Qual é o conceito de assimilação?

Perguntado por: Francisco Cardoso Araújo  |  Última atualização: 8. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (47 avaliações)

A assimilação é a incorporação dos elementos do meio nos esquemas que o sujeito dispõe e a ação do sujeito sobre os objetos e sobre o mundo. Consiste em integrar os objetos em estruturas prévias, isto é, a incorporação da informação no próprio sujeito.

O que é assimilação conceito?

1 Ato ou efeito de assimilar. 2 Fisiol Transformação do alimento em energia ou tecido corpóreo. 3 Apropriação das ideias e sentimentos alheios, apreendendo-lhes o sentido e incorporando-os ao próprio conhecimento.

Qual é o conceito de assimilação cultural?

Assimilação cultural ou assimilação social é o processo pelo qual pessoas ou grupos de pessoas adquirem características culturais de outros grupos sociais. O termo é algumas vezes utilizado em relação a imigrantes de vários grupos étnicos que se estabeleceram em uma região.

Qual é o conceito de assimilação de Piaget?

A assimilação, para Piaget (1975), diz respeito à integração de novos elementos à estrutura já existente ou construída, seja ela inata, como no caso dos reflexos no recém-nascido, ou adquirida a partir das modificações do conteúdo da estrutura inata inicial.

Em que consiste o processo de assimilação?

Assimilação é o processo cognitivo pelo qual a pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas ou padrões de comportamento que possui. Assim, assimilação pode ser vista como o processo cognitivo de colocar (classificar) eventos em esquemas existentes.

PIAGET (2): EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE - ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO

19 questões relacionadas encontradas

O que são os conceitos de assimilação e acomodação?

Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo). Acomodação- reorganização interna. Ajusta ou cria-se novos esquemas visando uma melhor adaptação (mudança qualitativa-modificação de estrutura).

Quais as principais características da assimilação?

A assimilação cultural ocorre em diferentes etapas. Inicialmente, há o contato entre as culturas, no qual ocorre a exposição e o reconhecimento das diferenças culturais. Em seguida, ocorre a aceitação e a adoção de alguns elementos da cultura dominante por parte do grupo minoritário.

O que é o processo de assimilação acomodação e equilibração?

Os conceitos de assimilação, acomodação e equilibração designados pela teoria piagetiana constituem as essências do processo de ensino-aprendizagem. É parte integrante a adaptação e organização dos conhecimentos do meio no interior do organismo em busca de um equilíbrio.

Quais são os 3 processos que segundo Piaget constituem a aprendizagem?

O "núcleo duro" da teoria de Piaget está na assimilação, na acomodação e na equilibração, não nos famosos períodos de desenvolvimento mental.

O que é assimilação Para Vygotsky?

Quando esses esquemas sofrem mudanças é por dois moti- vos: o processo de assimilação e acomodação. Assimilação é a ma- neira como o sujeito extrai de um objeto novas informações sobre o que já era conhecido. A acomodação é quando o indivíduo consegue modificar a ação ou informação anteriormente assimilada.

Como a assimilação pode ocorrer?

Desse modo, processos de assimilação podem ocorrer não apenas via mudanças em um grupo que o tornam mais próximo de outro, mas também via mudanças nos dois (ou mais) grupos, que minimizam suas diferenças entre si. Em resumo, a assimilação advém muitas vezes de processos de convergência entre grupos.

Como surgiu a assimilação?

Seu uso inicial pode ser datado dos primeiros estudos acadêmicos nos Estados Unidos sobre imigração, raça e grupos étnicos e buscavam relacionar a perda da identidade destes grupos com a assimilação da nova cultura em que viviam.

Como foi o processo de assimilação no Brasil?

No Brasil, por sua vez, essa mistura cultural se deu desde o início da chegada dos europeus no ano de 1500. Num primeiro momento, tivemos o contato dos portugueses com os nativos americanos (indígenas), cujo encontro, apesar dos conflitos humanos e ideológicos, houve uma fusão cultural entre esses dois povos.

O que é assimilação e exemplos?

ASSIMILAÇÃO – EXEMPLO

Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. Isto significa que a criança tenta continuamente adaptar os novos estímulos aos esquemas que ela possui até aquele momento.

Qual o objetivo da assimilação cultural?

Para a antropóloga, a assimilação cultural, “disfarçada no eufemismo de integrar o Brasil”, tem o objetivo de eliminar diferenças culturais e abrir caminho para a liberalização das terras indígenas para o mercado.

Qual a diferença entre assimilação e acomodação segundo Piaget?

A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996). ACOMODAÇÃO: É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.

Como funciona o processo de assimilação e acomodação para Piaget?

O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação". É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.

Qual é a principal teoria de Piaget?

Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.

Que é a base da aprendizagem se dá por assimilação e acomodação?

O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica. Quando a pessoa não consegue assimilar determinada situação, podem ocorrer dois processos: a mente desiste ou se modifica.

Quem desenvolveu os conceitos de assimilação e acomodação?

O presente trabalho tem como tema uma das teorias propostas por Piaget, mais especificamente, os conceitos de assimilação e acomodação que representam uma das mais significativas contribuições piagetianas, embora pouco exploradas e, muitas vezes, desconsideradas pela falta de compreensão desses conceitos.

O que é a assimilação social?

Assimilação cultural ou assimilação social é o processo pelo qual pessoas ou grupos de pessoas adquirem características culturais de outros grupos sociais. O termo é algumas vezes utilizado em relação a imigrantes de vários grupos étnicos que se estabeleceram em uma região.

Quais são os tipos de assimilação?

A assimilação, no que diz respeito a fonética, ainda pode ser dividida em assimilação consonantal, vocálica, progressiva, regressiva e total e também parcial.

Qual a diferença entre assimilação e diferenciação?

A assimilação diz respeito ao processo pelo qual os elementos do meio exterior são internalizados à estrutura, enquanto que a acomodação se refere ao processo de mudanças da estrutura, em função dessa realização, quando há a diferenciação e integração de esquemas de assimilação.

Onde é usado o termo assimilação?

O termo assimilação tem significados variados no campo das Ciências Sociais, quase sempre apropriados para explicar as mudanças sociais e culturais decorrentes da interação de diferentes grupos minoritários numa sociedade nacional.

Quais são as 4 estruturas cognitivas?

Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal. Esses são, portanto, os 4 estágios de Piaget.

Artigo anterior
Como desligar o Mac Book Air?
Artigo seguinte
Quais são as lacunas do direito?