito devolutivo dos recursos?

Qual a diferença entre efeito suspensivo e devolutivo? O efeito devolutivo, como o próprio nome diz, refere-se a devolução da matéria para reexame em instância superior. Já o efeito suspensivo suspende a execução da sentença até que o recurso interposto seja julgado.

O que são efeito suspensivo é devolutivo?

Como vimos no texto acima, entende-se por efeito devolutivo que há a “devolução da matéria” à instância superior sem que haja o impedimento quanto à execução imediata da sentença. Mas, por efeito suspensivo, entende-se que há a suspensão da execução da sentença até o efetivo julgamento do recurso interposto.

É relativa a nulidade do julgamento pelo júri?

é relativa a nulidade do julgamento pelo júri, quando os quesitos de defesa não precedem aos das circunstâncias agravantes (Súmula 162). não é causa de nulidade o julgamento ulterior pelo júri com participação de jurado que funcionou em julgamento anterior ao mesmo processo (Súmula 206).

Em que consiste o princípio reformatio in pejus?

É a vedação do Código de Processo Penal na hipótese de, havendo recurso apenas por parte da defesa, o tribunal profira decisão que torne mais gravosa sua situação, ainda que haja erro evidente na sentença, como, por exemplo, pena fixada abaixo do mínimo legal.

O que é o princípio da soberania dos veredictos?

A soberania dos veredictos é a alma do Tribunal Popular, assegurando-lhe o efetivo poder jurisdicional e não somente a prolação de um parecer, passível de rejeição por qualquer magistrado togado. Ser soberano significa atingir a supremacia, o mais alto grau de uma escala, o poder absoluto, acima do qual inexiste outro.

Quando a apelação terá efeito devolutivo?

Efeitos da apelação

Portanto, não havendo regra legal ou ordem judicial de concessão do efeito suspensivo, o recurso só terá efeito devolutivo, transferindo para a instância superior a apreciação da matéria impugnada.

Quais as duas dimensões do efeito devolutivo?

Efeito devolutivo

Tal efeito possui duas dimensões de atuação, a horizontal e a vertical. ... Assim, diz-se que o regramento da dimensão horizontal se submete ao chamado princípio dispositivo, tal efeito é baseado no Art. 515 do CPC.

Quais os efeitos dos recursos de apelação?

Os efeitos da apelação dentro de um processo são suspensivos e devolutivos. Ela é o único recurso do Novo CPC que apresenta, por regra, dois efeitos no processo. O efeito devolutivo se dá pela própria natureza da apelação, que devolve a lide para a parte julgadora, mesmo depois de a sentença ser proferida.

O que é o efeito devolutivo em profundidade?

O efeito devolutivo em profundidade caracteriza-se pela devolução de matérias não argüidas no recurso ou nas contrarrazões ao tribunal, não podendo ser interpretadas tais decisões como ultra, citra ou extra petita[13].

Quem é o juiz a quo?

Ou seja, o juiz ou Tribunal a quo é aquele de instância inferior, de onde veio o processo ou aquele de cuja decisão se recorre. De forma inversa, na linguagem jurídica, diz-se “Juízo ad quem” para se referir ao tribunal de instância superior para onde se encaminha o processo, ou seja, para quem se recorre.

Qual o significado e alcance do efeito devolutivo em profundidade da apelação previsto no Código de Processo Civil?

515 do CPC diz respeito à profundidade do efeito devolutivo da apelação. Sua função aqui é possibilitar o conhecimento pelo órgão ad quem de todos os elementos que estavam à disposição do órgão a quo no momento em que este proferiu a sentença.

Quantas vezes o júri pode ser anulado?

Todavia, nos termos do art. 593 , § 3º , in fine, do Código de Processo Penal , a anulação do julgamento sob tal fundamento pode ocorrer tão somente uma vez, afigurando-se defeso a qualquer das partes, após novo julgamento, interpor recurso com base na mesma hipótese legal.

O que não pode no Tribunal do Júri?

Recebemos poucas informações a respeito dos jurados; elas se limitam ao nome e profissão, portanto, não escolha um jurado que trabalhe com dinheiro e que possa ser ou ter sido vítima de um assalto, por exemplo.

É cabível a revisão criminal no júri?

Cabe revisão criminal mesmo no caso de condenações proferidas pelo Júri. Assim, a condenação penal definitiva imposta pelo Júri também pode ser desconstituída mediante revisão criminal, não lhe sendo oponível a cláusula constitucional da soberania do veredicto do Conselho de Sentença.

Artigo anterior
Porque duas tribos e meia?
Artigo seguinte
Qual a fruta favorita do Jungkook?