Qual é o conceito de intolerância?

Perguntado por: Anna Mafalda Coelho Andrade  |  Última atualização: 6. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)

Significado de Intolerância
Ausência de tolerância ou falta de compreensão; incomplacência.

Qual o conceito da intolerância?

Intolerância é o mesmo que ausência de tolerância, característica que corresponde a falta de compreensão ou aceitação em relação a algo. Uma pessoa que age com intolerância é chamada de intolerante e, por norma, apresenta um comportamento de repulsa, repugnância e ódio por determinada coisa que lhe seja diferente.

O que é intolerância exemplos?

A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, sexismo, antissemitismo , homofobia, heterossexismo, etaísmo (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política.

Qual é o conceito de intolerância religiosa?

A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas ou mesmo a quem não segue uma religião. É um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana.

Quais são os tipos de intolerância?

Confira alguns dos tipos de intolerâncias:
  • Intolerância Racial. Esse preconceito está associado à raça, etnia e aspectos físicos de uma pessoa. ...
  • Intolerância Social. Geralmente ocorre entre indivíduos de classes sociais diferentes. ...
  • Intolerância Religiosa. ...
  • Intolerância Sexual. ...
  • Sexismo. ...
  • #sejasemprevocemesmo.

O que é a intolerância

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de intolerância alimentar?

Fique Bem
  • DOENÇA CELÍACA. O que é: reação imunológica do intestino ao consumo de glúten, proteína encontrada no trigo, centeio, malte e cevada. ...
  • ALERGIA AO TRIGO. ...
  • SENSIBILIDADE AO GLÚTEN. ...
  • SENSIBILIDADE AOS ADITIVOS ALIMENTARES. ...
  • INTOLERÂNCIA À LACTOSE. ...
  • ALERGIA AO LEITE, PEIXES, FRUTOS DO MAR, OVOS E OLEAGINOSAS.

Quais são as causas da intolerância?

As causas dessa intolerância são diversas, destacando-se o julgamento de superioridade de uma religião à outra e de má fé; tendo como consequências o desrespeito dentro da sociedade e uma disputa acirrada pela maior obtenção de crentes em suas igrejas ou templos.

O que significa tolerância e intolerância religiosa?

A intolerância religiosa é o termo usado para exemplificar a incapacidade de aceitar e respeitar a religião ou crença de outros indivíduos. Ela é configurada principalmente pela discriminação, violência física e ideológica, ou qualquer ato que fira a liberdade de culto.

O que diz a lei sobre a intolerância religiosa?

O Brasil tem normas jurídicas que visam punir a intolerância religiosa. No Brasil, a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.

O que é tolerância religiosa qual sua importância?

Acolher pessoas de diferentes religiões, aceitar suas manifestações, e cobrar tolerância e respeito são atitudes que aprofundam os vínculos entre pessoas, em uma empresa. Seu funcionário evangélico, candomblecista ou budista vai sentir que a empresa é parte importante de sua vida, por exemplo.

Como age uma pessoa intolerante?

Pessoas intolerantes, como dissemos, rejeitam o que é diferente. Ou seja, elas são rígidas em sua psicologia e pensamentos. Dessa forma, eles têm dificuldade em aceitar que outras pessoas tenham diferentes visões e filosofias. Com isso, eles se afastam do diferente.

O que causa a intolerância na sociedade?

O crescimento das redes sociais nos últimos anos contribuiu para que comportamentos intolerantes se tornem mais evidentes. Segundo a ONG Safernet, entre 2010 e 2013, as denúncias contra páginas que divulgam conteúdos racistas, xenófobos, misóginos, homofóbicos, neonazistas e de intolerância religiosa, cresceram 200%.

O que é intolerância no Brasil?

A intolerância, seja de qualquer espécie - raça, religião, opção sexual, política ou cor - fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos. ... Esta intolerância prejudica a todos, pois provoca atraso no desenvolvimento do país na medida em que esses indivíduos são humilhados e excluídos com frequência.

Quais são as consequências da intolerância entre as pessoas?

Essa intolerância prejudica a todos, pois provoca atraso no desenvolvimento do país. A Intolerância, seja de qualquer espécie – política, religiosa, opção sexual, raça ou cor – fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Quais são as principais características da intolerância religiosa?

Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar práticas e crenças religiosas de terceiros, ou a sua ausência. Pode-se constituir uma intolerância ideológica ou política, sendo que, ambas têm sido comuns através da história.

Qual é a lei da intolerância religiosa?

2.2.2 Código Penal Brasileiro.

O Código Penal Brasileiro traz em seu Art. 208 a seguinte lei contra a intolerância religiosa: Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo Art.

O que diz a lei 11635?

Declara de interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural denominado “Fazenda Ramalhudo e Mártires”, situado no Município de Gameleiras, no Estado de Minas Gerais, e dá outras providências.

Como a intolerância religiosa é enquadrada criminalmente na lei brasileira?

Desta forma, a intolerância religiosa é uma prática ilegal e inconstitucional, sendo considerada crime, com pena dosada de um a três anos de reclusão, além do pagamento de multa, conforme a Lei de nº 9.459/1997.

Qual a origem da palavra tolerância?

A origem da palavra tolerância vem do latim - tolerare – que significa acolher alguém, ser suporte, ser indulgente para com os outros.

O que significa tolerância religiosa por que ela é valorizada hoje?

Nos dias de hoje a tolerância religiosa passou a ser valorizada porque é fundamental para qualquer sociedade o respeito e o reconhecimento da liberdade de pensar diferente, ter religiões diferentes, ou seja, a liberdade ao culto deve ser um valor essencial numa sociedade que objetiva viver em paz e harmonia.

Quem são os causadores da intolerância alimentar?

Como vimos, a intolerância alimentar é uma reação de provocada pelo organismo quando alguma dificuldade é encontrada no processo de digestão. Os alimentos mais conhecidos como potenciais causadores de intolerância são ovos, leite, chocolate, glúten, crustáceos, amendoim, nozes, morangos e tomates.

Quais são as causas da intolerância religiosa na mundo contemporâneo?

Segundo o professor Antonio Ozaí da Silva, a raíz da intolerância está na transição das religiões politeístas para as religiões monoteístas. Isso porque, ao reconhecer a existência de um Deus único, as religiões deixam de aceitar a existência de outros deuses – não se pode haver concorrência.

Como saber se tem alguma intolerância?

Os principais sintomas de intolerância alimentar são:
  1. Dor abdominal;
  2. Náuseas;
  3. Vômitos;
  4. Diarreia;
  5. Gases;
  6. Coceira no corpo;
  7. Manchas vermelhas na pele;
  8. Tosse.

Qual o exame que detecta intolerância alimentar?

Uma das alternativas é realizar uma biópsia do intestino delgado. Para quem procura uma solução menos invasiva, existe o exame A200. Com uma simples coleta de sangue ele é capaz de detectar a intolerância de até 200 tipos de alimentos. Isso porque, a avaliação é feita através das dosagens de ImunoglobinaG no sangue.

Como saber que alimentos me inflamam?

Veja a lista de quais evitar:
  1. Frituras e alimentos muito gordurosos. Por serem ricos em gorduras saturadas, qualquer uma dessas opções pode fazer mal ao organismo se você consumir exageradamente. ...
  2. Biscoitos industrializados. ...
  3. Embutidos derivados da carne vermelha. ...
  4. Refrigerantes e bebidas alcoólicas. ...
  5. Alimentos açucarados.

Artigo anterior
Como usar o Berotec na inalação?
Artigo seguinte
Qual a melhor silimarina do mercado?